ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

VOCÊ EM PRIMEIRO LUGAR!

Você já ouviu falar a frase “colocar-se em primeiro lugar”? Essa é uma expressão que tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos, principalmente quando se trata de saúde mental e bem-estar pessoal. A ideia por trás dessa filosofia é simples: você precisa cuidar de si mesmo antes de cuidar de outras pessoas.

 

Parece óbvio, não é mesmo? Mas é como dizem: o óbvio precisa ser dito. E pode até parecer egoísta pensar assim, em se colocar em primeiro lugar, antes de tudo e de todos, mas na verdade, essa ação pode trazer muitos benefícios para a sua vida e para as suas relações interpessoais. 

 

Quando você se coloca em primeiro lugar, você se torna mais consciente das suas próprias necessidades e limitações, o que ajuda a evitar que você se sobrecarregue ou se exponha a situações que possam ser prejudiciais para a sua saúde física ou mental.

 

Além disso, colocar-se em primeiro lugar também significa ter mais autoestima e autoconfiança. Quando você sabe o que quer e o que é importante para você, fica mais fácil tomar decisões e se posicionar diante das situações da vida. Isso pode ser especialmente importante em relacionamentos, sejam eles da natureza que forem. Quando você sabe o que espera de uma relação e o que está disposto a oferecer, fica mais fácil estabelecer limites saudáveis e evitar que a outra pessoa passe por cima de você.

 

Por outro lado, quando você não se coloca em primeiro lugar, acaba permitindo que tudo passe por cima de você. Isso pode fazer com que você se veja em uma situação de esgotamento mental e emocional que se reflete em todas as outras áreas da sua vida. 

 

Você começa a se sentir cansado, desmotivado, irritado, triste ou ansioso, sem nem ao menos entender bem o motivo, e isso pode acabar afetando o seu desempenho no trabalho, a sua disposição para fazer atividades que antes te davam prazer e até mesmo a sua saúde física.

 

Por isso, é importante que você se coloque em primeiro lugar nas suas relações, sejam elas de que natureza forem. Primeiro você, segundo você, terceiro você, e em seguida todas as outras áreas, pessoas e questões da sua vida. 

 

Isso não significa que você deva ser egoísta ou insensível às necessidades de outras pessoas. Na verdade, significa apenas que você precisa estar atento às suas próprias necessidades e limitações, para poder cuidar de si e focar em si, antes de se colocar disponível para focar em qualquer outro assunto que não seja você, e isso inclui “ajudar pessoas”.  

 

Essa prática de autocuidado pode envolver desde coisas simples, como reservar um tempo na agenda para fazer atividades que te fazem bem, até coisas mais complexas, como, por exemplo, tomar a decisão de se afastar de pessoas ou situações que estão te fazendo mal.

 

Agora, é importante ressaltar que colocar-se em primeiro lugar não é algo que acontece como uma virada de chave, ou um simples “click” em um botão, principalmente se você é o tipo de pessoa que tem uma personalidade mais altruísta. Pessoas altruístas geralmente se dedicam tanto aos outros que acabam se esquecendo de si mesmas, e isso pode resultar em um desgaste emocional e físico que prejudica sua saúde e seu bem-estar.

 

Colocar-se em primeiro lugar não significa abandonar as pessoas que você ama ou se tornar indiferente aos problemas delas. Pelo contrário, é importante aprender a equilibrar as suas necessidades com as necessidades dos outros, buscando sempre um caminho que beneficie a todos.

 

Uma das formas de fazer isso e colocar-se em primeiro lugar é aprender a dizer “não”. Muitas vezes, por medo de magoar ou desapontar alguém, acabamos aceitando tarefas ou compromissos que não são realmente importantes para nós. Aprender a dizer “não” de forma assertiva e respeitosa é fundamental para estabelecer limites saudáveis e manter a sua saúde emocional e mental.

 

Por fim, é importante lembrar que se colocar em primeiro lugar é um processo contínuo de autoconhecimento e autodesenvolvimento, que ganha muito mais força e direção quando o processo é realizado com acompanhamento de um profissional, como um terapeuta ou um psicólogo, especialmente se, em vez de utilizar a linguagem diretiva, ele fizer uso da linguagem ericksoniana, mais sugestiva e menos impositiva.

 

O processo de mudar e se colocar em primeiro lugar, como o próprio nome sugere, é um processo, e processos levam tempo, não acontecem da noite para o dia. Acontecem aos poucos, diariamente, por meio de pequenas atitudes que fortalecem a sua autoestima e sua confiança em si mesmo.

 

Portanto, se você está se sentindo sobrecarregado ou desmotivado, é hora de parar e refletir sobre suas próprias necessidades e limitações. Não tenha medo de se colocar em primeiro lugar e de buscar o bem-estar que você merece. E lembre-se sempre sempre de nunca mais se esquecer de sempre se lembrar que cuidar de si mesmo é  a chave para cuidar dos outros de forma saudável e equilibrada.