Como Seguir em frente?
Tudo é passageiro em nossa vida. Não sabemos quando vamos perder algo ou alguém. Seja a morte de um ente querido ou de um animal de estimação, a perda de um emprego, a mudança para outro país, um término de relacionamento…
A cicatriz da perda sempre fará parte da nossa história, mas ela não pode ser um impeditivo de nos fazer seguir em frente.
Cada pessoa reage de uma forma particular ao sofrer uma perda, mas assim como todos os sentimentos, o luto precisa ser vivido, sentido e compreendido, para que possamos descobrir e construir um novo sentido para sua vida. É um processo e uma oportunidade de transformação.
Mesmo que a dor esteja muito forte hoje, é possível encontrar caminhos para processar a perda de uma forma leve e afetuosa.
Criando o Espaço para Perda e o Luto
A pandemia tem multiplicado nossas perdas e é preciso abrir-se para processar os sentimentos difíceis associados a estas duras mudanças que impactam nossa vida. Se nossas perdas do passado e do momento atual em nossas vidas não forem expressas, isto eventualmente se transformará em Estresse Pós-Traumático.
Buscando auxiliar os enlutados na construção de um novo sentido e no desenvolvimento de recursos de enfrentamento, o ACT Institute preparou este treinamento para você aprender intervenções específicas e assim promover um processo de cura mais eficaz em seus pacientes.
O que você vai vivenciar neste treinamento:
- Como identificar e trazer consciência para suas próprias perdas que não foram processadas e que irão interferir em você, facilitando o processo de luto com seus clientes;
- O que constitui uma perda que precisa ser tratada na terapia;
- Como identificar as perdas dos clientes que não foram processadas e que os estão mantendo presos em suas vidas;
- Como a perda provoca instabilidade e desregulação persistente. O que pode ser feito para fornecer estabilidade e aumentar a tolerância ao caos interno causado pela perda;
- A importância dos rituais de luto e como co-criar rituais únicos com seu cliente;
- Componentes necessários do processo de perda e luto para que a cura ocorra;
- Diferenças importantes entre homens e mulheres no processo de luto;
- Lidar e compreender as emoções do seu cliente que surgem como parte do processo de luto:
Dor
Raiva
Hostilidade
Ferido
Tristeza
Lágrimas
Culpa
Desamparo - Transformar o luto de negativo em positivo;
- Exercícios específicos que facilitam o processo de luto;
- Transes específicos para usar durante todo o processo de luto;
- Como ficar presente com seu cliente durante o período de luto.
Com o Treinamento Internacional de Como Lidar com a Perda e o Luto você vai:
- Identificar e processar suas próprias perdas, que podem estar te impedindo de avançar com seus clientes;
- Saber como acolher melhor pessoas enlutadas;
- Ajudar seus clientes a estarem preparados para recaídas ocasionais;
- Melhorar a comunicação que está te bloqueando de ser a sua melhor versão;
- Conseguir ajudar de uma forma mais natural outras pessoas que estão em processo de luto;
- Ajudar seus clientes a perceberem que é possível transformar a dor em amor e em crescimento contínuo;
- Como tratar, perder, sofrer e facilitar o processo de luto de seus clientes.
Para quem é esta treinamento?
Para psicólogos, terapeutas e outros profissionais de saúde que desejam se aprofundar sobre o tema e aprender ferramentas interventivas para lidar com a perda e o processo de luto de seus clientes.
Veja o que dizem alguns alunos sobre essa experiência única:
“Foi uma experiência fantástica, a vivência experimentada e compartilhada pelos participantes, trouxe uma gama de conhecimento surpreendente. Considerando a dinâmica apresentada, o aprendizado pontual e pelos recursos apresentados para trabalhar as diversas situações apresentadas, concluo afirmando que me surpreendeu e, sem dúvida, foi uma experiência que dificilmente teria experimentado de outra forma.
O curso como um todo, trouxe-me conhecimentos pontuais para trabalhar esse tema – luto e perdas – no caso concreto, assim como as diversas possibilidades de ampliar os recursos partindo dos apresentados, acrescentado o que o cliente apresentar, para entregar-lhe conforme suas necessidades.”
Antonio Vidal de Lima
“Fiquei bastante mobilizada. Não tenho ainda uma palavra que possa fazer jus às sensações e mudanças que foram acionadas e quais processos ainda estão acontecendo no meu sistema. Ouvir as dores alheias e ter a honra de ver a condução do Dr Stephen enriqueceu meu rol de possibilidades para lidar melhor com minhas dores e dos meus pacientes.
Achei sensacional os Transes em série, levando à uma experiência vivencial única, me convidando a visitar lugares desconhecidos onde moravam alguns lutos que nem imaginava que habitavam em mim e o melhor de tudo, já abrindo perspectivas para suavizar as dores.”
Claudia Regina Teixeira Soares