Como a Hipnose pode auxiliar quem tem medo de agulhas?

agulhas

Você tem medo de injeção? Ver ou pensar em agulhas já te deixa apavorado(a), com sensação de desmaio e mal estar? Talvez você tenha aicomofobia que é o medo inconsciente de agulhas e objetos muito pontiagudos. 

Pessoas de diferentes idades estão suscetíveis a essa fobia, que traz um clima de desconforto só de pensar no objeto. Ela se manifesta, principalmente, em situações como coleta de material para exames e vacinas.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, um quarto dos adultos têm medo de seringas e 7% da população dessa faixa etária evita imunizações por conta disso. 

Alguns sintomas do medo exagerado de agulhas:

  1. Sensação de desmaio apenas ao ter a visão ou pensamento sobre agulhas;
  2. Aumento exagerado do ritmo cardíaco ou tensão arterial ao ver (ou pensar em) agulhas;
  3. Falta de ar, boca seca, tremores, náuseas ou até mesmo ter um ataque de pânico.

Ao se depararem com uma agulha, os pacientes com essa fobia normalmente experimentam quadros muito semelhantes à ansiedade ou ao pânico. Eles desejam sair rapidamente da situação de contato e, para isso, podem agir de maneira impulsiva.

Eventualmente, essa fobia é uma condição que atrapalha no cuidado com a saúde e na prevenção de doenças, prejudicando a saúde do paciente em longo prazo.

Como a Hipnose Ericksoniana pode ajudar?

A Hipnose Ericksoniana tem como principal objetivo se comunicar com a mente inconsciente de maneira totalmente não invasiva. Com isso, a hipnoterapia é uma excelente opção para tratar o problema.

Além de ajudar a reconhecer a causa da questão, auxilia na dissociação. Ao compreender o medo do paciente, o hipnoterapeuta utiliza técnicas que o ajudam a fazer associações diferentes a respeito das agulhas.

Trata-se de uma técnica sem contraindicações. Além disso, o tempo de tratamento tende a ser mais curto e, após algumas sessões, é comum observar melhoras significativas.

Como a fobia corresponde a um medo persistente e irracional, o tratamento é necessário para garantir a qualidade de vida do indivíduo.

O grande diferencial é que o uso da Hipnose Ericksoniana mostrou-se como um tratamento de efeitos duradouros, devido à capacidade de intensa aprendizagem que o cérebro possui nesse estado.

Isso permite a transmissão de informações que mudam o comportamento, o que leva a pessoa a ter uma atitude diferente diante do elemento fóbico, neste caso as agulhas.

Você tem ou conhece alguém que tenha pavor de agulhas? Mande este artigo para que ela aumente seu conhecimento e saiba que essa fobia pode ter uma solução. Para descobrir o que mais a Hipnose pode fazer, basta clicar aqui.