ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

Dermatite Atópica tratada com Hipnose

Dermatite atópica é uma inflamação cutânea que provoca coceira. Ela geralmente se desenvolve na infância e é mais comum em pessoas que têm histórico familiar da doença.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, esse problema crônico atinge 7% da população adulta e 25% das crianças do nosso país. Ele é caracterizado pela ausência da barreira de proteção da pele, o que provoca uma perda de água frequente. Ou seja: a derme dessas pessoas é mais ressecada e fica cheia de lesões avermelhadas. 

O principal sintoma é uma irritação na pele que, normalmente, aparece nos braços e atrás dos joelhos, mas também pode ocorrer em qualquer lugar. 

O que causa as crises?

Diferentes fatores são os responsáveis, eles incluem: Contato com materiais ásperos, roupas de lã,  tecido sintético, poeira, produtos de limpeza em geral, temperaturas extremas ou mudanças bruscas, infecções, alguns alimentos e estresse são gatilhos para as crises alérgicas.

Sintomas da dermatite atópica

Os principais sintomas são, além do ressecamento, erupções e crostas que fazem com que o paciente sinta muita coceira, essa atitude pode agravar ainda mais o quadro.

Em crianças, as lesões costumam aparecer depois dos 6 meses de vida. A inflamação atinge as bochechas, que ficam vermelhas e descascando, e partes dos joelhos e cotovelos. 

No caso dos adultos, a dermatite atópica se manifesta em machucados vermelhos, que coçam e soltam líquidos. Eles surgem mais nas dobras do pescoço, cotovelos e joelhos.

Tratamento

São receitados remédios anti-histamínicos e, em casos mais graves, corticosteróides, para diminuir a coceira. O tratamento também inclui o uso de pomadas e produtos hidratantes, além de ficar longe dos gatilhos de crise, quando esses forem palpáveis. Mas quando falamos que o estresse pode ser um desses gatilhos, a Hipnose Ericksoniana se mostra eficaz no controle da dermatite atópica.

Hipnose Ericksoniana e a Dermatite atópica

O tratamento hipnótico pode diminuir a dor na pele e intervir em aspectos psicossomáticos de doenças cutâneas e levar à resolução ou controle de algumas dermatoses, como dermatite atópica.

Entre os benefícios estão a capacidade de obter resposta por meio do acesso da sabedoria do paciente, a possibilidade de diminuir a inflamação e o poder dos pacientes de se tratarem e alcançarem o senso de autocontrole, com auto-hipnose.

A Hipnose Ericksoniana visa a transformação da causa-raiz, a eliminação do sintoma ou a modificação da resposta condicionada ao sintoma, para que o paciente consiga através de sua resposta interior minimizar os efeitos da dermatite atópica e levar a vida de forma mais leve e saudável. 

Descubra em quais outras áreas a Hipnose Ericksoniana se mostra eficaz clicando aqui.