ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

Módulo Avançado em Hipnose Ericksoniana Trabalhando com Respostas Ídeomotoras

Público Alvo: Psiquiatras,psicólogos, psicoterapeutas, trainers de PNL e professores.

Próximas turmas:

  • 15 a 17 de Outubro de 2021

Espaço MIND - Paraíso, São Paulo - SP | ONLINE: via ZOOM

Preencha seus dados no formulário e receba a ligação de um dos nossos consultores

Conheça o Maior Instituto de Hipnose Ericksoniana

O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

5 certificações

Único Instituto no Brasil com 5 certificações internacionais em Hipnose.

+60 mil alunos

Junte-se aos nossos alunos espalhados em todo o mundo!

+ 100 mil horas

De cursos ministrados presencialmente.

Fale com nossos consultores

Tire suas dúvidas
pelo Whatsapp

Fale pelo Whatsapp

O que é o Módulo Avançado
Trabalhando com Respostas Ídeomotoras,

O que é resposta ideomotora?

Como seres humanos, utilizamos duas formas abertas de comunicação: imagens visuais ou palavras. Independente da forma que empregamos, ela causa pequenas alterações automáticas nos músculos.

Pense em abotoar sua camisa ou blusa e os seus músculos reagem. Isso é uma resposta ideomotora.

Este treinamento irá ensiná-lo a aproveitar essa resposta (músculos reagindo automaticamente a um pensamento ou imagem) e a questionar o inconsciente, de forma direta.

O treinamento ideomotor ensina técnicas que utilizam essa resposta biológica para falar diretamente com o inconsciente.

Sim, não, não sei e não quero lhe contar, vem diretamente do inconsciente como resposta a perguntas colocadas de forma apropriada.

O inconsciente não conta mentiras.

Essa técnica é extremamente útil para fazer perguntas e obter respostas diretas do seu conhecimento interior, e ajudar o seu paciente a alterar seus padrões disfuncionais de vida.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Como abordar, de forma correta, o inconsciente.
  • Como questionar o inconsciente.
  • Como dividir perguntas em fases para obter maior cooperação e mais informações do inconsciente.
  • Quais são e como utilizar as perguntas psicodinâmicas.

TÉCNICAS IDEOMOTORAS

Cinco nomes para conhecer:

  • Dr. Milton H. Erickson
  • Dr. David Cheek
  • Ph.D. Corydon Hammond
  • Dr. Daniel Brown
  • Dr. Dabney M. Erwin

A Hipnose Ericksoniana representa uma abordagem holística voltada às respostas e aos comportamentos de uma pessoa. Mente e corpo são um sistema e cada um de nós representa a constelação única que somos. Quando a nossa mente inconsciente está envolvida com respostas corporais relacionadas ao que ela está processando, essas respostas surgem automaticamente, na medida em que são “conectadas” em nosso próprio ser.

Elas são automáticas e ocorrem bem antes que nossa mente consciente consiga responder. As respostas surgem como resultado do desencadeamento de associações subjetivas entre palavras e experiência.

Nós geramos uma resposta automática em nível inconsciente devido a algum estímulo, seja ele externo ou interno. Essa resposta é um meio de nos mantermos em segurança, sem a necessidade de estar alertas a todo momento. Imagine o quão difícil a vida seria se tivéssemos que ficar atentos e conscientes sobre tudo, a cada detalhe e ação que realizássemos durante o dia. A vida seria impossível, pois nossa mente inconsciente processaria uma enorme quantidade de informações que poderiam não chegar à nossa mente consciente.

Geralmente, essas reações desencadeadas por imagens e palavras acontecem nos níveis motor, sensorial e afetivo, de maneira automática e, principalmente, inconsciente. E, essas reações musculares denominamos como resposta automática motora ou Resposta Ideomotora.

As respostas ideomotoras são intrínsecas ao nosso ser, ao ponto de não notarmos quando elas surgem. É uma resposta ideomotora quando você escuta alguém descrever o prazer que tem em comer em um bom restaurante e fica com fome, com água na boca e vontade de ir ao mesmo local o quanto antes; ou quando você está sentado no banco do passageiro e faz a ação de frear, ao mesmo tempo que o motorista. E isso tudo acontece antes que sua mente consciente consiga lembrá-lo que você não está dirigindo.

Neste último exemplo, citamos a ação de frear para exemplificar o que é resposta ideomotora, porém, nesta mesma situação, seu corpo gerará outras reações ao estímulo. Você, como passageiro, não apenas freará, mas, também, focará sua visão em um ponto específico, manterá seu corpo rígido, tentará se segurar em algo, a modo de se prender e ter mais segurança.

E a esse conjunto de respostas ideomotoras chamamos de Respostas Ideodinâmicas.

A resposta ideomotora não é a única reação que algum estímulo interno ou externo produz. Veja a seguir outras definições de resposta automática que se deve conhecer.

  • Denominamos Respostas Ideocognitivas todo pensamento gerado como resposta a um estímulo;
  • As associações sensoriais automáticas são conhecidas como Respostas Ideosensoriais;
  • E chamamos de Respostas Ideoafetivas as associações emocionais automáticas

Nosso corpo se move inconscientemente com relação ao que estamos pensando, especialmente no nível inconsciente. Os movimentos corporais são, normalmente, leves, mas, normalmente, podem ser observados a olho nu, mesmo aqueles que de tão leves, chegam a ser imperceptíveis.

Certamente, o polígrafo que pode medir variáveis como a batida do coração, a reação galvânica da pele e o nível de tensão muscular nos permite detectar a incoerência que ocorre quando a mente consciente de uma pessoa tenta nos convencer de que ela está dizendo a verdade, enquanto sua mente inconsciente sabe que o que diz não é verdade.

Conduzir o cliente a um transe completo e pedir que escolha um dedo da mão para indicar “sim”, “não”, “eu não sei” e “eu não quero falar para você”, permite ao profissional dialogar diretamente com sua mente inconsciente. Quando um dedo particular é identificado pela mente inconsciente como indicador de “sim”, “não”, “eu não sei” ou “eu não quero falar para você”, um diálogo composto por perguntas e respostas pode ser estabelecido entre o profissional e o cliente.

Enquanto a nossa mente consciente pode tentar enganar o cliente e/ou o ouvinte, a mente inconsciente – nosso corpo, não mente. Ao contrário de muitos dos outros fenômenos hipnóticos, Respostas Ideodinâmicas acontecerão, não importa o que você faça.

Não há, praticamente, nenhuma maneira de o cliente evitar o movimento inconsciente do corpo, o fluxo de pensamentos ou não reviver sentimentos e sensações. Respostas Ideodinâmicas são responsáveis pela maioria dos contatos diretos que você terá com o inconsciente do seu cliente.

Milton H. Erickson acreditava que a sinalização idiomática era verdadeiramente autônoma e inconsciente. A sinalização idiomática parece ser um sistema de respostas que pode funcionar mais autonomamente, com pouca ou nenhuma referência da mente consciente à fala. Os movimentos são realizados sem nenhum esforço consciente e acontecem antes de os clientes “saberem” qual será a resposta. Erickson sentia que essas eram as respostas verdadeiras da mente inconsciente.

Vale lembrar que “o que sua mente inconsciente pensa e o que ela faz, nem eu e nem você saberemos conscientemente, mas seu inconsciente sabe, uma vez que ele desenvolveu seu próprio pensamento”.

Há diversas ocasiões em que um cliente não consegue se conectar conscientemente a uma informação que poderia levá-lo a progredir na terapia.

Pedir a um cliente em transe hipnótico que verbalize a informação nesses momentos pode, simplesmente, não funcionar. A maioria dos indivíduos usa sua mente consciente para falar com o hipnoterapeuta, usando sua percepção consciente para relatar o que eles observam ou conectam ao inconsciente.

A mente consciente pode e vai, naquela hora, se inibir profundamente, reprimida e altamente carregada de material emocional. Ao lidar com informação nesse nível, é muito provável que mesmo o inconsciente continue a se proteger e não forneça informação ou que a mente consciente negue ou distorça o que for fornecido.

Nestas situações, é mais difícil para os clientes se envolverem em um discurso inconsciente, a não ser que eles estejam em um estado de transe bastante completo e tenham experiência em falar daquele lugar. É muito mais fácil para a maioria das pessoas aprender a permitir respostas motoras automáticas ou inconscientes, tais como os movimentos do dedo.

Por isso que o uso de Respostas Ideomotoras é extremamente útil ao trabalhar com um cliente “bloqueado”, com doença crônica, dor, obsessões, fobias, ganho secundário, algum tipo de trauma e vícios. Mas, lembre-se:

É IMPORTANTE USAR ESTA TÉCNICA DEPOIS DE COMPROVAR O EFEITO DE OUTRAS INTERVENÇÕES HIPNÓTICAS.

Depoimentos em vídeos

Ver todos os depoimentos no Youtube

Benefícios do Treinamento
Trabalhando com Respostas Ídeomotoras,

Essas técnicas são extremamente úteis para fazer perguntas e obter respostas diretas do seu conhecimento inconsciente, e ajudar o seu paciente a alterar seus padrões disfuncionais de vida, tais como:

Nascimento;

Enurese;

Sistema Imunológico;

Distúrbios do sono;

Perda de peso;

Vícios - de tabagismo a drogas;

Fobias;

Exploração da Resistência;

Alteração de Hábitos;

Construção de autoestima;

Controle da dor;

Uso do inconsciente como conselheiro interior e outros;

Quem pode fazer o curso?

O Módulo Avançado Trabalhando com Respostas Ídeomotoras é voltado aos que já realizaram o Treinamento Iniciação e Intermediário de Hipnose Ericksoniana.

Esse é o complemento para a sua formação na abordagem ericksoniana para você atender uma das principais demandas de um consultório.

Stephen Paul Adler. Autoridade sênior em Psicanálise, é Ph.D. em Psicologia e Pós-doutor em Estresse pós-traumático. Seu trabalho e seu empenho, lhe garantiram certificação em 19 técnicas diferentes de psicoterapia e o reconhecimento mundial como expert em Hipnose Ericksoniana.

Durante os últimos 25 dos 50 anos com práticas clínicas, Stephen mergulhou profundamente nos ensinamentos de Milton H. Erickson, dominando e aperfeiçoando a técnica de hipnose.

O pleno conhecimento da filosofia ericksoniana e a vivência profissional com o trauma psicológico incentivaram-no a desenvolver a Resolução Neurobiológica de Trauma, abordagem especial para cura de traumas psicológicos diversos.Dr. Paul Adler lecionou nas Universidade de Nova Iorque, New School for Social Research, National Psychological Association for Psychoanalysis e no National Institute for Psychotherapies; e atuou como diretor internacional da New York Milton H. Erickson Society for Psychotherapy and Hypnosis.

E além de todo o seu currículo, Adler tem como missão trazer a Hipnose Ericksoniana para todas as regiões do Brasil com excelência.

Como funciona nossa formação completa?

Nossa formação é comptosta por três pilares básicos:
1. O módulo Iniciação Intermediário, 2. os Módulos Avançados e 3. As Supervisões.

Fale com nossos consultores

Tire suas dúvidas
pelo Whatsapp

Fale pelo Whatsapp

A Melhor formação do país te dá a chance de possuir
5 certificados internacionais

Nosso objetivo é honrar o legado de Milton Erickson e entregar para o mundo os melhores Hipnoterapeutas, com habilidades para auxiliarem milhares de pessoas e construir um mundo mais empático, compassivo e pacífico.

Nossa formação conta com a avaliação de 50 sessões de terapia (registradas por escrito e enviadas para nossos acadêmicos), análise de duas sessões gravadas em áudio ou vídeo por nossa banca de especialistas e a realização de uma prova oral e uma prova escrita.

A maioria de nossos alunos finaliza esse processo em um prazo de dois anos, mas você pode fazer essa formação no seu próprio ritmo.

A cada passo você irá avançar muito em suas habilidades terapêuticas e enquanto pessoa, expandindo sua consciência e sua visão de mundo nessa experiência transformadora!

Qualquer pessoa tem a capacidade de se comunicar com sua mente inconsciente

Você sabia que qualquer pessoa pode acessar um estado de consciência muito mais focado, relaxado e criativo do que o que utilizamos normalmente no dia a dia? O estado de transe ou estado hipnótico nos leva a um nível mais profundo de nossas emoções, memórias e aprendizados de vida, nos trazendo insights e promovendo mudanças positivas na nossa personalidade.

Quando uma pessoa está em estado hipnótico, ele/ela pode silenciar o processo analítico da mente consciente e entrar em um relaxamento que é caracterizado muito mais por um fluxo de imagens e experiências subjetivas do que por pensamentos específicos. 

No transe, a mente presta menos atenção aos estímulos irrelevantes e mais atenção às questões que são relevantes à mudança positiva. Neste estado, você pode receber informações em um nível mais profundo e acessar informações em um nível mais profundo. A auto-hipnose é afirmada na crença de que cada pessoa contém tudo o que ela precisa.  

Todos os recursos para curar e ajudar a desenvolver nossas possibilidades positivas ESTÃO DENTRO DE VOCÊ e podem ser acessados através da hipnose e da auto-hipnose.

Perguntas frequentes

NÃO! Qualquer pessoa tem a capacidade de se comunicar com sua mente inconsciente. O curso é indicado para pessoas que desejam desenvolver as ferramenta necessárias para o seu autoconhecimento e para profissionais do desenvolvimento humano que desejam ampliar seus conhecimentos e entender melhor sobre a Hipnose Ericksoniana.