ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

5 livros sobre hipnoterapia que todo profissional deveria ler!

livros sobre hipnoterapia

Sabendo da importância da hipnose para potencializar sua capacidade de comunicação com as pessoas e com a sua própria mente inconsciente, aprofundar os conhecimentos sobre esse assunto é fundamental para aplicá-lo de forma correta.

Para desenvolver ainda mais suas competências e especializar-se é importante buscar fontes seguras que aprimorem seu conhecimento de forma estruturada e que ainda sejam capazes de auxiliar no processo de cura individual e de seus clientes.

Mas por onde começar? Para ajudá-lo, separamos 5 dicas de livros sobre hipnoterapia que vão abrir os seus horizontes, desmistificando o termo hipnose e permitindo esse mergulho no universo da mente inconsciente Confira!

1. Minha Voz Irá Contigo: os contos didáticos de Milton H. Erickson, de Sidney Rosen M.D.

Escrito por Sidney Rosen M.D, o livro reúne contos didáticos narrados pelo próprio Milton H. Erickson que, ainda em vida, autorizou o autor a escrevê-lo. Também chamadas de conversas hipnóticas, esses contos eram histórias que encantavam e impactavam quem as ouvia, funcionando como metáforas terapêuticas personalizadas para cada paciente. 

Sidney Rosen trabalhou com Erickson de 1980 até sua morte. Além de ter sido o fundador e presidente da Sociedade de Nova Iorque para Psiquiatria e Hipnose, ele foi professor e palestrante convidado em todos os congressos realizados pela Fundação Erickson, inclusive os internacionais.

2. Hipnose Ericksoniana: estratégias para a comunicação efetiva, de Stephen Paul Adler

Essa é outra obra que não pode faltar na sua lista de livros sobre hipnoterapia. Escrito por Stephen Paul Adler, considerado autoridade Sênior em Psicanálise, o livro Hipnose Ericksoniana: estratégias para a comunicação efetiva leva a uma compreensão única das estratégias de Milton H. Erickson

Stenphen Paul Adler é Ph.D. em Psicologia e Pós-Doutor em Estresse pós-traumático. Lecionou nas Universidade de Nova Iorque, National Psychological Association for Psychoanalysis, New School for Social Research e National Institute dor Psychotherapies.

Ao longo de 50 anos dedicados a pesquisas e atendimentos aos seus pacientes, seu trabalho lhe garantiu certificações em 19 técnicas diferentes de psicoterapia. Além disso, Stenphen Paul Adler obteve reconhecimento mundial como expert em Hipnose Ericksoniana.

Escrito de forma clara, este livro é um trabalho fiel à filosofia Ericksoniana. Nele, o leitor passeia por conceitos que são mostrados por meio de definições, canções, imagens, metáforas e poesias. Tudo com o objetivo de oferecer ideias que levam à aplicação correta da hipnoterapia. Considerado o pai da hipnose moderna, Erickson defendia a existências de diversos estilos de aprendizagem e afirmava que a comunicação desempenha papel de grande importância na hipnoterapia.

Por fim, a obra possui um breve histórico sobre a hipnose que possibilita a contextualização das suas definições e o entendimento das suas contribuições no ramo da comunicação efetiva. Sendo assim, se você quiser se aprofundar no assunto e enriquecer sua prática, este livro é altamente indicado e não poderia faltar na sua lista de livros sobre hipnoterapia.

3. Manual de Hipnoterapia Avançado e Técnicas Psicossensoriais

Trata-se de um guia prático dos problemas de ordem emocional e a forma de lidar com eles por meio da hipnose. Este livro sobre hipnoterapia mostra o caminho que a doença percorre e de que forma o hipnoterapeuta pode encontrar o caminho da solução, afinal, Milton H. Erickson já dizia que toda doença é, na verdade, um caminho de tentativa de solução do problema.

Além das patologias de ordem psiquiátricas como depressão, pânico, fobias e TOC, o livro traz também problemas de desordem:

  • Sexual, como ejaculação precoce, disfunção erétil, falta de desejo etc;

  • Psicossomáticas, como enxaquecas, alergias etc;

  • Compulsivas, como tabagismo, obesidade, drogas etc.

Além disso, traz informações para o trabalho com crianças, adolescentes e relacionamentos entre casais. Por fim, o livro aborda técnicas psicossensoriais, que possibilitam trabalhar em um nível mais profundo, como o acesso à memórias guardadas desde a infância.

4. Hipnose Não Existe? Monstros e Varinhas de Condão

Escrito pelo Doutor em Psicologia Clínica, Steven Heller, e por Terry Lee Steele, é indicado para pessoas interessadas em Hipnose Ericksoniana e Programação Neurolinguística.

Cheio de metáforas e exemplos brilhantes, a obra leva o leitor a trilhar o caminho do inconsciente, desmistificando o estado hipnótico — que para muitas pessoas tem uma imagem estereotipada.

Ao longo da leitura, você aprenderá sobre hipnose, mas a obra não se limita a isso. Ela também traz informações sobre:

  • Metáfora;

  • Amnésia;

  • Linguagem do inconsciente;

  • Sistema de crenças;

  • Transações hipnóticas;

  • Padrões de hipnose;

  • Mitos;

  • Imagens da realidade;

  • Fobias;

  • Criatividade; e

  • Âncoras.

Em Hipnose não existe? Monstros e Varinhas de Condão, o leitor tem acesso a diversos exemplos que revelam a magia embutida nas técnicas ericksonianas e na PNL.

Apesar de não ser um livro acadêmico, é uma valiosa ferramenta para os interessados no assunto, principalmente para aqueles que estudam o modelo Milton. Por fim, é uma obra que ensina a processar informações de forma criativa e a estabelecer uma comunicação eficaz.

5. Collected Papers: The Nature of Hypnosis and Suggestion

Considerado umas das autoridades no assunto mais respeitadas no mundo, Milton Erickson foi criador da psicoterapia breve e da hipnose moderna. Seus livros sobre hipnoterapia são leitura obrigatória para todos aqueles que desejam utilizá-la de forma séria.

Graças a ele, a hipnose foi reconhecida e incorporada como técnica psicoterápica nos Estados Unidos. Desde então, tem sido utilizada no tratamento de diversas patologias, além de atuar aliviando dores, substituindo anestesias e suprimindo traumas que não seriam resolvidos por meio de outras técnicas.

Apesar de não ser indicado para iniciantes, este material composto de 4 volumes de livros, é bastante valioso para o estudo da hipnoterapia. É ideal para quem busca estudos sobre teoria hipnótica e experimentação, uma vez que o autor — o próprio Milton Erickson — apresenta seus experimentos e experiências sobre hipnose.

Comece a ler livros sobre hipnoterapia!

Como você pode notar, existem ótimos livros sobre hipnoterapia disponíveis para você se especializar no assunto. Vale ressaltar que a leitura é de grande importância no aprendizado da hipnose, pois, além de ajudar na sua formação profissional, permite aprofundar os conhecimentos já adquiridos.

Os livros sobre hipnoterapia indicados neste texto podem ser facilmente encontrados em lojas online. Por este motivo, não perca a oportunidade de tê-los em sua lista de leituras e comece hoje mesmo a estudá-los.

Esperamos que você tenha gostado da nossa lista de livros sobre hipnoterapia e que estruture o seu tempo de estudo para se aprofundar mais no assunto. Uma boa maneira de fazer isso, é com um curso, confira as nossas opções de certificações em hipnose!