ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

COMO REALIZAR UM PROCESSO TERAPÊUTICO EFICIENTE?

Você sabia que existe um caminho simples e eficaz no processo terapêutico, que pode acelerar o processo de cura do seu cliente?

Muitos profissionais da área da saúde como psicólogos, terapeutas, hipnólogos e médicos buscam constantemente, novas técnicas, novas teorias, novos passos para encurtar o tempo de tratamento e acelerar o processo de cura de seus clientes.

Apesar da enorme quantidade de técnicas, e ferramentas disponíveis para esses profissionais alcançarem esse objetivo, existe uma que por muito tempo foi mal interpretada e mal vista e até mesmo mal praticada: A Hipnose.

Nós do ACT sabemos que ainda existe muito medo em relação a essa prática, mas ela se dá justamente pela falta de conhecimento e informação das pessoas sobre o assunto. Então para te ajudar a entender melhor sobre como ela funciona, e como realizar um processo terapêutico eficiente, vamos aos fatos:

 

Milton Erickson, conhecido hoje como o pai da Hipnose Ericksoniana, estudou a hipnose clássica e por alguns vários anos, fez uso dessa técnica para atender seus clientes. Mas ao utilizar a hipnose clássica em seu consultório, Erickson percebeu que estes comandos diretivos, protocolares e autoritários causavam mudanças de cura e comportamento em aproximadamente 5 a 10% dos seus clientes apenas. Por essa razão, ele optou por parar de utilizar a hipnose clássica em seus atendimentos e mergulhou profundamente em estudos sobre a mente não-consciente das pessoas.

Seus estudos trouxeram revolução às práticas clínicas e à forma como profissionais da área passaram a acessar a mente não-consciente das pessoas. Erickson deu origem ali, ao que chamou-se  de Hipnose Moderna, também conhecida como Hipnose Ericksoniana.

Erickson constatou ainda que, diferentemente dos 5 a 10% de clientes que eram transformados pela hipnose clássica e obtinham resultados duradouros, as técnicas e estratégias da Hipnose Ericksoniana levavam 100% dos clientes atendidos a obter mudança, transformação e cura em suas vidas.

Atualmente, graças a Milton Erickson, sabe-se que, para realizar um processo terapêutico de forma eficiente, é preciso antes de mais nada:

 

SE COMUNICAR COM A MENTE NÃO-CONSCIENTE

Estudos mostram que para acontecer o processo de mudança de comportamento, é necessário se comunicar, acessar informações do não-consciente das pessoas.

Nossa mente não-consciente armazena informações deste a nossa concepção até a nossa vida adulta. Nesta parte da nossa mente estão contidas as nossas crenças, as nossas verdades, os nossos medos,as nossas alegrias, todas as informações que nos ajudam no processo de tomada de decisão, nossas limitações e também recursos que nos ajudam a mudar nossos comportamentos.

 

ENTÃO COMO SE COMUNICAR COM A MENTE NÃO CONSCIENTE?

Milton Erickson foi um médico psiquiatra, e como já mencionamos neste artigo, um dos maiores estudiosos da mente não-consciente que já existiu.

Erickson percebeu em seus estudos clínicos que ao se comunicar com a mente não-consciente de maneira INDIRETA, era possível acelerar o processo de transformação de seus clientes. Isso acontecia porque ao usar a comunicação indireta, suas palavras e sugestões não conflitavam com as crenças de seu cliente durante o atendimento.

Erickson, diferentemente de outras linhagens terapêuticas e mesmo da hipnose clássica, entendeu que o melhor especialista para tratar o problema do cliente, é o próprio cliente. Ele é o maior responsável por seu processo de cura.

Em seus estudos, Erickson desenvolveu mais de 30 estratégias para se comunicar com a mente não-consciente, dentre as quais destaca-se a estratégia de co-criar, que nada mais é do que criar em conjunto (cliente e terapeuta) um processo de cura.

Em seu legado, Erickson deixa como fundamento para essas mais de 30 estratégias de comunicação com a mente não-consciente, uma linguagem sutil, delicada e amorosa.

Além disso, Erickson também introduziu em suas práticas clínicas, o uso de metáforas, histórias e contos para conduzir o cliente em seu processo de cura. Quem não gosta de uma boa história, não é mesmo? O quanto não aprendemos com histórias ao longo de nossas vidas?

Histórias e metáforas têm muito a nos ensinar. Não é à toa que ao ouvir e nos conectar com um bom conto, a gente acabe entrando no que chamamos de estado altamente focado de atenção.

 

ESTADO ALTAMENTE FOCADO DE ATENÇÃO: TRANSE

Ao longo de seus estudos Erickson também percebeu que, estar neste estado altamente focado de atenção, estado de transe, mais interiorizados e olhando para dentro de nós, potencializa nosso processo de cura.

O estado de transe é o que chamamos de ciclos ultradianos, que acontecem de forma automática e inconsciente várias e várias vezes ao dia. A cada ciclo de 60 a 90 minutos, todos nós, sem exceção, entramos neste ciclo por aproximadamente 10 minutos contínuos.

 

Consegue perceber a riqueza do legado de Erickson para a humanidade?

Erickson revolucionou a maneira de fazer terapia. Deixou um legado de mais de 30 estratégias para falar com a mente não-consciente e contextualizou o acesso, a comunicação com a mente não-consciente de maneira muito diferente do que os hipnoterapeutas clássicos faziam até então.

Então que tal começar a utilizar a linguagem indireta da hipnose ericksoniana em seus processos terapêuticos, e de forma gentil e não autoritária, auxiliar seus clientes em seus processos de cura e mudança de comportamento?

 

A mente inconsciente irá obedecer os comandos do hipnoterapeuta