A ideia que está por trás da hipnose disfarçada é o uso da linguagem hipnótica objetivando criar um estado específico e de receptividade. Ela é usada para, através de mensagens que estarão sendo incutidas, aumentar o poder de persuasão do hipnólogo sobre seu paciente. 

Porque a Hipnose Ericksoniana começou a ser confundida com a hipnose disfarçada?

Milton Erickson no estudo da hipnose apresentou uma metodologia diferente no uso das sugestões. Percebendo que as sugestões indiretas, por serem metafóricas, conseguiriam potencializar melhor a resposta do inconsciente. 

Para Erickson essa resposta do inconsciente seria a responsável em apresentar para uma pessoa maiores recursos e novas perspectivas e resoluções emocionais.

O uso indireto das sugestões acabou sendo associado ao uso de uma linguagem hipnótica disfarçada, mas as intenções e os objetivos são completamente diferentes. 

Na Hipnose Ericksoniana a intenção é de mobilizar um estímulo que permita que o paciente possa se conectar mais consigo mesmo. Esse consigo mesmo pode ser parecido com o estímulo que você compartilhou, complementar, ou completamente diferente.

Já na hipnose disfarçada, existem comandos específicos subliminares que você tem a intenção de que a pessoa possa se conectar com os mesmos. Ao se conectar com esses comandos nem sempre a pessoa estará conectada consigo mesmo. 

Dentro da Hipnose Ericksoniana o objetivo é construir estratégias indiretas que sirvam como uma ponte, para que seja construído o refinamento mais profundo da mente consciente do cliente como seu inconsciente. 

No caso da hipnose disfarçada utiliza-se a linguagem hipnótica de forma hábil, incutindo algumas palavras que estarão presentes de forma despercebida para gerar estados emocionais e perspectivas que ajude o indivíduo a estar alinhado com o que você compartilhou.

Portanto, uma estratégia gera como consequência um alinhamento mais refinado da mente consciente com o inconsciente, de uma outra que gera um alinhamento da pessoa com as ideias e palavras que estão sendo compartilhadas pelo hipnoterapeuta.

A hipnose ericksoniana é uma hipnose disfarçada? apesar do seu uso indireto a resposta verdadeira é NÃO. E para entender e adentrar verdadeiramente nessa perspectiva, convidamos você a clicar aqui e ouvir a resposta diretamente do nosso trainer Alexandre Coelho, discípulo direto de um dos maiores hipnoterapeutas do mundo, Dr. Stephen Paul Adler.