ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

Dicas de como melhorar a sua autoestima

Seja por exposição da mídia, redes sociais ou influenciadores de todo o mundo, o aumento da padronização da beleza, status social e a busca pela positividade constante – apresentados o tempo todo na internet – passaram a afetar a autoestima de milhares de pessoas.

A baixa autoestima sempre existiu e em algum momento da vida todos já a tiveram, mas com o crescente acesso às plataformas digitais e ao meio que se está inserido, ela vem atingindo mais e mais pessoas e por mais tempo. 

Sentimentos como medo do abandono, rejeição, carência, frustração, vergonha, inveja, timidez, raiva, dependência e críticas são fatores que também influenciam e afetam a forma de se enxergar.

Se você já sofreu (e ainda sofre) com comparações, inseguranças, complexos e receios de ser quem é, desejando sempre ser diferente e não se amando como deveria, este artigo é para você.

Algumas dicas para melhorar a sua autoestima:

1. O que você tem de melhor? Já se fez essa pergunta?. Ninguém deve focar apenas em seus defeitos, alterar o ponto de vista e observar mais as suas qualidades é um ótimo primeiro passo.

2. Reduza suas expectativas e pare de buscar a perfeição. Se olhe com mais amor, pois a felicidade pode ser mais fácil de alcançar do que você imagina.

3. Respeite os seus limites, pois somente assim você será capaz de mudar aquilo que não lhe faz feliz e lhe deixa satisfeito.

4. Não se martirize tanto, errar faz parte do seu processo de autoconhecimento e com eles você aprenderá bastante.

5. Descubra novos hábitos! O que você sempre quis fazer mais deixou de lado? Pare de se sabotar, mude sua rotina sempre que for necessário.

6. Que tal usar o que você tem de melhor e ajudar as outras pessoas? Ser útil eleva a autoestima e ainda gera sentimentos mútuos de gratidão e felicidade.

7. Pratique exercícios! Não porque você não ama o seu corpo, mas justamente porque você o ama muito. O seu corpo é o seu templo, cuide dele.

8. Confie nas suas opiniões, não tenha medo de expressar suas ideias. Seja firme e respeitoso, coloque a sua vontade para fora e não mude se for desconfortável.

9. Mantenha por perto pessoas que você ama e que deixam o seu dia mais leve e feliz, sempre reserve um tempo para passar com elas.

10. Escolha sempre ser gentil, assim como você outras pessoas podem não estar bem consigo mesmas.

11. Afaste da sua vida situações, pessoas ou coisas que te deixam para baixo. Se precisar sumir das redes sociais por um tempo, faça isso.

12. O que passou está no passado e tem motivos suficientes para não fazer parte do presente. Pare de sofrer pelo o que já aconteceu e recomece sua vida agora.

13. Não se compare ou acredite na felicidade absoluta, pois ninguém está bem o tempo todo ou é livre de defeitos e erros. A vida de ninguém é perfeita – que bom – pois existe beleza na imperfeição.

14. Faça uma lista de sonhos, o que você deseja para o futuro? Liste suas vontades e trace estratégias para alcançá-las, realizar desejos pessoais eleva autoestima.

15. Se preocupe com o que você quer! Não se negligencie para satisfazer as vontades e desejos dos outros, às vezes pensar em si mesmo não é egoísmo.

16. Cuide da sua evolução espiritual. Encaixe na sua rotina momentos de meditação, reflexão, leitura, viagens, tenha mais contato com a natureza, estude sobre diferentes coisas. Quando mente e espírito estão bem, tudo flui melhor.

17. Cuide da sua saúde mental. Nada é tão importante como estar bem psicologicamente, entendendo seus sentimentos e quebrando suas crenças limitantes. Não exite em procurar ajuda profissional.

Autoestima e Hipnose Ericksoniana

Além dessas dicas, a chave para driblar os problemas de autoestima está no controle de sua mente, pois ela é, muitas vezes, um subproduto da insegurança e falta de empoderamento.

Dica bônus: A Hipnose Ericksoniana ajuda na busca pelo autoconhecimento, ela auxilia na submersão em si mesmo e empodera o paciente para que ele destrave bloqueios emocionais que nem sabia que existiam. 

Na melhora da autoestima, esse método pode ser usado para que você se concentre nas coisas boas sobre si mesmo e resolva aquilo que não te deixa feliz. Conte sempre com o Act Institute.

Newsletter ACT

Ao informar e enviar os meus dados eu aceito receber comunicados do ACT Institute, e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

 

ACT nas mídias sociais