ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

Saiba como eliminar um trauma com a ajuda da Hipnose

trauma

O trauma é um estranhamento mental às experiências ruins do passado, elas trazem, em certos momentos, lembranças desagradáveis que causam sofrimento e angústia. Para superá-las, é preciso ter um novo olhar sobre elas e contar com a ajuda de tratamentos adequados a fim de minimizar os efeitos negativos do trauma.

Sendo assim, é preciso recorrer a tratamentos para vencer as consequências causadas pelos traumas e resgatar o controle das sensações relacionadas a esse problema. Mas quais são os principais tipos de trauma e como a Hipnose Ericksoniana pode te ajudar? Descubra neste artigo.

Existem diferentes fatores que levam a um trauma, entre os mais comuns estão: 

Assalto

A vítima de assalto sofre uma pressão psicológica muito intensa enquanto está refém do criminoso, este momento de tensão é registrado na memória e pode ser lembrado em situações semelhantes a essa experiência. 

Perda de entes queridos

Um dos tipos de traumas mais comuns é a morte de pessoas queridas, o sentimento de perda é muito doloroso e em muitos casos difícil de superá-lo, pois a saudade e a lembrança delas permanecem na memória. 

Fim de relacionamentos afetivos

Términos de namoro, noivado ou casamento, podem resultar em reações emocionais adversas e causar grandes prejuízos sentimentais compatíveis com um trauma. Além disso, ainda podem causar bloqueios gerados por sentimentos de insegurança e de desconfiança, que podem influenciar nas próximas relações afetivas.

Acidentes

Os acidentes geram traumas porque estão associados à dor, ao sofrimento, às perdas físicas ou materiais. Ficar exposto ao risco de mutilações ou de incapacidade física permanente contribui para acentuar o quadro de instabilidade emocional.

Mudanças drásticas na vida

Quando as mudanças são drásticas e repentinas, provocam sentimentos de perda e de não pertencimento, pois a adaptação não é tão simples. Em algumas pessoas isso pode se tornar um trauma, provocando a sensação de fracasso e gerando emoções negativas  que impactam diretamente na vida do indivíduo. 

Violência sexual

Independentemente da idade ou do gênero, ao ter a integridade física ameaçada, a vítima passa a necessitar de constante apoio familiar e profissional. Essa experiência traumática pode deixar marcas extremamente dolorosas e lembranças negativas de difícil superação.

Como a Hipnose Ericksoniana pode ajudar

A boa notícia é que situações como as descritas acima, podem ser resolvidas já que existe tratamento para todos os tipos de traumas, independente do seu nível. O seu resultado está associado, normalmente, com a escolha de um profissional capacitado, juntamente com a real decisão de se tratar.

Uma excelente alternativa para tratamento e controle dos eventos pós-traumáticos é a utilização da Hipnose Ericksoniana, cujo objetivo é promover o empoderamento do paciente sobre as questões resultantes do trauma.

Hipnoterapia como tratamento de cura

Com o objetivo de ajudar o paciente a encontrar a cura dentro de si, a Hipnose Ericksoniana visa captar por meio da confiança entre o hipnoterapeuta e o paciente, os fatores limitantes que impedem o indivíduo de se curar do trauma. 

Utilizar a hipnoterapia para solucionar traumas é um método que realmente fará toda a diferença de maneira mais eficiente e rápida. Enquanto outras terapias focam no consciente, responsável por apenas 5% das mudanças, essa terapia realmente se comunica com a parte da mente que garante as resoluções.

O hipnoterapeuta induz o paciente a um estado de relaxamento e, posteriormente, ao transe mais profundo. A Hipnose Ericksoniana deixa de lado o filtro crítico da mente consciente e fala diretamente com o inconsciente, com a ajuda do profissional. Isso é importante porque a hipnose consegue com que a mente inconsciente aceite e concorde com as mudanças que serão propostas para superar as questões do trauma.

Quando o paciente estiver em transe, novas ideias e sugestões são dirigidas ao inconsciente com o objetivo de efetuar as mudanças e superar os traumas. Assim, é possível diminuir ou até eliminar os sintomas do trauma, contribuindo para que o paciente desenvolva habilidades para lidar com seus gatilhos emocionais, regulando e reconstruindo sua autoconfiança.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado. Continue acompanhando o nosso blog e as nossas redes sociais, para saber o que mais a Hipnose Ericksoniana pode fazer por você!

Newsletter ACT

Ao informar e enviar os meus dados eu aceito receber comunicados do ACT Institute, e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

 

ACT nas mídias sociais