Milton Hyland Erickson foi um psiquiatra norte-americano especializado em hipnose médica e terapia familiar. Fundador da Sociedade Americana para Hipnose Clínica,  desenvolveu estudos sobre a hipnose a partir da premissa de entrar em estado de transe, ao menos uma vez por dia e de forma espontânea, é natural para o ser humano. 

Aos 17 anos contraiu poliomielite e chegou a ficar tão paralisado que os médicos acreditaram que ele morreria. A paralisia sensorial o impedia de mover qualquer parte do corpo, exceto os olhos. Entediado começou a observar as pessoas ao seu redor. 

Tornou-se ciente do significado da comunicação não-verbal – linguagem corporal. Percebeu o modo como essas expressões não verbais contradiziam diretamente as verbais. 

A partir daí começou a estudar a linguagem não verbal e corporal. Com o passar do tempo percebeu que sua imaginação produzia uma resposta ao seu corpo, por essa descoberta aprendeu sozinho a andar, chamando este feito de “memórias do corpo”.

Concentrando nessas memórias e usando a visualização, Erickson começou a recuperar o controle sobre seu corpo. Nos anos 20 foi estudar medicina e como especialidade escolheu a psicologia. O momento decisivo para sua futura carreira foi o encontro com o professor Clark L. Hull, especialista em hipnose, tornando ela essencial em sua prática clínica.

Milton Erickson foi responsável pela hipnose voltar a ser reconhecida no campo da psicologia como uma técnica que traz contribuição ao processo clínico, pois os modelos de hipnoses já existentes não eram considerados eficazes no favorecimento do trabalho clínico, já que as práticas desconsideravam o funcionamento do inconsciente.

O psiquiatra estudou os modelos de abordagem daquela época e construiu uma estratégia de hipnose que de fato promove efeito no funcionamento do inconsciente, favorecendo que o mesmo pudesse produzir as informações necessárias para gerar as resoluções curativas, essa estratégia é chamada de Hipnose Ericksoniana.

Milton Erickson e a Hipnose Ericksoniana

A Hipnose Ericksoniana é sem dúvida a comunicação mais efetiva com a mente inconsciente, Milton Erickson deixou como legado a reinvenção da hipnose ensinando estratégias efetivas de transformação da percepção humana através da forma de levar informações à mente inconsciente proporcionando aprendizados profundos, transformando crenças limitantes, liberando o potencial dos recursos interno.

O método ericksoniano consiste em seguir os passos da filosofia de Milton Erickson, que apresentou em sua técnica uma abordagem não linear e sem protocolos, sua premissa principal é que a cura é um processo resultante da interação humana, vindo de dentro do indivíduo sem metas e definições prévias, para Erickson todo possuem os recursos necessários para a transformação de seus problemas.

Esse é só um pouco de quem foi e o que fez Milton Erickson, para se aprofundar ainda mais em sua história e seus feitos, listamos abaixo artigos preciosos para que você descubra mais sobre suas descobertas e ensinamentos:

1. https://actinstitute.org/blog/milton-erickson-uma-nova-visao-da-psiquiatria-parte-1/
2. https://actinstitute.org/blog/milton-erickson-uma-nova-visao-da-psiquiatria-parte-2/
3. https://actinstitute.org/blog/como-hipnose-e-definida-por-milton-erickson/
4. https://actinstitute.org/blog/milton-h-erickson-e-a-confianca-no-inconsciente/
5. https://actinstitute.org/blog/miltonerickson/