É comum que todo relacionamento passe por momentos de divergências. Para mantê-lo, é preciso usar a sabedoria para lidar com os problemas e desafios que surgem no decorrer da relação. Porém, nem sempre o casal consegue fazer isso sem ajuda. Nesse caso, a terapia de casal pode ser um apoio eficaz.

O relacionamento é a união de duas pessoas diferentes, com bagagens distintas que estão dispostas a trilhar um mesmo caminho. A terapia de casal é uma terapia em que ambos os parceiros participam, tendo o foco na sua interação e nas dificuldades específicas que estão vivendo. Ela pode auxiliar o casal a pôr seu relacionamento de volta aos trilhos.

Dentro da terapia de casal o foco é descobrir onde as coisas estão indo “mal” e procurar meios para melhorar. Esse é um canal eficiente para o casal entender suas dificuldades e trabalhar em cima de cada uma delas. 

Hipnose Ericksoniana na terapia de casal

A hipnoterapia é um processo pessoal e intransferível, não é possível acessar dois subconscientes de uma só vez e muito menos do mesmo modo. Cada pessoa é única e traz consigo seus traumas e crenças limitantes. 

Assim, dentro da Hipnose Ericksoniana é feito com os casais é identificar, dentro das questões do par, quais são as questões conflitantes. Ao descobri-las é possível saber o que cada um precisa trabalhar em sua própria mente. 

Depois de cada membro do casal aceitar que é preciso trabalhar alguns pontos separadamente, será possível usar a Hipnose Ericksoniana para ajudá-los. No tratamento, serão trabalhadas características que possam estar prejudicando o relacionamento, como por exemplo: insegurança; estresse; ansiedade; comportamento explosivo; descontrole; medos, entre outras características e situações. 

O hipnoterapeuta facilita para que cada um volte para si e compreenda sua própria dor. Depois de identificar suas razões pessoais, cada um começará a entender o que prejudica o relacionamento e com o auxílio do terapeuta tentará mudar isso. 

Concluídos os processos individuais, é a hora de reunir os dois para uma sessão conjunta da terapia de casal. Aqui, ambos conversam mais uma vez sobre os problemas que atrapalhavam a relação no começo da terapia, para alinhar de vez o que foi descoberto este é o momento de alinhar os problemas citados e finalizar o tratamento. 

Viu como a Hipnose Ericksoniana pode ser eficaz na terapia de casal? Para descobrir em o que mais a filosofia de Erickson pode te ajudar, clique aqui.