ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

Você sabia que os poemas podem ser um caminho de cura?

poemas

Milton Erickson estudando sobre o funcionamento da mente inconsciente, percebeu que suas informações curativas são mais facilmente ativadas na medida que utilizamos de uma linguagem indireta, criativa e metafórica no processo clínico, como por exemplo os poemas.

Por identificar as características criativas do inconsciente, que se expressam como uma fonte ininterrupta de produção psíquica, e metafóricas, pelos seus conteúdos se expressarem de forma simbólica, ele pode incorporar esses elementos na linguagem hipnótica, potencializando muito as respostas curativas do inconsciente.

Características da Hipnose Ericksoniana

E apesar de todas as estratégias ericksonianas apresentarem essa característica indireta, a estratégia que mais incorpora essa dinâmica é a metáfora.

As metáforas são histórias capazes de incorporar, de forma simbólica, a dificuldade do cliente. Durante o processo do enredo dessa história é adicionado também uma informação curativa de forma simbólica, para que o cliente transitando no meio dessa narrativa consiga acessar, através da própria experiência, recursos valiosos aos seus objetivos.

Quando utilizamos as metáforas para fins terapêuticos, facilitamos o acesso a pontos dolorosos ou conflitantes, de uma maneira amorosa e não invasiva. E assim, conseguimos mudanças na compreensão do paciente sobre o problema e sugerimos soluções adequadas sem impor tarefas ou regras de comportamento.

Poemas na Hipnoterapia

Erickson quando falou de metáforas não só indicou a importância das histórias, mas também dos poemas. 

Os poemas têm uma linguagem poética, indireta, criativa e metafórica, então da mesma forma que podemos contar uma história onde a narrativa simbolize as características do problema do cliente e que fale de uma solução e um final feliz para o personagem, o mesmo podemos fazer com os poemas. 

É possível usar poemas já construídos ou adaptá-los, o importante é que de alguma maneira a narrativa traga um pouco das dificuldades do cliente, porém, dentro da linguagem poética também traga perspectiva saudáveis que vão estimular na experiência do transe ao paciente acessar informações curativas dentro da linguagem poética.

Poemas reais

Em resumo o poema utilizado precisa ser construído e adaptado a real necessidade do cliente, por exemplo, se um paciente tiver a característica de se conectar com uma linguagem mais rebuscada, é possível utilizar poemas que tem um conteúdo mais rebuscado, com uma linguagem mais complexa.

Isso serve para o contrário,  se o cliente tem uma linguagem mais simples é interessante buscar por poemas que tragam uma narrativa mais simples e acessível. Lembre-se sempre de personalizar as estratégias de acordo com a personalidade do paciente. 

Os poemas podem ser um excelente caminho de indução curativa, desde que estejam adaptados à linguagem e a necessidade do cliente.

E se você não sabe como utilizar metáforas, histórias e poemas no tratamento dos seus pacientes e quer aprimorar os seus conhecimentos, o ACT Institute possui uma Oficina de metáforas que pode te ajudar a melhorar a eficácia dos seus atendimentos terapêuticos. Para conhecer esse treinamento, clique aqui.

Newsletter ACT

Ao informar e enviar os meus dados eu aceito receber comunicados do ACT Institute, e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

 

ACT nas mídias sociais