ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

COMO ATINGIR SEUS OBJETIVOS?

Você realmente sabe o que significa ter um objetivo? Quando falamos em objetivo, falamos a respeito de um fim que desejamos atingir, um “alvo definido em metas”. Podemos afirmar que existem 3 tipos de objetivos: rotineiros, de aperfeiçoamento e inovadores.

 

Objetivos rotineiros – São aqueles do cotidiano, que servem como padrão de desempenho do nosso dia a dia, podendo ultrapassar anos e anos. 

 

Objetivos de aperfeiçoamento – São aqueles que servem para melhorar e alavancar resultados, aperfeiçoando e desenvolvendo ainda mais aquilo que já existe.

 

Objetivos inovadores – São aqueles que incorporam ou agregam algo totalmente novo em nossas vidas ou ambiente de trabalho.

 

Seja qual for o tipo de objetivo que você tenha, a melhor ferramenta que podemos encontrar à nossa disposição para conseguir alcançá-lo encontra-se dentro de nós: a fé! Quando temos fé em nossas metas, quando acreditamos que elas darão certo, nossos planos não ficam à mercê de circunstâncias. Segundo estudiosos, a probabilidade que temos de atingir nossos objetivos é baseada em:

 

  • Ouvir uma ideia: 10%
  • Decidir adotar uma ideia: 25%
  • Decidir quando realizar: 40%
  • Planejar como realizar: 50%
  • Comprometer-se com os outros: 65%
  • Estabelecer um compromisso e relatar resultados para os outros: 95%

 

  1. Ouvir uma ideia – Quando ouvimos uma ideia, nos abrimos a novas possibilidades. A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”, Albert Einstein. Saber ouvir é o primeiro passo para alcançar seus objetivos. 
  2. Decidir adotar uma ideia – Quando decidimos adotar uma ideia, passamos a pensar nas ações que teremos que realizar e os recursos que precisaremos para começar a pôr em prática as ideias. 
  3. Decidir quando realizar – Depois de adotarmos uma ideia, precisamos estipular metas e prazos para realizá-las, lembrando que todo prazo deve ser estipulado dentro de um tempo real para que sejamos capazes de cumpri-lo com êxito, obtendo os resultados que desejamos. 
  4. Planejar como realizar – Esse é o momento em que vamos levantar e analisar todos os recursos que possuímos para atingir nosso objetivo, de modo a programar nosso passo a passo, nossas metas diárias para caminhar o caminho rumo ao que desejamos.
  5. Comprometer-se com os outros – Quando traçamos nosso planejamento e nos comprometemos com nós mesmos, temos bons resultados, mas quando nos comprometemos com outras pessoas, a possibilidade de nossos resultados serem extraordinários aumentam consideravelmente. Ao declararmos ao universo nossas intenções e planos, assumimos responsabilidades infinitamente maiores para conosco e com as pessoas com as quais nos relacionamos. 
  6. Estabelecer o compromisso de relatar os resultados para os outros – Ao caminhar o caminho rumo a nossos objetivos obtemos resultados que nos ajudarão a perceber se estamos no caminho do sucesso ou fracassando em algum momento. Ao compartilharmos com outras pessoas os resultados de nossa caminhada, sejam eles positivos ou não, enxergamos com mais clareza cada uma das “falhas”, podendo replanejar nossas ações para que nosso desempenho rumo ao que desejamos alcance a excelência. 

 

Um exemplo de que se tivermos fé em nós mesmos e caminharmos o caminho em direção a nossos objetivos, seremos capazes de coisas incríveis. Por exemplo, durante vários anos, acreditava-se ser impossível para um ser humano correr 1,6km em menos de 4 minutos, mas na década de 50, Roger Bannister rompeu essa crença. Ele se candidatou a realizar o que até então era considerado “impossível” não apenas pela prática física, mas também pela capacidade de programar sua mente para realizar a tarefa em 4 minutos. O mais incrível de tudo isso foi o que Roger fez pelas pessoas. Durante toda a história da humanidade, ninguém jamais conseguiu percorrer a distância de 1,6km em 4 minutos, mas ele o fez, e 1 ano após realizar seu feito, 37 outros corredores também o fizeram.  

A experiência de Roger Bannister criou uma nova crença nas pessoas, uma crença fortalecedora de que é possível fazer o impossível, basta nos propormos a isso e nos prepararmos física e mentalmente. Assim, a lição que fica é: se desejamos chegar longe, realizar sonhos e atingir objetivos nunca antes alcançados, devemos acima de qualquer coisa ter fé, acreditar que somos capazes de conseguir. Como diria o escritor francês André Gide, a convicção que se torna verdade para cada um de nós, deve ser aquela que nos permita fazer melhor uso de nossa força, e nos ajude a perceber nossas virtudes. 

Como anda a sua capacidade de ouvir e adotar ideias? E a sua capacidade de decidir quando e como realizá-las? Qual o comprometimento que você está tendo com você mesmo e com os outros? Você está realmente assumindo o compromisso de apresentar resultados às pessoas com as quais se comprometeu?

Quando as respostas a esses questionamentos forem positivas, e a fé em nós mesmos for mais poderosa do que qualquer crença limitante, a probabilidade de atingirmos nossos objetivos se multiplicará e consequentemente nossos resultados serão os mais incríveis que pudermos ter. “Tudo é possível ao que crê” (Marcos 9:23)