5 indícios de que você precisa da ajuda de um psicólogo ou uma terapia

ajuda

Que atualmente todos precisamos de terapia isso é um fato, mas se ainda assim você achar difícil reconhecer alguns sintomas e perceber que chegou o momento de buscar ajuda, este artigo é para você. 

Vamos listar alguns fatores que podem ser o motivo que te fará procurar auxílio profissional, visando qualidade de vida e bem-estar. 

  1. Problemas de sono e de apetite

Grande parte dos transtornos mentais estão associados a distúrbios de sono. Transtornos de humor e ansiedade, alcoolismo e síndrome do pânico geralmente são notados em pacientes com problemas para dormir.

A falta de apetite também é um sinal de que algo pode estar errado e aparece como um alerta em doenças como a depressão. Por isso, se perceber que algum desses sintomas perduram por um tempo considerável, busque ajuda. 

  1. Descontrole emocional

Mudanças bruscas de humor como explosões de raiva ou melancolia sem motivo aparente, podem indicar que algo está errado. Ter sensações de que tudo está perdido, que as coisas nunca dão certo, se sentir estressado, pressionado ou angustiado constantemente não é normal. 

Esses são sintomas paralisantes, assim como o medo, que te impedem de alcançar objetivos ou concluir tarefas simples do dia, o que indicam algo muito mais profundo. Com a ajuda de um psicólogo é possível tratar o problema. 

  1. Traumas e isolamento

Sofrer algum tipo de trauma como a perda de emprego, acidente de carro, separação, luto, entre outros e não superá-los corretamente, podem ser o estopim para a diminuição da qualidade de vida.

Algumas pessoas acreditam que a dor vai embora sozinha ou que o tempo resolve, mas nem sempre isso acontece. Por mais que a dor pareça passar, algo no dia a dia pode trazer ela de volta, caso não esteja bem cicatrizada. 

Se isolar e se afastar dos amigos ou parentes, deixar hábitos antigos de lado ou ignorar o sofrimento, podem ser sintomas fortes de que algo não anda bem. O comportamento é o primeiro indício para um alerta, neste momento é preciso buscar ajuda emocional. 

  1. Preocupação excessiva

Estar sempre preocupado que o pior pode ocorrer em tarefas simples, como andar de carro, evitando situações e lugares com medo de que algo aconteça com você mesmo ou com outras pessoas, não é algo comum. 

Tentar controlar o incontrolável é um indício de que algo não está bem e precisa de ajuda.

  1. Afastamento de atividades prazerosas

Abandonar atividades que antes te proporcionavam prazer e felicidade, mas que agora não fazem sentido ou que você não consegue focar nelas, é um forte indício de que o processo terapêutico com um psicólogo pode ser útil. Na terapia é possível descobrir o que te faz feliz e o que de fato está errado. 

É importante procurar o apoio de um profissional e tratamento terapêutico de confiança. E se você já tentou essa alternativa e por algum motivo não conseguiu sentir resultados positivos, indicamos que busque auxílio de um hipnoterapeuta ericksoniano. 

Esse profissional lhe conduzirá no caminho da busca pela auto cura de forma leve e sensível, sendo um mediador entre você e sua mente inconsciente. Conheça mais os benefícios da Hipnose Ericksoniana, clicando aqui.