Hipnose na novela: entenda o método utilizado em “O Outro Lado do Paraíso”
Recentemente, a novela “O Outro Lado do Paraíso” (Globo) gerou polêmica ao abordar a hipnose em um de seus capítulos. Na trama, a personagem Laura — que possui traumas que a impedem de ter uma vida sexual saudável — recorre às sessões de hipnose e acaba recordando os abusos que sofreu do padrasto no passado.
Apesar de chamar a atenção de muitas pessoas — principalmente curiosos —, o método é sério e pode ser muito eficaz. Mas, desde que a finalidade seja terapêutica e que ele seja conduzido por profissionais capacitados. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), a hipnoterapia deve ser feita por psicólogos, médicos e odontólogos (nos casos de dor), em suas áreas de atuação.
Levando em conta o exemplo da hipnose na novela e a repercussão que gerou, preparamos este artigo. Por meio dele, você vai entender melhor como funciona a hipnose utilizada em terapias e por que a hipnose utilizada na novela não é a mais indicada. Confira!
A hipnose da novela pode mesmo ser utilizada em terapias?
A hipnose utilizada em terapias não se assemelha a hipnose na novela. Antes de tudo, ela deve ser conduzida por um profissional capacitado, o que não aconteceu. Na trama, Laura conta com a ajuda de uma advogada, a personagem Adriana, que afirma ter recursos para ajudá-la.
Em terapias, utiliza-se a hipnose ericksoniana. Se ela for feita de forma adequada e por um profissional confiável, pode ser bastante eficaz, inclusive em tratamentos de traumas. Além disso, o terapeuta em momento algum coloca o cliente em transe. Seu papel é apenas conduzir o processo.
O que um profissional precisa ter para aplicar este método em pacientes?
Encontrar um profissional habilitado para conduzir a hipnose terapêutica é fundamental para o sucesso da terapia. Geralmente, a hipnose é usada por psicólogos. No entanto, médicos, fisioterápicos, e odontólogos também pode aplicar o método em suas áreas.
Também podem aplicar a intervenção hipnótica outros profissionais que, embora não tenham formação na área de saúde, tenham capacitação em Hipnose Clínica e estejam inscritos na Associação Nacional dos Terapeutas. Nesses casos, esses profissionais são treinados para conduzir a hipnose de forma adequada, já que o hipnoterapeuta é o responsável por guiar o paciente, de modo que ele encontra em si mesmo a melhora para seu quadro.
A hipnose na novela da Globo foi um exemplo em que a sessão foi conduzida por uma pessoa despreparada. Existem vários riscos nesse tipo de intervenção. Alguns deles são:
- passar por situações constrangedoras;
- ser controlado pelo hipnotizador;
- acreditar que a hipnose pode fazer milagres;
- não ter suporte em situações como crises de ansiedade.
Em quais casos a hipnose é indicada?
Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), a hipnose pode ser utilizada para:
- controle de hábitos (como o tabagismo);
- condições psicossomáticas;
- alívio de dor;
- liberação de memórias reprimidas;
- tratamento de fobias;
- ansiedade e angústia;
- conflitos internos;
- falta de sono;
- problemas de fundo emocional;
- estresse;
- cirurgias e outros procedimentos médicos;
- dentre outras coisas.
Como se trata de um recurso médico para acessar informações inconscientes e, por meio delas, descobrir bloqueios e temas reprimidos, é imprescindível ajuda profissional. Por esse motivo, a sessão de hipnose na novela vai contra o recomendado não só pelo CFM, mas também pelo Conselho Federal de Psicologia.
Como funciona uma “sessão de hipnose”?
Antes de tudo, é importante ressaltar que na hipnose ericksoniana, o cliente fica consciente durante todo o processo. Isso afasta o mito de que o hipnoterapeuta tem controle sobre suas ações, como acontece nos shows de hipnose.
Basicamente, o que ocorre na sessão de hipnose ericksoniana é bem diferente do que aconteceu na hipnose na novela “O Outro Lado do Paraíso”. Neste caso, o procedimento tem início com uma conversa entre o cliente e o hipnoterapeuta, oportunidade em que serão discutidos os objetivos do tratamento.
Durante as sessões, o facilitador aplicará técnicas com a finalidade de acalmar a mente do cliente, de modo que ele entre em um estado de consciência aumentada e fique com o corpo totalmente relaxado. Esse estado alterado da mente permite que a pessoa faça um mergulho interior e preste atenção em coisas que não costuma focar no dia a dia.
Após a sessão, a pessoa tem nítido conhecimento sobre tudo o que foi explorado. Isso já é suficiente para que ela se sinta segura, principalmente quando ela tem receio de se submeter à técnica.
Qual a posição do conselho de psicologia sobre a hipnose na novela da Globo?
O Conselho Federal de Psicologia (CFP), em nota publicada em seu site, declarou que a Rede Globo prestou um desserviço à população brasileira. De acordo com o Conselho, a novela tratou com simplismo o sofrimento da personagem.
Destacou que existe um consenso no Brasil de que questões como essa — traumas emocionais causados por abuso sexual e outros de fundo emocional — devem ser tratadas por profissionais da Psicologia, que são habilitados para isso.
Além disso, o CFP saudou as manifestações de grupos e escolas de coaching que, assim como o Conselho, manifestou-se sobre a cena e destacaram que transtornos mentais devem ser tratados por profissionais com competências e experiências terapêuticas.
Como você pode notar, a hipnose na novela pode ter chamado a atenção de curiosos e leigos no assunto. Mas, para quem conhece a seriedade da hipnose como tratamento terapêutico, a cena não representa o que acontece nas sessões conduzidas por profissionais habilitados.
É possível que muitos profissionais ofereçam este serviço, já que a tendência é que a procura pela hipnose aumente. Por este motivo, é preciso ficar atento na hora de escolher o profissional e não acreditar em tudo o que vê na televisão.
Esclareceu as suas dúvidas sobre a hipnose na novela? Você sabia que o ACT Institute possui a melhor formação de Hipnose Ericksoniana do Brasil? Conheça os nossos cursos e aproveite os nossos artigos para se aprofundar mais neste tema!