A timidez é a inibição em situações de interação social que interferem na realização de objetivos pessoais e profissionais. É normal se sentir tímido diante de alguma situação adversa e normalmente isso passa com o tempo, mas quando isso se torna um martírio para quem o faz é preciso buscar ajuda.

Falar em público, ser o centro das atenções e sair tagarelando por aí não são características comuns aos tímidos. Mas, isso não os impossibilita de manter um convívio social saudável.

Entretanto, pessoas com timidez excessiva costumam ter uma preocupação extrema com a opinião dos outros, sente-se julgada e criticada o tempo todo, o que faz com que paralisem e desistam diante de situações comuns. Esse sentimento atrapalha tarefas simples do dia a dia e cria bloqueios futuros, comprometendo suas relações interpessoais. 

Hipnose e a timidez

A timidez deve ser tratada quando a pessoa sente que está sofrendo e se prejudicando com as restrições que impõe a ela mesma. Uma alternativa para  tratamento é a hipnoterapia através da Hipnose Ericksoniana.

Durante as sessões de hipnose é possível identificar os medos e frustrações responsáveis pela timidez, a partir da descoberta, começa o tratamento para dissociar a reação exagerada do acontecimento, visando estabelecer novas relações sociais.

As técnicas hipnóticas devem ser utilizadas para que o paciente foque no problema, buscando dentro de si a solução para a sua timidez exacerbada. O hipnoterapeuta consegue identificar os pontos que causam o travamento nas reações dos pacientes, isso inclui lidar com memórias de traumas que serviram de gatilho para essa condição. 

Por isso, o tratamento da timidez com hipnose ericksoniana se revela uma ótima ferramenta e pode ajudar muitas pessoas a recuperar sua qualidade de vida. 

O ACT Institute tem a missão de divulgar os benefícios que a Hipnose pode trazer a sua vida. Para saber mais, entre em nosso blog e acompanhe.