ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

O TRANSE COMO CAMINHO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

ERICKSON PERCEBEU QUE O SEGREDO PARA A ACELERAÇÃO E REFINAMENTO DA APRENDIZAGEM ESTAVA NOS ESTADOS DE TRANSE

Milton Erickson chamava de aprendizagem significativa, as condições que eram acessadas internamente, dentro dos estados de transe, para promover de forma sustentável e com sucesso, o desenvolvimento dos seus clientes.

A importância dada para esses estados, de profunda conexão consigo mesmo, surgiu dos pequenos movimentos corporais que ele conseguiu produzir em seu corpo, quando estava paralisado pelo alto avanço da poliomielite, ao explorar profundamente as memórias  infantis de quando ele brincava com seus irmãos.

Mas o que foi que ele experienciou durante esse mergulho em suas memórias, que contribuiu para ele perceber a importância desses estados internos de alto índice de foco?

Como não podia se movimentar como consequência da pólio em quadro avançado, ele se estimulava mergulhando profundamente nas memórias infantis de quando podia correr, pular, subir em árvores e brincar com seus irmãos.

Profundamente imerso nessas memórias ele pode constatar, ao desenvolver um grau refinado de interiorização, que a experiência vivida nesse estado era capaz de superar as limitações que pessoa possuía.

Vivenciando altos graus de estado de transe, ao ficar horas explorando tais memórias, ele percebeu que durante esse processo, as condições para a pessoa acessar  e usar as informações de seu próprio sistema, aumenta consideravelmente, podendo promover aprendizagens mais amplas, profundas e sustentáveis, ou seja, aprendizagens significativas!

A seguir iremos alinhas alguns itens que irão clarificar o que torna o transe uma condição para diligenciar mais profundamente e rapidamente as condições de aprendizagem.

 

DESCONEXÃO SAUDÁVEL COM A MENTE CONSCIENTE

 

A DESCONEXÃO SAUDÁVEL DO FOCO, DA INFLUÊNCIA DA MENTE CONSCIENTE, CRIA ABERTURA PARA NOVAS POSSIBILIDADES

 

Para Erickson muito da nossa limitação ao lidar com nossos problemas, surgia quando os recursos presentes na mente consciente (pensamentos, sentimentos, estratégias, crenças, etc…) não nos ajudavam a ver, aplicar e criar novas possibilidades, gerando uma diminuição das chances de criar uma adaptação saudável, diante das dificuldades presentes.

Tal percepção das limitações que a mente consciente gerava para a cura e o desenvolvimento  surgiu da observação que ele pode fazer, consigo e com seus pacientes, de como os potenciais humanos eram ampliados quando, dentro dos estados de transe, como consequência da interiorização do foco, existia certa desconexão (não totalmente) da mente consciente.

É como se através dessa desconexão, fosse possível limitar (e vai ficar estranho a expressão…rs) a limitação da consciência, fazendo com que seus produtos (pensamentos, sentimentos, estratégias, etc..) em vigor, deixassem de influenciar tanto as nossas percepções internas e criassem “certa clareira interior”, que permitisse ver, sentir e compreender possibilidades diferenciadas.

O estado de transe criaria então uma abertura no sistema interno da pessoa, que gera condições para que novas informações e experiências internas amplie o referencial da pessoa, e enriqueça sua capacidade de pensar, sentir e agir.

 

DIVERSIDADE DE INFORMAÇÕES.

 

“ NO TRANSE O INCONSCIENTE   GERA INFORMAÇÕES QUE TRANSCENDEM A CAPACIDADE USUAL DA PESSOA”

 

Com o afastamento saudável do foco da influência da mente consciente, e abertura para novas possibilidades, as sugestões indiretas que forem compartilhadas, aumentarão em muito a probabilidade  das informações (associações) da mente inconsciente serem produzidas.

Para ele, são as mesmas (informações do inconsciente) que renovam, arejam e ampliam as limitações consciente, através de perspectivas mais amplas e elementos internos que geram maior capacidade de empoderamento.

Uma das característica que a experiência do transe gera, por proporcionar acesso as informações da mente inconsciente, é conectar o cliente  a uma diversidade de informações, que transcendem o repertório que esta presente na mente consciente.

Essa multiplicidade de informações permite que ele construa compreensões mais amplas, gerando insights significativos, e melhore as estratégias para lidar consigo mesmo, assim como com o mundo.

Tal condição gera, segundo Erickson, uma expansão da consciência do cliente, colocando ele em outro patamar perante a si mesmo e ofertando, como consequência da riqueza de informações que ele acessa, uma maior autonomia para auxiliar a construir as aprendizagens necessárias.

 

INTENSIDADE E FLUXO NÃO LINEAR DAS INFORMAÇÕES

 

A INFORMAÇÃO ACESSADA DURANTE O TRANSE, TRAZ UMA FORÇA PSICOLÓGICA QUE REESTRUTURA O SOFRIMENTO”

 

Na medida em que Erickson ia imergindo nas memórias da infância, melhorando a conexão com essas informações, ao ponto de não conseguir diferenciar o que era imaginação e o que era realidade, ele tomou consciência de que uma das contribuições que tornam o transe uma caminho para gerar aprendizagens significativa é a intensidade em que tais informações, quando dentro dele, são acessadas.

Quando estamos imersos em uma experiência, seja ela de dor ou de alegria, um dos fatores que permite que essa vivência tenha força para gerar alterações significativas, que mobilize crescimento ou limitações, é a presença de conjunto de fatores, que fazem parte de qualquer equação da realidade: sensações, emoções, pensamentos, etc…

A experiência de acessar uma vivência (comer chocolate por exemplo) de forma real (experienciando todas as informações presentes nesse ato), é que permite que você acesse um nível de prazer, que nunca seria atingido se apenas fosse pensado ou sentido, pensasse, o quanto comer um chocolate é prazeroso.

Durante os estados de transe, Erickson identificou que a multiplicidade de informações que eram acessadas, não chegavam até o cliente, como um “conjunto de informações cognitivas”, mas como uma experiência, onde todos os elementos que formam sua realidade estavam presentes (sensações, intuições, sentimentos, pensamentos, etc…)

Essa intensificação, traz um senso de realidade aos processos hipnóticos, que permite que as experiências são vividas tenham força psíquica suficiente, para reorganizar sofrimentos e mobilizar o desenvolvimento de novas habilidades.

 

“NO PROCESSAMENTO NÃO LINEAR VOCÊ  APRENDE,  SEM PERCEBER QUE ESTÁ APRENDENDO”

 

Outro aspecto que torna o transe, um estado muito especial para a cura e desenvolvimento, é sua condição de não linearidade processual.

Enquanto a razão  e a mente consciente tem um processamento linear (uma informação atuando com começo, meio e fim) a mente inconsciente tem um processo mosaico, e que ocorre em múltiplos níveis (muitas informações acontecendo ao mesmo tempo e em muitos níveis).

Seria como imaginarmos a construção de uma casa, por várias frentes diferentes, acontecendo ao mesmo tempo. Enquanto algumas equipes terminam o telhado, outras estão pintando o interior, organizando os móveis, colocando os quadros e, nesse ritmo, a obra é levantada de forma mais rápida do que se trabalhasse uma equipe de cada vez.

Tal dinâmica de processamento permite que as aprendizagens  possam acontecer de forma acelerada, fazendo com que a hipnose seja uma das estratégias clínicas que atingem bons resultados em menor espaço de tempo.

A reunião de todos esses  elementos, como desconexão saudável com a mente consciente, diversidade e intensidade de informações inconscientes e processamento não linear, fez Erickson concluir que o estado de transe  é a condição mais ideal para que as aprendizagens clínicas possam ser “significativas”, e dessa forma, gerar experiências transformadoras, profundas e duráveis na vida de um ser humano.

O ACT Institute através do curso iniciação e intermediário, assim como dos módulos avançados,  oferece todo um sistema de aprendizagem onde o aluno irá aprender a criar e utilizar o transe, nos mais variados contextos, seja consigo mesmo, seja aplicando em seus clientes.

Interessados  clique no link abaixo e conheça melhor nossa metodologia.

 

Newsletter ACT

Ao informar e enviar os meus dados eu aceito receber comunicados do ACT Institute, e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

 

ACT nas mídias sociais