6 Mitos sobre hipnose que você com certeza acredita

Com a velocidade da internet e a informação se propagando com cada vez mais facilidade, fica difícil saber separar quais são os mitos sobre hipnose e o que é realmente verdade. Você já deve ter se deparado com diversas afirmações por aí, até mesmo de que é impossível se comunicar com seu inconsciente.

 

Mas na dúvida sobre tudo que você já ouviu e leu por aí, a dica vai para sempre conferir as referências. Profissionais na área sempre irão manter a ética e transmitir informações acadêmicas de forma instrutiva. Foi isso que fizemos com este artigo, acompanhe:

 

 

  • “Eu não terei consciência do que está acontecendo”

 

 

Este é um dos mais comuns mitos sobre hipnose. Muita gente acredita que irá ficar desacordada e irá esquecer onde está ou quem é, em completo estado de vulnerabilidade.

 

Não é bem assim, você estará à todo momento ciente de quem é ou onde está, seu estado de consciência não será anulado, você apenas entrará em um nível de concentração profundo que permitirá a comunicação adequada com o seu inconsciente. O que não será apenas limitado ao seu hipnólogo mas você também se beneficiará sobre tudo que será trabalhado em sua sessão de hipnoterapia, especialmente na área de autoconhecimento.

 

  1.  “O hipnólogo possui poder sobre minhas ações”

 

Se você acredita que você irá começar a imitar uma galinha ou tocar uma guitarra imaginária enquanto está hipnotizado você está caindo em um dos maiores mitos sobre hipnose. Não, o hipnoterapeuta não pode controlar suas ações, elas são todas realizadas por você, e mesmo que fosse possível não agrega nada em seu tratamento.

 

Existe uma grande diferença entre a hipnoterapia e a hipnose praticada em palcos, nós iremos abordar mais adiante neste artigo.

 

  1. “Não existe ciência por trás da hipnoterapia”

 

A hipnoterapia não é só um método de tratamento que exige muito estudo, mas também um que possui ciência fundamentada por trás. A método hipnoterápico existe a milhares de anos, mas somente em meados do século XX, Milton Erickson (médico psiquiatra e formado em psicologia) conseguiu provar com experiências científicas sobre o poder que a comunicação com o inconsciente pode causar. Veja um vídeo explicativo aqui.

 

“Hipnose é aquilo que você vê na TV”

 

Você com certeza está familiarizado com a hipnose de palco. Aquela em que o hipnotizador é o responsável por deixar alguém da plateia em condições completamente automáticas, para impressionar e entreter qualquer espectador. Ela é sim uma forma de hipnose, mas não é a única e com certeza não é soberana. Se alguém alguma vez de fez acreditar que hipnoterapia é o que você vê, esse é um dos mitos sobre hipnose que você precisa estar atento.

 

“Existe apenas um tipo de hipnose”

 

Existem três tipos de hipnose. Hipnose clássica, hipnose de palco (que apresentamos no tópico anterior) e a hipnose ericksoniana – sendo está, a hipnose com a qual trabalhamos – conhecida pelo poder em tratamento de traumas, dores crônicas e fobias. Cada uma delas possui um papel e cada uma delas possui métodos diferentes. Quer saber exatamente como elas funcionam? Esse ebook gratuito pode te ajudar: Link ao ebook.

 

“A hipnose é apenas para terapeutas”

 

Não são apenas terapeutas e psicólogos que podem ter contato ao curso de hipnose ericksoniana, mas também profissionais de diversas áreas que procuram autoconhecimento, ou uma área de profissionalização, como fazem os Coaches. A hipnose é para todos que desejam alcançar um nível mais profundo na comunicação consigo mesmo e se beneficiar do poder de estar congruência com seu próprio inconsciente. Saiba mais aqui!

 

Não confie em toda informação que te passam ou que você encontra por aí, confie em artigos acadêmicos de profissionais da área! Quer ter acesso a esse tipo de conteúdo? É só ficar por dentro do nosso blog e nossas redes sociais! Lembrando que estamos disponíveis para qualquer dúvida 🙂

 

Até a próxima,

Equipe ACT Institute.