ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

TENHO MEDO DE FALAR EM PÚBLICO, E AGORA?

Você já teve que falar em público antes? Talvez tenha sido uma apresentação na escola, uma reunião de trabalho ou uma palestra em uma conferência. Independente da situação, é normal sentir medo, insegurança e ansiedade ao falar em público. Mas a boa notícia é que você pode aprender a controlar essas emoções e se tornar um comunicador mais confiante e eficaz através da auto-hipnose.

Antes de mais nada, é importante lembrar que todos os seres humanos possuem três necessidades básicas: ser visto, ouvido e valorizado. Ao falar em público, você tem a oportunidade de atender a essas necessidades e compartilhar suas ideias e conhecimentos com o mundo. Então, respire fundo e lembre-se disso: você tem algo a dizer e merece ser visto, ouvido e valorizado.

Se você já passou por uma experiência desagradável ao falar em público, pode ser útil refletir sobre o que aconteceu e identificar o que te fez sentir desconfortável. No entanto, lembre-se de que isso foi no passado e agora é agora. Não deixe que o medo e a insegurança do passado o impeçam de falar em público no presente.

Aqui estão alguns passos que você pode seguir para ajudá-lo a controlar suas emoções e se tornar um comunicador mais confiante:

 

  • Passo 1: Respire profundamente e faça contato visual com cada pessoa que estiver te assistindo. Ao respirar profundamente, você acalma seu sistema nervoso e se conecta com seu corpo. Ao fazer contato visual, você estabelece uma conexão humana e se lembra de que está falando com uma ou mais pessoas e não para uma multidão anônima.

 

  • Passo 2: Fique em silêncio e as pessoas prestarão atenção em você. Muitas vezes, quando ficamos nervosos, tendemos a preencher o espaço com palavras desnecessárias. Ao ficar em silêncio por alguns segundos, você pode chamar a atenção das pessoas e estabelecer um clima de expectativa.

 

  • Passo 3: Comece a falar quando estiver preparado para começar. Muitas vezes, a ansiedade nos faz querer começar a falar imediatamente, mesmo que não estejamos prontos. Ao esperar um pouco antes de começar, você pode se acalmar, revisar mentalmente seus pontos principais e começar com mais confiança.

 

Além desses passos, a auto-hipnose pode ser uma ferramenta poderosa para controlar suas emoções e se tornar um comunicador mais confiante. A auto-hipnose envolve o uso de sugestões positivas para reprogramar sua mente e mudar seus padrões de pensamento. Você pode praticar a auto-hipnose em casa ou com a ajuda de um terapeuta.

Lembre-se sempre  de nunca mais se esquecer de sempre se lembrar que você merece ser visto, ouvido e valorizado. Com prática e paciência, você pode se tornar um comunicador mais confiante e eficaz, capaz de compartilhar suas ideias e conhecimentos com o mundo. Então, respire fundo, faça contato visual com as pessoas e comece a falar quando estiver pronto. O mundo está pronto para ouvir o que você tem a dizer. E lembre-se de que a prática é fundamental para aprimorar suas habilidades de comunicação. Quanto mais você falar em público, mais confiante se sentirá.

A auto-hipnose pode ser uma ferramenta muito útil para ajudá-lo a gerenciar suas emoções em situações como essa, de falar em público, mas é importante lembrar que não é uma solução mágica. 

Se você está lutando contra sentimentos de ansiedade e insegurança, é importante procurar ajuda profissional. Um terapeuta certificado para realizar atendimentos utilizando a hipnose ericksoniana por exemplo, pode te ajudar a identificar os padrões de pensamento e comportamento que vem travando a sua comunicação.

Agora, se você já for um terapeuta ou um psicólogo e quiser aprender a se comunicar de forma mais assertiva com seus clientes, para que eles deem o próximo passo em seus processos, você pode buscar uma formação em hipnose ericksoniana. 

Aqui no ACT mesmo temos a Formação Internacional em Hipnose Ericksoniana, que é voltada para pessoas que queiram aprender a se comunicar de forma mais assertiva, sem fazer uso de linguagem direta e impositiva. Para saber mais sobre essa formação, você pode falar com um de nossos consultores clicando AQUI

Além disso, é importante lembrar que a comunicação eficaz não é apenas sobre saber falar. É também e principalmente sobre saber ouvir. 

Quando você fala em público, é importante prestar atenção às pessoas e responder às suas perguntas e preocupações. Ao ouvir ativamente, você aumenta as chances de criar uma conexão forte com quem você está conversando, além de aumentar sua confiança como comunicador.

E por último, mas não menos importante, lembre-se que a prática é o que leva você à perfeição, ou à perfeita imperfeição. Você é suficiente do jeito que é e merece ser visto, ouvido e valorizado.