Adoro a solidão, isso pode ser um problema?

solidão

Já experimentou ir ao cinema, viajar, jantar em um lugar legal sozinho? Se em alguma dessas situações você se sentiu angustiado só por pensar nelas, você pode ser uma pessoa que tem aversão a estar sozinha, mas saiba que tem muitas outras pessoas que gostam da própria companhia e não se sentem amedrontadas pela solidão. 

Fazer questão de estar sozinho não significa, necessariamente, estar abandonado. Significa a valorização e o respeito pela individualidade do seu próprio espaço. Em todos os lugares do mundo, existem pessoas que gostam de apreciar suas próprias companhias, que conseguem achar em si um ponto de paz e equilíbrio entre o prazer e bem estar. 

Vale ressaltar que estar sozinho não é sinônimo de ser solitário e sim de que você respeita a sua individualidade de forma consciente. É saudável apreciar um tempo consigo mesmo, por que isso é resultado de alguém bem resolvido, feliz com sua essência e ideais, que se sente satisfeita independente de outras pessoas. 

Pessoas que gostam de ficar sozinhas nada mais são que aquelas que gostam de estar em espaços que elas possam agir com maior autenticidade. Para elas, o fato de estarem desacompanhadas em determinadas situações não é algo temido e sim algo encarado com naturalidade, muitas vezes procurado por elas próprias.

Algumas características das pessoas que gostam da solidão

  1. São autoconscientes
  2. Respeitam a individualidade dos outros
  3. Prezam pela sua privacidade
  4. Têm uma autoestima equilibrada
  5. Não estão em busca de aceitação
  6. Aprendem com os erros
  7. São independentes por natureza

Quando a solidão pode ser algo ruim?

Solidão e individualidade são coisas diferentes e não podem ser confundidas. Preferir a solidão só será um problema quando alguém não se sente bem consigo mesmo, ao ponto de não querer conviver em sociedade e escolher o isolamento como refúgio, já que não se sentem dignas de conviver socialmente. 

Alguns transtornos podem ser os causadores da solidão negativa e o mais comum deles é a depressão. Uma pessoa depressiva tem tendência a se isolar, porque a presença de outras pessoas ou a permanência em ambientes cheios incomodam-no intensamente. Em alguns casos, quem tem essa doença acaba por achar que não é boa companhia e prefere ficar só. 

É importante identificar o motivo de escolher a solidão, se é por respeito à própria individualidade ou por insegurança decorrente de algum trauma ou transtorno. A Hipnose Ericksoniana pode te ajudar a encontrar essa resposta, busque sempre ajuda de profissionais sérios e especializados. Para saber mais como a hipnoterapia pode te ajudar, clique aqui.