ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

Pare de procrastinar com a ajuda de Hipnose Ericksoniana

procrastinas

É muito comum que as pessoas deixem para depois tarefas que poderiam ser cumpridas no momento em que elas foram designadas. O hábito de procrastinar se torna um problema quando passa a ser constante.

Quando deixar tudo para depois se torna recorrente, é um indício de procrastinação, um problema que se não for combatido pode trazer consequências negativas para a vida pessoal, profissional e para o desenvolvimento individual.

Neste artigo vamos te apresentar alguns tratamentos para ajudar a vencer a mania de procrastinar.

A procrastinação consiste no hábito de deixar tarefas importantes ou decisões complexas para depois. Ou seja, procrastinar nada mais é do que evitar ao máximo a responsabilidade, a pressão, o peso emocional e psicológico que algumas situações, tarefas e compromissos – não prazerosos – provocam na pessoa. 

Sinais de um procrastinador:

  • Demora a sair da cama.
  • Uso constante do celular. 
  • Não possui foco ou tem dificuldades de concentração.
  • Pensa demais antes de fazer qualquer tarefa.
  • Deixa todas as entregas para a última hora.

Normalmente a procrastinação acontece quando o indivíduo sente medo, insegurança, ansiedade, falta de confiança e incertezas sobre o que precisa fazer. É possível classificar esse hábito como uma forma de autoproteção, mas que se não for tratado, traz prejuízos.

Quem procrastina acaba deixando de cumprir obrigações e tarefas importantes para ter como prioridade aquelas de menor importância. Sendo assim, o indivíduo acaba perdendo prazos e compromissos, ficando sobrecarregado e estressado.

Com isso, há um aumento da ansiedade e esse comportamento ainda pode acarretar o desenvolvimento de outros problemas e distúrbios emocionais e psicológicos.

Como combater este problema

A procrastinação é um hábito que é adquirido ao longo da vida e, com o tempo, se torna um vício. Ela pode começar na infância ou ser desencadeada por um fator externo, como um trauma, por exemplo.

Porém, independentemente da causa, ela pode ser combatida pois trata-se de um problema comportamental. Assim, ao alterar a postura e os hábitos, é possível iniciar essa mudança.

Como tratar o vício de procrastinar

Quando o indivíduo tem sua vida afetada pelo hábito de procrastinar, ele deve procurar por ajuda especializada para conseguir identificar aquilo que o leva a esse comportamento e, então, vencer as dificuldades e barreiras.

É possível realizar alguns tratamentos para acabar com a procrastinação, como a psicoterapia, a terapia EFT (Técnicas de Libertação Emocional), a PNL (Programação Neurolinguística) e a Hipnose Ericksoniana. Em todas elas, o indivíduo precisa de autoconhecimento para mudar a forma como reage às situações que o fazem procrastinar.

Dentro da hipnose, o  hipnoterapeuta guiará o cliente ao autoconhecimento. E ao se conhecer, ele poderá identificar o que desencadeia a procrastinação, se um trauma, um medo ou fobia, além de descobrir seus pontos fortes e perceber seus pontos fracos. 

Através da hipnose ericksoniana o paciente emerge dentro do seu inconsciente e consegue acessar memórias e emoções diversas, podendo analisar completamente aquilo que o incomoda e bloquear o que for necessário. Assim, conseguirá encarar sua realidade de uma forma diferente e vencerá seus medos e inseguranças.

Já ao compreender suas emoções, o indivíduo pode aprender como lidar com elas e fazer de suas habilidades e qualidades uma base sólida para mudar seu comportamento.

Lembre-se: Esse hábito pode ter causas profundas e o que alguns classificam como irresponsabilidade ou preguiça, na verdade pode ser um problema que o indivíduo não consegue vencer sozinho. Se você sofre ou conhece alguém que convive com a procrastinação, busque ajuda profissional e de confiança, principalmente quando o problema começar a afetar sua vida.

Agora que você já sabe como combater esse problema, aproveite para aprender mais sobre a hipnose ericksoniana e o que ela pode fazer!

Newsletter ACT

Ao informar e enviar os meus dados eu aceito receber comunicados do ACT Institute, e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

 

ACT nas mídias sociais