ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

Mudar: é possível as pessoas conseguirem?

Mudar é difícil, certo?

Provavelmente, em algum momento da vida você quis mudar algo na sua vida. Ser mais estudioso, não se atrair pelas pessoas erradas, ser mais firme na sua posição. Não importa, todos já tiveram algum desejo de mudança.

E, certamente, você já acordou com um “hoje vai ser o dia!” e tentou (com sucesso!). No segundo dia a mesma coisa, no terceiro, quarto, até que em algum momento voltou aos hábitos antigos e aquele ânimo desapareceu.

Será que tudo na vida segue esse padrão e o ser humano não consegue verdadeiramente mudar ou a mudança só ocorre com certas coisas?

Entendendo o processo

Absolutamente, todas as suas ações e atitudes são reflexos da sua forma de pensar, direta ou indiretamente, portanto buscar fazer coisas diferentes não é o suficiente, afinal, o que te faz seguir aquele rumo não irá simplesmente desaparecer. Milton Erickson criou um conceito que dizia que toda mudança e cura deveria partir de três princípios: Corpo, coração e alma.

1 – Corpo

Assim como parece, é o aspecto físico.

Antes de Milton, era sugerido ao paciente mudar hábitos ou criar outros mais saudáveis.
Com isso, porém, é criada a mesma situação citada no início do post.

2 – Coração

Essa considera as emoções e o que é sentido do mundo.

“O que você sente é real, mas nem sempre verdadeiro”, ou seja, o que você sente existe para você, então é real, mas não necessariamente é realmente aquilo que você pensa. Como quando você se apaixona por alguém e sente atração, carinho, felicidade e chama esse sentimento de “amor”. O sentimento é real.

Porém se acontece alguma coisa e vocês terminam ou são impedidos de ficarem juntos, o sentimento ainda nutrido pela outra pessoa, todavia com análise e tempo, não é mais amor. Ainda que existisse, não era exatamente o que você imaginava.

Um terapeuta, com a capacidade de aprofundar nessas emoções e entendê-las, é fundamental para o paciente que busca por ajuda.

3 – Alma

Se as emoções são guiadas pelo estudo do “coração”, então o que temos no tópico da “alma”?

A alma, segundo Erickson, é aquilo que transcende no homem, aquilo que ele almeja ser e ter os princípios incorporados. É o que move, consciente ou inconscientemente, ele a se conhecer, a querer mudar. Seria algo como o “objetivo final”, o que ele espera alcançar na vida.

Obviamente, é algo complexo e que, muitas vezes, a pessoa não sabe ou tem vergonha em determinados pontos.

Mas no que isso irá me ajudar a mudar?
Ok, após tudo isso, como você poderá mudar?

Foi, justamente, diferenciando essas três formas que Erickson construiu a técnica que melhor aborda o processo de cura e mudança para o paciente.

Lançaremos nosso curso de HIPNOSE ERICKSONIANA para que você possa se embasar do conhecimento necessário e auxiliar, da melhor maneira, seus pacientes no processo de cura e mudança!

Entre em contato conosco clicando aqui ou ligue (11) 3798-0384.