Dicas de como contar histórias que promovam mudanças reais

histórias

No blog passado falamos do poder e importância do uso das metáforas terapêuticas, no artigo de hoje decidimos te dar dicas de como contar histórias capazes de promover uma mudança efetiva na vida de quem a escuta. 

Histórias, metáforas, citações, e ditados são muito, muito mais do que trocadilhos intelectuais! Representam verdades eternas, transculturais e uma sabedoria que vai muito  além dos nossos sonhos mais loucos. Elas exercem um impacto em toda e cada célula  do nosso corpo, podem trazer um sorriso ao nosso rosto, ou lágrimas aos nossos olhos,  às vezes trazem apenas aquele profundo suspiro de alguém que já sabe enquanto nos lembramos da nossa verdade. 

Mesmo sendo apenas histórias, elas carregam um significado muito maior em sua essência. Elas nos recordam da nossa sabedoria interior, da nossa verdadeira natureza positiva, das nossas infinitas possibilidades de nos tornarmos tudo o que sempre quisemos. 

É por tudo o que está escrito acima, que uma boa história pode mudar e ressignificar a vida de alguém. Já imaginou o quão eficientes e curativas elas podem ser no tratamento com hipnoterapia? Acredite, elas são!

Abaixo você vai encontrar dicas de como começar a contar histórias promovendo mudanças nas mentes e nos corações.

  1. Seu trunfo é o seu coração

Toque o coração do ouvinte, pois a verdadeira mudança vem do coração, não da  cabeça. Quando você produz um filme, as pessoas nem se lembram do enredo,  porém elas se lembram do impacto emocional da história. 

  1. O tempo face a face é importante

Sempre conte sua história face a face, de forma que vocês estejam respirando o  mesmo ar. Não há nada que possa substituir isto. Isto é o campo relacional. 

  1. Cem por cento de autenticidade

Você realmente acredita em sua mensagem? Você consegue se apropriar dela completamente? Se não conseguir, é melhor que você seja um excelente ator. Uma  grande autenticidade sempre funciona. Seja congruente consigo mesmo e com a  mensagem. Parte da magia está na vulnerabilidade da autenticidade.

Gostou do artigo? Ensinamentos como este você encontra no livro de um dos maiores hipnoterapeutas ericksonianos do mundo, Dr. Stephen Paul Adler – Uma abordagem ericksoniana para um inconsciente informado. Para adquirir o seu livro, basta clicar aqui.