Uma das grandes dificuldades da vida moderna é ter boas noites de sono. Dormir mal impacta diretamente na qualidade de vida de qualquer pessoa, isso porque noites mal dormidas diminuem a capacidade de concentração durante o dia e também pode resultar em alterações no humor. 

Dormir bem é fundamental para restabelecer diversas funções químicas do organismo e até mesmo evitar problemas de saúde como o estresse, ansiedade e alterações no apetite, sem contar que nos ajuda a manter o foco, bom humor e memória funcionando.

Neste artigo vamos te dar dicas de como estabelecer hábitos que proporcionam boas noites de sono:

Crie uma rotina de sono

Dormir e acordar no mesmo horário todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados, é um hábito simples que melhora a qualidade do sono. Se você não está acostumado com isso, vale a pena ter um alarme no celular para lembrar que horas deve ir para a cama.

Descubra o seu ritmo

Estamos acostumados a ouvir que 8 horas de sono é o ideal, porém, essa é uma regra que não vale para todo mundo. É importante ressaltar que cada pessoa é única e pode necessitar de quantidades distintas de sono para ficar bem. Tudo isso interfere nas boas noites de sono, portanto, o ideal é se conhecer.

Nada de TV ou celular

Desligue a TV uma hora antes de se deitar para dormir, isso também serve para computadores e celulares, ambos excitam o cérebro e te deixam mais ligados, ou seja, vai demorar para relaxar.

Crie um ambiente aconchegante

Diminua a luz, com um abajur por exemplo, ou apague todas as luzes. De preferência, escolha lâmpadas com luz laranja, essa cor favorece o sono.

Cochilo depois do almoço

Se for possível, tire um cochilo de 10 a 30 minutos após o almoço, isso ajuda a desacelerar e descansar, evitando que de noite sua agitação o impeça de dormir. Ficar muito tempo na cama sem conseguir dormir pode ensinar o cérebro que o colchão não é um lugar de relaxamento e, sim, de estresse.

Evite café depois das 17h

O café, e outras bebidas consideradas estimulantes podem interferir no sono. Assim, o ideal é não consumi-las após as 17 horas. Escolha tomar leite ou chás, o de camomila é uma ótima opção.

Priorize o conforto

Prepare o ambiente antes de dormir, tanto com relação à claridade quanto temperatura. Coloque lençóis limpos, um pijama confortável e invista em um bom travesseiro. Tudo isso vai colaborar muito para sua boa noite de sono.

Esvazie a mente

É preciso desacelerar o corpo e a mente, nada de ficar remoendo preocupações do dia a dia. Coloque músicas com som ambiente, por exemplo, para esvaziar a mente. Isso vai contribuir para o descanso.

Pratique auto-hipnose 

A auto-hipnose é uma prática auto-tranquilizante da mente e corpo. Para começar a fazer a auto-hipnose é necessário seguir alguns passos simples: o relaxamento, objetivo, sugestões positivas e persistência. 

Através da Hipnose Ericksoniana, é possível entrar em contato com a mente inconsciente, trazendo inúmeros benefícios, sendo possível ressignificar mudanças importantes em sua vida, nesse caso em ter noites de sonos tranquilas e relaxantes. 

Gostou do artigo? Então não deixe de conferir o que mais a Hipnose Ericksoniana pode fazer por você, clicando aqui.