Hipnose ericksoniana: como pensar de forma diferente

Vamos lá, para falar sobre a hipnose ericksoniana, eu começarei abordando a linearidade da lógica (vai fazer sentido daqui a pouco). Ela é definida como um processo de pensamento que segue ciclos conhecidos ou progressão passo-a-passo em que uma resposta a um passo deve ser elucidada antes que outro passo seja dado.

 

Método Socrático

Para exemplificar melhor, se a = b e b = c, então a = c. Pensando em linha reta! Nesse sentido, a aplicação do pensamento linear pode ser encontrada no Método Socrático. É uma forma de investigação e debate entre indivíduos com pontos de vista opostos baseados em perguntas e respostas para estimular o pensamento racional e iluminar idéias.

Aprendemos raciocínio matemático e dedutivo, e tendemos a aplicar esses processos lógicos à vida cotidiana usando nossas mentes conscientes (córtex pré-frontal). Isso representa menos de 10% da capacidade do cérebro.

 

Mas por que eu estou falando de tudo isso?

 

É que o nosso impulso para o raciocínio matemático vem da necessidade de categorizar e rotular as experiências em nossas mentes e fazer projeções sobre qual será o resultado de uma ação. Nós comparamos nossas expectativas com nossa experiência, pesamos as semelhanças e ajustamos nossos processos de pensamento conforme necessário.

 

Os perigos da lógica

Existe o perigo de confiar demais na lógica. O pensamento lógico exclui mais de 90% da nossa capacidade mental! Existe também o perigo na determinação do ponto de partida. Uma vez escolhido um ponto de partida, há um número limitado de conclusões lógicas para um problema.

 

Calma! Eu vou exemplificar. Imagine um dono de loja que acredita que ele deve aumentar suas receitas para aumentar seus lucros. Ele tenta vários métodos, incluindo publicidade, aumento de estoque e agrupamento de produtos para fazer todas as vendas possíveis para seus clientes. Mas ele esqueceu que também poderia reduzir seus custos para aumentar os lucros e, com isso, deixou de lado o que poderia ser muito menos exigente.

Este exemplo é simplista, mas ressalta que para qualquer processo lógico deve haver uma verdade decidida como ponto de partida. E a beleza da lógica é que ela nos permite alcançar uma resposta a partir de um determinado ponto de partida. É fácil, no entanto, confiar nos pontos de partida simplesmente porque eles são o que usamos durante toda a vida – pontos de partida que podem ser falsos ou que nos impedem de encontrar uma resposta muito melhor.

 

Pensamento não linear e a hipnose ericksoniana

O pensamento humano é caracterizado pela expansão em múltiplas direções e não em apenas uma direção, com base no conceito de que há vários pontos de partida a partir dos quais é possível aplicar a lógica a um problema.

 

O pensamento não linear é menos constritivo – deixando o lado inconsciente correr solto porque não está restrito à lógica linear. É como deixar uma criança correr solta em uma caminhada até uma montanha – qualquer coisa de interesse será minuciosamente investigada antes de pular para a próxima

 

Também é muito parecido com o brainstorming – permitindo que os pensamentos fluam sem impedimentos nas tentativas de chegar a algo especial no processo. É o processo criativo. O pensamento não linear aumenta os resultados possíveis por não definir um ponto de partida específico para nenhum processo lógico. Pelo contrário, começa a partir de vários pontos simultaneamente.

Sabemos que os humanos são criaturas emocionais e sentimentais. Uma vez satisfeitas as necessidades básicas, nossa vida depende de como nos sentimos, do que ansiamos – e que muitas vezes não tem nada a ver com lógica ou pensamento racional. No entanto, em qualquer processo lógico, deve haver uma verdade decidida como ponto de partida – e essa “verdade” é frequentemente distorcida por nossas emoções ou sentimentos.

A mente inconsciente usa pensamento não linear. Não é necessariamente lógico. Baseia-se principalmente no que sentimos – não tanto no que pensamos. Pode pular para frente, pular de um lado para o outro, os opostos podem existir no mesmo espaço ao mesmo tempo e sem conflito, na tentativa de ver o quadro maior e reorganizar os padrões de informação e vida em um todo mais produtivo.

 

A hipnose ericksoniana permite a união com o cliente e apoia uma intervenção não linear como forma de expandir a mente inconsciente e desencadear novos caminhos associativos. Então, o terapeuta se afasta e confia na sabedoria do inconsciente do cliente – e permite ao cliente o respeito e a dignidade de criar suas próprias soluções.

É preciso muita prática e aprender a nos sentir confortáveis com nossos próprios processos inconscientes e com a sabedoria e os processos inconscientes de nosso cliente. Todos nós podemos fazer isso, especialmente se praticarmos, praticarmos e praticarmos.

A mente inconsciente é o núcleo da hipnose ericksoniana. As estratégias ericksonianas e sua eficácia também dependem das habilidades dos facilitadores para entrar e usar as possibilidades criativas e ilimitadas de suas próprias mentes não lineares.

 

Se quiser saber mais sobre a Hipnose Ericksoniana e como a prática pode te ajudar tanto no pessoal quanto no profissional, clique aqui e baixe gratuitamente o e-book “A Hipnose Ericksoniana – O Poder da Comunicação com o Inconsciente˜.

Você vê as coisas; e você diz: “Por quê?” Mas eu sonho com coisas que nunca foram; e eu digo: “Por que não?”

George Bernard Shaw

 

Grande abraço,

 

Dr. Stephen Paul Adler