ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

13 filmes de psicologia que todo profissional deveria assistir

A psicologia tem sido uma das áreas mais abordadas pelo cinema. São diversos filmes de psicologia sobre temas como depressão, suicídio, histeria, esquizofrenia, transtorno de ansiedade e outros distúrbios, fazendo com que o público tenha mais conhecimento sobre essas temáticas.

Se você é estudante de psicologia ou já exerce a profissão, não pode perder essa lista. São 13 filmes que vão aprimorar seus conhecimentos e servir de estudo para os mais diversos casos. Não perca!

1. Cisne Negro (2011)

Estrelado pela atriz Natalie Portman, o longa conta a história de uma bailarina (Nina) muito talentosa e prestes a atingir o auge da carreira. Porém, sua instabilidade emocional pode colocar tudo a perder, principalmente quando ela começa a perder a conexão com a realidade, dando lugar a obsessões ocasionadas por uma grande pressão.

O filme aborda temas como desenvolvimento, relações afetivas, psicose, neurose, busca pela perfeição, entre outros. Além disso, mostra a importância de superar as próprias sombras, a busca da libertação pessoal e a aceitação de si mesmo.

2. Gênio Indomável (1997)

Will Hunting (Matt Damon) é um gênio da matemática que tem seus talentos descobertos por um professor de psicologia (Robin Williams) que trabalha na Universidade onde é faxineiro. Abusado desde a infância, o jovem cresceu com distúrbios emocionais que o impediram de descobrir seu real potencial, até que esse professor oferece a ajuda que ele precisa.

Gênio Indomável é uma ótima oportunidade para estudantes e para o ensino da psicologia, uma vez que aborda a difícil relação terapêutica entre os dois personagens.

3. A Pele em que Habito (2011)

Nesse longa, o Dr. Robert Ledgard é um obcecado e renomado cirurgião que tem problemas emocionais após sua esposa ter a pele totalmente queimada, após um acidente de carro. Desde então, ele dedica sua vida e conhecimentos na criação de uma pele que a teria salvo.

Luto, relações familiares, saúde mental, identidade e autocontrole são alguns dos temas em destaque no filme.

4. Ilha do Medo (2010)

Leonardo DiCaprio interpreta o policial Teddy Daniels, que, junto com seu parceiro, vai ao Shutter Island Ashecliffe Hospital, com a missão de encontrar um paciente desaparecido. Mas, ao chegar lá, coisas estranhas começam a acontecer, abalando a sanidade mental de alguns personagens.

O longa abre caminho para análises psicológicas ricas e muito interessantes, sendo um prato cheio para estudantes da área.

5. Divertida Mente (2015)

Apesar de ser uma animação, o longa Divertida Mente é um ótimo material de estudos em psicologia. Trata-se da história de uma da garotinha Riley (Kaitlyn Dias), que está prestes a mudar de cidade e abandonar os amigos e a escola. Enquanto isso, suas emoções passam por uma verdadeira confusão sob a ótica de, nada mais, nada menos, suas próprias emoções.

De forma bem-humorada e didática ele mostra a importância da emoção na vida das pessoas e como elas assumem valor na vida de cada uma.

6. Identidade (2003)

Nesse suspense de 2003, estrelado por John Cusack, um grupo de estrangeiro se vê em situações de perigo ao se hospedar em um motel após uma chuva torrencial. Enquanto acontece uma onda de assassinatos, um psiquiatra tenta provar a inocência de um homem que está sendo acusado de ser um assassino.

Além de ser um suspense intrigante, Identidade lida com desordem emocional, e aborda múltiplas personalidades.

7. Reine sobre Mim (2007)

Reine sobre mim mostra a história de Alan (Don Cheadle), um dentista de Nova York que reencontra um velho amigo de faculdade e descobre que sua família foi toda vítima do atentado de 11 de setembro. Agora, ele percebe que precisa ajudar o velho amigo a superar suas dores e seguir em frente

Esse filme é uma boa oportunidade de estudo, principalmente sobre os temas: estresse pós-traumático, transtorno depressivo e luto.

8. Caótica Ana (2007)

Esse drama conta a história da jovem Ana (Manuela Vellés), que sofre estupro e busca, nas sessões de hipnose, lembrar-se de mais detalhes e resolver um capítulo inacabado e traumático da sua vida.

9. Hipnose (2002)

O filme conta a trajetória de uma investigadora policial (Shirley Henderson) que procura um psicólogo para ajudá-la a parar de fumar por meio da hipnose. Em uma das sessões, a policial tem visões que podem ajudar a desvendar um assassinato, fazendo com que ela se torne a chave para esse mistério.

Indicado para os amantes da hipnoterapia, a história mostra que ela é utilizada como tratamento para parar de fumar e também para explorar os mistérios da mente.

10. Um Método Perigoso (2011)

Esse filme aborda nada menos que a parceria entre Carl Jung (Michael Fassbender) e Sigmund Freud (Viggo Mortensen) e a conturbada relação deles com a paciente Sabina Spielrein (Keira Knightley). Além disso, o longa mostra como essa parceria fez nascer a psicanálise, sendo um ótimo objeto de estudo para estudantes e interessados na Psicologia.

11. Um Estranho no Ninho (1975)

Ganhador de muitos Oscars, esse filme traz Jack Nicholson, interpretando um criminoso que, para se livrar da prisão, alega problemas mentais e vai parar em um hospital psiquiátrico para fazer tratamento. Ao longo do filme, o personagem se depara com situações desagradáveis como falta de cuidados e abusos e levanta a voz contra o funcionamento do local.

O que chama a atenção é que vários figurantes são pessoas com reais problemas mentais, fazendo com que a trama se torne rica e cheia de lições para os amantes da Psicologia.

12. Freud, Além da Alma (1962)

O filme se passa em 1885, quando Freud registra seus maiores avanços usando a hipnose, tendo como paciente uma jovem que é atormentada por pesadelos e não consegue tomar água. Nesse longa, é impossível não se interessar pelos mistérios do ser humano e ver a psicanálise e a capacidade de enfrentar traumas por meio da hipnose.

É uma boa dica para quem se interessa pelo assunto e quer ver a hipnoterapia como uma das estratégias no tratamento para fobias, traumas e outras queixas psicossomáticas.

13. Nise, O Coração da Loucura (2015)

O filme conta a história da psiquiatra brasileira Nise da Silveira, que questionou e trouxe à tona a discussão sobre os tratamentos violentos aplicados às pessoas com transtornos mentais. A luta de Nise começa na década de 40, quando luta contra o sistema e tenta inserir novas alternativas de tratamento voltadas para a arte e para o lúdico.

Um filme importante não apenas no contexto da psiquiatria e psicologia, mas também de cada um como instrumento de transformação da sociedade.

E então, gostou da lista de filmes de psicologia que apresentamos? Agora é conferir cada um deles e não esquecer de compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais!