Como é a meditação guiada dentro da Hipnose Ericksoniana

A meditação traz inúmeros benefícios para quem a pratica, essa técnica impacta em todo o organismo, porque provoca algumas mudanças estruturais no cérebro, como no córtex (área usada para o pensamento abstrato e a introspecção) e o hipocampo, fundamental para a memória. 

Essa atividade também mexe com parte do sistema neurológico responsável por como o corpo reage a situações de estresse, o que costuma deixar a pessoa mais tranquila. Neste artigo, vamos falar do que é a meditação guiada dentro da filosofia de Erickson. 

Meditação Guiada

Meditação guiada pura e simples, é aquela onde o mediador te dá comandos diretos, por exemplo: “olhe agora para esse jardim, veja a cor verde, a grama alta, perceba o seu pé direito tocando a grama…”. 

Neste tipo de meditação existe uma diretividade, assim como no transe tradicional, que faz uso de “Sugestões Diretas”, ou seja, de uma linguagem de comando para acessar o cliente.  Nesta abordagem, o especialista conduz as sessões de acordo com sua própria avaliação, sem considerar o paciente como protagonista. 

Meditação Ericksoniana

O contexto da meditação ericksoniana é dado de forma indireta ao meditador, por exemplo: “Respire na dança infinita do universo e se abra não da minha maneira, mas da sua maneira, a aquele fio invisível que une o todo a tudo. Como seria você encontrar o ritmo da própria respiração, e respirar comigo no ritmo dos córregos e das montanhas, e talvez ao falar montanhas, você visualize: jardins, praias ou o próprio céu o infinito, eu não sei, mas você saberá”. 

Percebe a diferença? Na meditação ericksoniana existe um contexto, mas ele é entregue ao meditador de forma indireta, as sugestões são quase um poema, tornando a mensagem sem diretividade e o inconsciente preenche o que “falta”. 

O transe ericksoniano faz uso de “Sugestões Indiretas”, para acessar com mais efetividade a sabedoria do inconsciente, local onde as mudanças de comportamento realmente acontecem. Histórias e metáforas são utilizadas neste processo, feito em sistema de total cocriação, respeitando as necessidades individuais, assim como a participação do paciente.

A meditação é uma atividade simples e milenar, que pode ser a receita para melhorar a saúde e qualidade de vida de quem a pratica. Vale destacar que nas últimas décadas, a prática recebeu o aval da ciência como aliada em diversos tratamentos de doenças.

Neste momento, uma boa opção para auxiliar na meditação, principalmente na comunicação com a mente inconsciente, é a hipnose ericksoniana. Se você quer saber mais, Clique aqui e baixe gratuitamente o e-book “A Hipnose Ericksoniana – O Poder da Comunicação com o Inconsciente.