ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

Com a palavra, Dr. Stephen Paul Adler

Outra jornada se inicia. Depois de 50 anos morando em Nova York e viajando ida e volta para São Paulo e para muitos outros locais de treinamentos ao redor do mundo, fiz a opção de me mudar de vez para São Paulo. Lecionei ao redor do mundo e posso dizer que o trabalho de Milton H. Erickson está mais vivo, vital, crescente e evoluindo no Brasil. Tornou-se óbvio que é aqui que eu preciso estar! Lar é onde está o coração e meu coração está com o meu trabalho no Brasil.

 

Alunos interessados em participar de treinamentos certificados intensivos e internacionais estão respondendo muito bem ao nosso instituto de treinamento por todo o Brasil e América do Sul. Eu acredito que o Brasil seja o lar mais dinâmico da Hipnose Ericksoniana Clínica.

 

O Brasil fornece as maiores possibilidades para avançar em suas contribuições e expandir seu trabalho para incluir as descobertas mais recentes no campo da saúde mental. Erickson nunca quis que a evolução do seu trabalho parasse com sua morte há mais de 45 anos. Meu trabalho e o foco do ACT Institute é integrar tudo o que aprendemos nos últimos anos nas artes de cura com os principais componentes da filosofia e do trabalho de Erickson.

 

Espero, através deste blog, compartilhar meus mais de 50 anos de experiência clínica e aprofundar sua compreensão dos conceitos Ericksonianos, bem como ajudar a consolidar as descobertas mais recentes da psicologia, neurobiologia e áreas afins com o trabalho dele e o seu.

 

Nos meus anos de prática clínica, tendo inicialmente sido treinado por vários psicanalistas que Freud analisou e treinou, tive a sorte de continuar minha educação com os fundadores da maioria das mais novas e inovadoras psicoterapias que surgiram depois de Freud.

 

Fui ambos, paciente e terapeuta, fiz o treinamento em 19 modalidades diferentes e tenho a vantagem única de conhecer o campo da psicoterapia em todas as suas formas desde o início… de dentro para fora. Estou ansioso para compartilhar o que sei com você. Junte-se a mim na crista da terceira onda da psicoterapia. Junte-se a mim nesta jornada!

 

Ondas na Psicoterapia

120 anos depois, o que sabemos que funciona…

 

PRIMEIRA ONDA: 1896

Freud, o fundador da Psicanálise, e os neofreudianos, têm o foco na importância do passado, trazendo o que é inconsciente para o consciente através da análise e interpretação das respostas dos pacientes. Esses, por sua vez, eram capazes de construir um modelo consciente de sua história externa e de fazer algumas mudanças nas suas vidas, mas não no tom emocional… será que algo estava faltando?

 

SEGUNDA ONDA: 1940

Fritz e Laura Perls são os fundadores da Terapia Gestalt – que foca no aqui e agora buscando por soluções (soluções não são resoluções). É uma terapia comportamental que pré-define programas e mudam a linguagem do paciente, resultando em mudanças nas suas vidas. Quando eles acertavam, acertavam, mas quando erravam, erravam muito! Algo ainda estava faltando…

 

TERCEIRA ONDA: anos 1950

Milton H. Erickson, Carl Rogers, Eugene Gendlin, Abraham Maslow, Rollo May, Viktor Frankl focam no rapport, na conexão, engajamento, na experiência relacional co-criada pelo cliente e pelo terapeuta, que compreende os problemas e conta com a confiança no inconsciente para encontrar uma resolução. Trata questões como:

  • O impacto do trauma e como trabalhar com o trauma;
  • Como apoiar a integração;
  • Como aliviar o cliente para promover a consolidação.

Finalmente, um foco na tríade cabeça, coração e alma …ou intelecto, sentimentos e espírito.

Agora nada está faltando.

 

Segredo da Terceira Onda

As contribuições daqueles que citei estão, agora, sendo apoiadas por uma grande quantidade de pesquisas vindas da Inglaterra, Europa e, mais recentemente, dos Estados Unidos. A Hipnose Ericksoniana é a terapia que mais intimamente incorpora, de acordo com as pesquisas mais atuais, as importantes condições necessárias para o tratamento eficaz.

 

Embora ela não seja a única forma de tratamento a ser usada, sempre representa uma contribuição positiva para o bem-estar dos pacientes, e o mais importante é que ela não tem efeitos colaterais negativos. Era o que estava faltando!

 

 

Atitudes do Terapeuta na Terceira Onda

 

OS CLIENTES SÃO OS ÚNICOS PERITOS EM SI MESMOS DENTRO DA SALA.

O TERAPEUTA DEVE SER CAPAZ DE ESCUTAR EM UM NÍVEL PROFUNDO.

O TERAPEUTA DEVE SER CAPAZ DE OBSERVAR EM UM NÍVEL PROFUNDO.

O TERAPEUTA DEVE SER CAPAZ DE OBSERVAR EM UM NÍVEL PROFUNDO.

O TERAPEUTA DEVE SUSPENDER SUAS PRÓPRIAS CRENÇAS.

O TERAPEUTA ENTRA NO MUNDO INTERNO DO PACIENTE.

O TERAPEUTA CO-CRIA COM O PACIENTE.

O TERAPEUTA ESTABELECE RAPPORT.

O TERAPEUTA ESTABELECE UMA CONEXÃO.

 

O TERAPEUTA TEM ENGAJAMENTO COM O PACIENTE.

 

O TERAPEUTA CONFIA NO INCONSCIENTE DO PACIENTE PARA DESENVOLVER UMA RESOLUÇÃO. NUNCA PROCURA POR SOLUÇÕES.

 

 

 

A vida é um fluxo… e uma vez que seu inconsciente estabelece a meta de desbloquear, o fluxo retornará e cuidará do resto.

 

O trabalho de Erickson permite que você fale diretamente com o inconsciente, usando a linguagem do inconsciente e conecta você ao sistema límbico e ao cérebro primitivo… onde a real mudança acontece. Somente 5% da mudança é produto do córtex pré-frontal. A Hipnose Ericksoniana é isso… ela faz isso. Ela é um aspecto importante da essência da Terceira Onda.

 

Venha se juntar a mim na crista dessa Onda!

 

Grande Abraço,

 

Dr. Stephen Paul Adler