Sentimentos gerados pelo isolamento social, determinado diante da pandemia do coronavírus, podem ser semelhantes com os de luto. Somos por natureza seres sociais que necessitam de constante contato com nossos semelhantes. 

Assim como no luto, o isolamento social nada mais é do que o isolamento físico e leva tempo para ser assimilado e absorvido. Cada pessoa tem seu tempo emocional e este processo não deve ser apressado. Nessa quarentena algumas pessoas podem sentir como se tivessem perdido algo, nesse caso é a liberdade e contato com a sociedade que foram tiradas de si.

O isolamento físico já é uma realidade em muitos países e para lidar com a situação é preciso cuidar da saúde mental. Neste artigo, queremos dar um abraço virtual em todos vocês que estão em casa isolados, cuidando de si e dos outros.

Nos últimos dias, lemos e ouvimos os muitos impactos que essa quarentena vai vai causar ao país, seja na economia, comércio, nos pequenos negócios, no desemprego, etc, mas pouco ouvimos falar do fator humano, do quanto esse período pode gerar consequência no ser social. 

Ansiedade, estresse e angústias são sentimentos que permeiam a vida das pessoas, o futuro está temporariamente incerto, e a melhor forma de lidar com isso é cuidando desde já da sua saúde mental no meio de tantas incertezas. Por isso, reunimos algumas dicas para tornar essa quarentena mais produtiva e amena mentalmente falando.

Estabeleça uma rotina

Sabemos que sair de casa e viver sua vida normalmente não é uma opção no momento, mas nem por isso você deve paralisar a sua vida. Distribua bem o seu tempo, escolha o melhor horário para acordar, trabalhar, comer, se exercitar, ler um livro, ver um filme e não se esqueça, pijama é só para dormir.

Evite o bombardeio de notícias e mensagens de grupos

Além do período ser complicado, existem meios de comunicação que o torna ainda mais pesado, lembre-se que é importante se manter informado, mas respeitando seus limites. Já foi comprovado que um dos principais fatores da ansiedade é o excesso de informação. 

Use a internet com sabedoria

Hoje muitos grupos de apoio e psicólogos estão disponíveis online, aproveite o seu novo tempo para cuidar da sua mente.  

Lembre-se o seu isolamento é físico

Aposte em todos os meios online disponíveis para continuar desenvolvendo o contato com as pessoas, nutrindo essa parte do seu ser. Neste momento torne o seu isolamento apenas físico, continue com os vínculos que são importantes para você, seja nos campos profissionais, sociais, afetivos, mesmo que pelo universo online. 

Aproveite para conversar por vídeo com aquelas pessoas que deixam o seu dia mais leve e feliz. 

Pratique meditação

Essa ferramenta valiosa te ajudará a diminuir os níveis de ansiedade e estresse, além de ser benéfica para o fortalecimento do seu sistema imunológico. Afinal, mente fortalecida = corpo fortalecido. Para saber mais sobre meditação leia os artigos abaixo.

Faça auto-hipnose

A auto-hipnose traz inúmeros benefícios indiretos e importantes para quem a pratica. Um desses benefícios é concentração. Quando se aprende a auto-hipnose e desenvolve o estado de consciência com atenção focada, tarefas simples do cotidiano que envolve maior nível de concentração se tornam mais fáceis, aperfeiçoando a produtividade dessas tarefas. 

Segundo Milton Erickson toda hipnose é auto-hipnose. Por meio dela, a atenção da pessoa em estado hipnótico (estado extremamente focado), torna a mente mais suscetível à sugestões.

Através da Hipnose Ericksoniana, é possível entrar em contato com a mente inconsciente, trazendo inúmeros benefícios, sendo possível ressignificar mudanças importantes em sua vida pessoal e profissional. Comece hoje mesmo a prática da Auto-hipnose: conheça as melhores formas de fazer.

O momento que estamos enfrentando é de total empatia e pensamento coletivo, por isso, faça a sua parte, cuide-se neste período de isolamento físico, para que ele não se torne um isolamento social completo.