ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

Como a espiritualidade ajuda a atingir metas concretas?

Engana-se quem pensa que a espiritualidade oferece benefícios apenas no patamar espiritual. Para quem não sabe, ela pode oferecer grande ajuda em várias esferas da sua vida, o que surpreende muitas pessoas. Ela pode fazer com que você fique mais tranquilo e focado, por exemplo, conquistando aqueles objetivos com que tanto sonhou.

Se você quer entender melhor como ela pode te ajudar a atingir as metas que tanto idealiza, então está no lugar correto. Hoje vamos abordar esses pontos e explicar como, com eles, vai ficar mais fácil chegar aonde sempre almejou. Confira!

O que é espiritualidade, afinal?

Muitas pessoas confundem religião com espiritualidade, mas é bom desmistificar esse conceito logo de cara. Existem pessoas religiosas e que não são espirituais, enquanto outras buscam desenvolver a espiritualidade, mas de forma totalmente independente de uma religião. Portanto, antes de começarmos, deixe essa ideia de lado!

A espiritualidade é uma definição um pouco abstrata, pois pode variar dependendo da perspectiva de cada um. Ainda assim, ela é normalmente entendida como a forma como cada ser humano busca um significado para a vida, explorando, assim, conceitos que vão além do que é tangível ou do que é completamente explicável.

Vale lembrar que não tem nada a ver com uma negação da racionalidade, mas sim como uma forma de cuidar do seu lado espiritual. Esse é outro engano comum (e acaba fazendo que algumas pessoas desistam desse lado).

A espiritualidade é uma parte importante do desenvolvimento humano, já que funciona como um instrumento da mente para atingir metas concretas.

Como ela pode me ajudar a conquistar minhas metas?

Depois de entender de forma mais clara o que a espiritualidade é, você deve estar se perguntando como ela pode ser uma aliada nesse processo, certo? Veja alguns pontos que elencamos na postagem de hoje:

Ajuda a aumentar o foco

Pessoas que dedicam algum tempo do seu dia a oração, meditação ou qualquer outra prática espiritual costumam ser mais tranquilas e serenas. O resultado disso é um crescimento no foco. Se você não acredita, pense que esse é um momento em que o seu cérebro dá uma desacelerada e, então, consegue se concentrar com ainda mais facilidade.

Uma coisa é fato: ter sua mente livre e descansada é uma das melhores maneiras de ver suas metas com clareza e correr atrás delas! Então, não deixe de cuidar desse ponto.

Faz com que você seja mais proativo

A espiritualidade também faz com que você consiga entender tudo com mais facilidade. Como você para alguns momentos para pensar e refletir, acaba ponderando várias questões de vida. Essa é uma maneira interessante de enxergar tudo de forma mais macro e os impactos que cada uma das suas ações terá.

Pare e pense: visualizando dessa forma, fica mais fácil ser proativo e assumir o papel de protagonista da sua vida (e a proatividade é um fator fundamental para quem quer o alcance de metas).

Auxilia na mobilização dos recursos interiores

A forma como você se relaciona com seu eu interior também é definidora em vários sentidos. Ela faz com que consiga tirar forças e determinação de lugares que você nem sabia que existiam. Tudo isso se você conseguiu visualizar a sua meta e o que você precisa fazer para chegar lá.

Por essas e outras, a espiritualidade é uma maneira interessante de mobilizar todo esse recurso, para te aproximar dos seus ideais e planos. É isso mesmo: a força que existe dentro de você pode te deixar mais próximo dos seus objetivos e sonhos de vida.

Facilita a definição de resoluções

O momento de traçar as metas e entender para onde você quer guiar a sua vida também pode ser afetado pela espiritualidade. Isso porque, por mais que tenhamos metas traçadas e definidas para curto, médio e longo prazo, outros objetivos podem surgir ou ainda sofrer alterações. Isso acontece a todo tempo, não é mesmo?

A espiritualidade faz com que você olhe para dentro de você e consiga perceber com mais clareza aonde quer chegar, te guiando em momentos de instabilidade e funcionando como um verdadeiro norteador. Esse ponto é um grande diferencial, principalmente com tantas imposições que recebemos da sociedade nos dias de hoje.

Imprime a visão de celebrar cada vitória

Muitas vezes, acabamos esquecendo que o percurso é tão importante quanto o objetivo que tanto almejamos. Para sair um pouco dessa pressão, que é cada vez mais sufocante, é muito importante celebrar cada vitória, independentemente de ela ser pequena ou grande. Pense que ela te aproxima do seu sonho grande, então merece ser celebrada!

Essa é uma forma de trazer uma boa sensação para o seu corpo e mente, dando aquela motivada para que você continue progredindo. Esse ponto pode parecer simplório em um primeiro momento, mas faz uma diferença e tanto, já que é um verdadeiro impulsionador.

Aumenta a autoestima

A forma como você se enxerga é definidora para te aproximar ou afastar dos seus sonhos e metas pessoais. O que poucas pessoas sabem é que a espiritualidade pode aumentar sua autoestima.

Não acredita? Pois pense que esse ponto faz com que você se perceba como um ser humano muito mais completo, então é natural que você fique mais feliz e confiante também.

Ajuda a deixar os hábitos negativos de lado

O hábito de olhar para si também faz com que seja mais fácil perceber pontos de melhoria. Essa é uma ótima forma de abandonar de uma vez por todas aqueles hábitos negativos que fazem tão mal e acabam corrompendo vários aspectos da sua vida.

Isso é muito bom, pois faz com que suas habilidades positivas tenham mais espaço. O resultado disso tudo é uma aproximação ainda maior das suas metas.

Agora que você já sabe o papel que a espiritualidade tem na sua vida, não deixe de fazer com que ela tenha cada vez mais espaço! Os resultados são incríveis, e você vai perceber que as suas metas vão se tornar mais alcançáveis com esse processo.

Para fazer com que esse conteúdo ajude outras pessoas, que tal compartilhá-lo nas redes sociais? Essa é uma forma de ajudar seus amigos também!