O luto é um sentimento formado por um conjunto de reações resultantes de uma perda impactante e que leva tempo para ser assimilado e absorvido. Cada indivíduo tem seu tempo emocional e este processo não deve ser apressado. 

Muitas vezes relacionamos o luto à morte de um ente querido. Porém, o sentimento de luto pode ir muito além do que descrevemos e pode ser aplicado a situações diversas, nas quais ocorre uma ausência abrupta e definitiva, mas neste artigo focaremos no luto pós morte. 

Pensando no ciclo da vida, em algum momento todos vamos passar pelo processo de luto e esse sentimento é particular, cada pessoa vai sentir de uma forma e externar isso do seu jeito. Somos seres únicos, dotados de memórias e histórias, é perfeitamente normal que cada um viva o luto de modo único.

Hipnose Ericksoniana para te ajudar a vencer o luto

A Hipnose Ericksoniana visa ajudar o paciente a buscar dentro de si uma maneira de transformar os sentimentos de dor em boas lembranças. Dentro da filosofia de Erickson, o hipnoterapeuta oferece uma série de estratégias e compreensões do ser sobre ele mesmo, neste caso, sobre as suas reações diante de uma perda. 

O hipnoterapeuta facilita para que o paciente acesse suas aprendizagens internas, dando o suporte emocional correto, objetivando promover que essas aprendizagens ocorram no maior contexto de regulação emocional diante da perda e empoderamento do cliente sobre o sentimento do luto.

Na medida que o paciente vai se aprofundando na conexão com seu mundo interno, isso auxilia para que ele se dissocie do transe negativo que o estado de sofrimento causado pelo luto causa, proporcionando uma abertura para acessar outros recursos que façam parte de sua história de vida ou novas respostas fortalecedoras que sua mente inconsciente encontra espaço para se libertar desse sentimento de profunda tristeza.

Com a Hipnose Ericksoniana é possível ressignificar o momento da perda e/ou sentimento de culpa, trabalha o perdão e autoperdão, permite uma despedida para os que precisam de um fechamento de ciclo e ajudar o paciente a organizar uma nova rotina sem o ente querido.

Gostou do artigo? Então não deixe de descobrir o que mais a Hipnose Ericksoniana pode fazer por você, clicando aqui.