APRENDENDO A APRENDER
Aprender a aprender é o grande segredo da vida. Aceitar os fatos, pessoas e acontecimentos como são, é um dos maiores aprendizados e uma das maiores contribuições que podemos dar a nós mesmos em nossa jornada de evolução pessoal.
A aceitação tende a nos trazer sensação de paz, entendimento, compaixão e amor. Já a não aceitação tem o efeito oposto, tendendo a nos gerar emoções e sentimentos de desconexão, sofrimento, dor, necessidade de comparação, crítica, julgamento e ansiedade.
A vida terrena nos foi concedida para que possamos aprender a caminhar o caminho da evolução espiritual por meio de uma experiência humana. Nossa missão é descobrir e resgatar nossa essência interior, quem realmente nascemos para ser, a melhor parte de nós, a nossa felicidade e expandir nossa consciência a fim de curar nossas dores e evoluir em nossa essência.
Lembre-se sempre de se lembrar de nunca se esquecer de se lembrar que qualquer experiência pela qual você passe na vida, seja ela boa ou não tão boa assim, sempre servirá de aprendizado.
Você já parou para pensar que aquilo que a maioria de nós chama de “experiências positivas e experiências negativas” talvez não exista realmente? Sim, isso porque, ainda que sejam rotuladas como experiências boas ou não tão boas assim, todas elas são na verdade experiências que nos trazem aprendizado. Então como poderiam ser negativas?
Aprendemos até mesmo com a mais dolorosa das situações, aliás, a dor, na maioria das vezes, nos ensina muito… É partir dela que temos as maiores transformações, aprendemos a agir diferente em uma próxima situação, e ao longo das tentativas, entre acertos e erros, adquirimos muito mais experiência.
O segredo da vida é estarmos sempre abertos a aprender, experienciar e sentir cada momento, e o mais interessante é que nessa jornada da vida temos a oportunidade tanto de ensinar a aprender, quanto de aprender a ensinar. Não existe a aprendizagem sem a dualidade de aprender e ensinar. Tudo na vida é um canal de mão dupla, por isso tudo aquilo que damos, recebemos de volta na mesma proporção.
Como seres humanos somos curiosos e temos o hábito de querer sempre mais do que aquilo que já conquistamos, mas isso não é ruim quando se trata de aprendizado. Podemos potencializar nosso aprendizado por meio de muita disciplina, determinação, senso de responsabilidade e resiliência para lidar com adversidades e fazer o que tiver de ser feito para encontrar soluções para nossa vida. Nos conectar a essas ações positivas otimiza nosso processo de evolução e crescimento.
Um exercício interessante para iniciar a fusão de cada uma dessas ações positivas à nossa rotina é escrever tudo o que nos aconteceu no dia, como um diário de bordo da vida, abrindo mão do julgamento e nos conectando a nós mesmos em um nível mais profundo. Ao escrever expressamos todas as intenções da nossa alma e quais sentimentos estão acompanhando cada uma dessas intenções.
Não temos o poder de controlar as palavras, ações, percepções e estilo de vida de outras pessoas, mas temos o poder de filtrar e dar o significado ao que ouvimos do outro, sem tomar para nós aquilo que não nos pertence. O único poder que possuímos é o de aprender o que precisamos aprender com cada situação, por meio da observação e reflexão.
Uma ação que sempre me proponho a realizar antes de dormir para aprender a aprender é me conectar com o universo, repleto de sabedoria, amor e bondade, 3 elementos essenciais para nos tornarmos pessoas melhores em nossa jornada de existência terrena.
Enquanto estivermos aqui, se quisermos ter riqueza financeira, por exemplo, devemos aprender a aprender a melhor forma de nos relacionar com o dinheiro. Ele é pura energia…
O mesmo acontece com nosso corpo. Se quisermos ser pessoas melhores, devemos aprender a aprender a melhor maneira de cuidar do nosso corpo, da nossa mente, da nossa alimentação e de quem realmente somos.
Somos seres únicos e não gostamos de ser comparados e julgados, portanto, aprenda a aprender a se conectar com a sua sabedoria, aprenda a aprender a se amar, aprenda a aprender a ser bondoso com você mesmo, aprenda a aprender a não sofrer, aprenda a aprender a aceitar…
As pessoas podem até não lembrar o que dizemos a elas, mas sem dúvidas, jamais se esquecerão de como as fizemos sentir. Aprenda a aprender a cultivar bons relacionamentos, seja com os outros ou consigo mesmo. Eles serão essenciais em sua jornada de transformação, evolução e cura.