ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

Como surgiu a Hipnose Ericksoniana

Milton Hyland Erickson foi um psiquiatra americano, especializado em Hipnose clínica e terapia familiar, e fundador da Sociedade Americana de Hipnose Clínica.

Já em seus primeiros anos de prática clínica como hipnoterapeuta, Milton H. Erickson foi convidado a participar da equipe de um famoso hospital psiquiátrico. Após determinado período no hospital, Erickson notou que os resultados conquistados por seus pacientes, com o auxílio da Hipnose Clínica, não perduravam. Se a princípio ele tinha certeza dos benefícios da técnica, naquele exato momento, essa certeza já não era tão forte.

Como um homem extremamente perspicaz que era, Erickson começou a analisar cada etapa do processo: a descoberta da questão a ser tratada, o transe hipnótico, a sugestão direta do que fazer, a visualização do resultado esperado.

Quanto mais ele analisava, mais ele tinha certeza que o caminho para uma cura duradoura não era impor ao paciente uma solução que o terapeuta acreditava ser certa. O paciente tinha que auxiliar na criação de uma sugestão que respeitasse sua individualidade e suas crenças; ele tinha que conectar-se profundamente com o que era sugerido.

Não se pode esperar resultados diferentes ao realizar sempre o mesmo processo. Milton H. Erickson compreendeu o real valor desta frase e pôs em prática uma simples ideia: com o paciente em transe, Erickson o ajudaria a conectar-se com sua mente inconsciente e consigo mesmo, e, depois, o guiaria na missão de encontrar a melhor solução dentro de si, interferindo o mínimo possível.

“Ao aprender a Hipnose Ericksoniana, você percebe que, durante toda a sua vida, pôde aprender mesmo sem ter a noção de que estava aprendendo e não há nada mais fantástico e poderoso do que essa percepção.”
Ph.D. Stephen Paul Adler

A esse novo método de abordagem hipnótica foi dado o nome de Hipnose Ericksoniana e hoje, anos após sua criação, estudos comprovam o que Erickson já indicava: a mente inconsciente é responsável pela evolução do ser humano. Foi comprovado cientificamente que a MENTE INCONSCIENTE é responsável por 95% das MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS desejadas, sendo os outros 5% designados à MENTE CONSCIENTE.

Para além do âmbito científico, a abordagem é reconhecida mundialmente como uma FERRAMENTA SIMPLES, EFICÁZ E QUE PROPORCIONA TRANSFORMAÇÕES DURADOURAS E SIGNIFICATIVAS. Sua força transcendeu consultórios e, atualmente, abrange as mais diferentes áreas profissionais, sem discriminação.