ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

HIPNOSE ERICKSONIANA: INDO ALÉM DO CONTEXTO CLÍNICO

Hoje em dia, existe uma consciência muito bem sedimentada sobre o valor da Hipnose Ericksoniana para a dinâmica clínica, visando qualificar os processos terapêuticos de cura e desenvolvimento interior.

Psicólogos, Psicanalistas e Médicos, todos conectados com a área clínica, ao perceberem as contribuições da filosofia de cura de Milton Erickson, imergem nos cursos de formação, buscando aprender às tão famosas habilidades para lidar com a mente inconsciente, e assim se tornarem facilitadores melhores no trabalho terapêutico.

Apesar da demanda preferencial ser , direta ou indiretamente, o terreno da psicoterapia, cada vez mais administradores, professores, advogados e empresários vem ocupando as vagas de formação nos cursos de hipnose.

Mas afinal de contas a Hipnose Ericksoniana, pode ser útil para esses perfis? E caso seja, como acontece o uso dessas estratégias em terrenos considerados “não clínicos”?

Irei aqui alinhar alguns elementos que auxiliarão a compreender a flexibilidade de uso da filosofia de cura e desenvolvimento Ericksoniana, mostrando que seu uso pode transcender a condição clínica e beneficiar outros contextos. Esses elementos são:

  1. Capacidade de observação e engajamento
  2. Campo Transformacional
  3. Compreensão das informações implícitas
  4. Uso e alinhamento das estratégias Ericksonianas para fins específicos.

CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO E ENGAJAMENTO

Toda área de atuação, seja ela clínica, educacional, empresarial, envolve o convite de se relacionar e atuar com seres humanos. E, apesar do objetivo específico de cada contexto, o ser humano que atua na clínica, é o mesmo que trabalha e convive nos contextos educacionais e empresariais.

Quando pensamos na necessidade de compreender com qualidade nossas experiências, visando atuar de forma alinhada com as necessidades que estejam presentes (condição importante para qualquer contexto onde esteja ocorrendo alguma atividade humana), umas das habilidades mais importantes é a capacidade de perceber e registrar as informações que estão atuando em cada contexto.

Vamos imaginar que você queira construir uma casa e, que você tem um projeto específico que vai nortear essa obra. Mas você não sabe onde e como será o terreno onde acontecerá a construção… não sabe dos materiais que estarão acessíveis e daqueles que será necessário adquirir… não compreende as parcerias que serão necessárias para efetivar sua obra e , quando tudo estiver acontecendo, não consegue identificar o rumo das decisões e ações, buscando verificar se as ações estão alinhadas com o planejamento feito…

Bom, sabemos o que advirá dessa situação… uma catástrofe total… (mesmo que o planejamento de construção da casa seja uma maravilha!).

Então, uma das maiores habilidades, para você perceber o contexto, identificar as informações, interpretá-las e tomar decisões que verdadeiramente auxilie para que sua ação seja efetiva, é sua capacidade de observar.

Observar é direcionar o foco em alguma realidade, buscando aprofundar a capacidade de captar as informações que estejam presentes, em dada situação.

Tal condição permite que você compreenda melhor as condições de seus alunos (limites e possibilidades), os meios que melhores poderão ativar seus processos de aprendizagem e verificar os reais resultados do processo de ensino.

Também um refinamento da capacidade de observação para o empresário, permitirá que ele possa perceber melhor o que seus colaboradores dizem, como dizem, o que fazem e como fazem para, a partir dessas informações apreendidas, seja possível identificar necessidades, carências e ações que estejam sucesso permitindo tomar decisões coletivas que fortaleçam os objetivos da coorporação.

É claro, que as consequências produtivas de um bom uso da habilidade de observar, em ambos os contextos vão além da forma reducionista que foi colocada acima, porém, isso ajuda a alinhar a importância dessa habilidade, em ambos os contextos que foram colocados acima, e que são tão bem desenvolvida nas formações de Hipnose Ericksoniana.

Visando melhorar sua capacidade de observação o aprendiz será treinado a:

  1. Melhorar sua capacidade de foco em geral
  2. Melhorar sua capacidade de utilizar o foco para registrar o conjunto de informações que emergem de uma interação humana (informações comportamentais, afetivas e cognitivas)

Tal habilidade desenvolvida capacita o aprendiz para registrar a comunicação, em seus múltiplos níveis, visando tomar decisões com mais respaldo de recursos informativos, para construir estratégias mais eficazes.

Dentro desse item ainda é necessário reconhecer a presença da habilidade de se engajar que, dentro das habilidades ericksonianas, faz menção a capacidade de criar uma forte conexão com as pessoas, objetivando construir uma forte experiência de qualidade no processo relacional.

Quando lidamos com as pessoas não basta apenas comunicar…. mas também como você prepara o ambiente e, como você se conecta com a mesma, na hora da comunicação.

A qualidade do “ambiente relacional” e da conexão, irá desenvolver um clima que traga à sua informação, um tempero necessário, que traga a sua expressão um poderoso recurso de nutrição (nutrição aqui significando uma informação que preencha uma necessidade)

Tanto nos contextos educacionais e empresariais, os estímulos compartilhados podem ser construídos dentro de um contexto onde, professor e aprendiz, lideranças e colaboradores, estejam em uma péssima ou em uma qualificável conexão relacional.

Essa qualidade da conexão tornará seus colaboradores e aprendizes mais abertos e presentes para a informação que está sendo compartilhada, o que gera processos de compreensão e aprendizagens mais profundos, assim como desenvolverá nos líderes e professores, uma melhor compreensão do que e como comunicar, para proporcionar melhores caminhos na construção de bons resultados.

CAMPO TRANSFORMACIONAL

O Campo relacional é a malha que se forma, como consequência das informações verbais e não verbais que emergem de um processo relacional, ofertando um clima que influenciará as pessoas que estejam envolvidas.

Alguns campos serão negativos (com um clima relacional que gera insegurança e separação), outros serão neutros (sem uma particularidade específica de qualidade, geralmente em processos relacionais de praticidade que existe no dia a dia) e, outros serão campos positivos (ambientes relacionais repletos de informações de afeto, segurança e reconhecimento mútuo).

Tais campos relacionais positivos, quando adquirem um nível necessário de segurança para as pessoas envolvidas, tendem a se configurar naquilo que chamamos em Hipnose Ericksoniana de “campo transformacional”.

Os campos transformacionais são ambientes relacionais que informam, aos seus envolvidos, uma alta taxa de informação de segurança, gerando uma abertura para que os processos de criatividade, espontaneidade e autenticidade possam emergir.

Quando tais informações estão presentes, existe um clima mais adequado para que as associações da mente inconsciente, de empoderamento e ampliação de perspectivas, sejam ativados, o que promove informações valiosas para os processos de cura e desenvolvimento pessoal.

Em Hipnoterapia são as atitudes ericksonianas que promovem os estímulos necessários para a configuração de um campo transformacional. Quando empresários e professores aprendem a construir tais atitudes com seus colaboradores e aprendizes, os climas relacionais de qualidade que emergem, como consequência do uso dessas atitudes, tendem a gerar em seus colaboradores uma maior abertura para a aprendizagem e acesso aos seus recursos internos, melhorando a capacitação para o trabalho, assim como para o desenvolvimento de novas habilidades (sejam elas cognitivas, laborais e afetivas).

Continuaremos, na parte 2, a exploração dos demais itens que favorecem o uso da filosofia de Milton Erickson, às atividades que ocorrem dentro do contexto do ensino e das lideranças empresariais.

Newsletter ACT

Ao informar e enviar os meus dados eu aceito receber comunicados do ACT Institute, e concordo com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

 

ACT nas mídias sociais