ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

A origem da Hipnose Ericksoniana

hipnose

Milton Hyland Erickson, foi um psiquiatra americano, fundador da Sociedade Americana de Hipnose Clínica e especializado em Hipnose clínica e terapia familiar.

Já em seus primeiros anos de prática clínica como hipnoterapeuta, Milton Erickson foi convidado a participar da equipe de um famoso hospital psiquiátrico. Após determinado período no hospital, Erickson notou que os resultados conquistados por seus pacientes, com o auxílio da Hipnose Clínica, não perduravam. 

Após muitos estudos, ele percebeu que o caminho para uma cura duradoura não era impor ao paciente uma solução que o terapeuta acreditava ser certa (sugestões diretas). O paciente tinha que auxiliar na criação de uma sugestão que respeitasse sua individualidade e suas crenças. Ele tinha que conectar-se profundamente com o que era sugerido (sugestões indiretas).

A descoberta de Milton Erickson

Erickson descobriu que os estímulos indiretos fazem com que o inconsciente responda com maior probabilidade, pois ambos possuem uma dinâmica simbólica e não linear. Essa foi uma contribuição importante, pois a partir dessa descoberta ele molda todo o funcionamento da hipnose ericksoniana onde as sugestões, que antes tinham características diretas, passam a ser indiretas.   

Não se pode esperar resultados diferentes ao realizar sempre o mesmo processo. Milton H. Erickson compreendeu o real valor desta frase e colocou em prática uma simples ideia: Com o paciente em transe, Erickson o ajudaria a conectar-se com sua mente inconsciente e o guiaria na missão de encontrar a melhor solução dentro de si, interferindo o mínimo possível.

Hipnose Ericksoniana como conhecemos hoje

Esse novo método de abordagem hipnótica foi chamado de Hipnose Ericksoniana e hoje, anos após sua criação, estudos comprovam o que Erickson já indicava: a mente inconsciente é responsável pela evolução do ser humano. 

É cientificamente comprovado que a MENTE INCONSCIENTE é responsável por 95% das MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS desejadas, sendo os outros 5% designados à MENTE CONSCIENTE.

Milton Erickson foi responsável pela hipnose voltar a ser reconhecida no campo da psicologia como uma técnica que traz contribuição ao processo clínico, pois os modelos de hipnoses já existentes não eram considerados eficazes no favorecimento do trabalho clínico, pois as práticas desconsideravam o funcionamento do inconsciente. 

A filosofia ericksoniana é conhecida mundialmente como uma ferramenta eficaz, que proporciona transformações significativas e duradouras, podendo ser usada como apoio e complemento nas mais diversas áreas, por diferentes profissionais. 

Quer conhecer mais sobre o poder da mente inconsciente?  Descubra clicando aqui.

Newsletter ACT

Ao informar e enviar os meus dados eu aceito receber comunicados do ACT Institute, e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

 

ACT nas mídias sociais