Você existe para ser visto, ouvido e valorizado. Ao longo dos anos, o número de adultos que anseiam por ser vistos, ouvidos e valorizados me faz pensar que estas necessidades básicas não são atendidas na infância. Eu estava preocupado antes da internet e antes do telefone, hoje estou aterrorizado com o número de pais que estão muito mais envolvidos com o whatsApp e não fazem a menor ideia do que está acontecendo com seu cônjuge ou seus filhos.

Muitas vezes, como resultado de seus próprios traumas não cicatrizados, fazem com que as conexões necessárias entre nós, entre você, eu e nossos pais não estejam presentes e foram talvez interrompidas, sem o conhecimento necessário para quebrar o ciclo. O que é importante, no entanto, é saber que adultos sem essa conexão, podem de forma consciente ou inconscientemente ferir crianças, da mesma forma que foram feridos.

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA ESCOLHER UM CAMINHO DIFERENTE? NADA PODE MUDAR ATÉ QUE VOCÊ O FAÇA.

Quando não experimentamos, enquanto criança, sermos compreendidos, faz com que o fato de querer ser amado e cuidado seja uma necessidade. Talvez a vida não tenha muito sentido, ficamos nos sentindo sozinhos e vivemos boa parte da nossa vida em desespero.

Acabamos nos sentindo vazios, envergonhados e de pouco ou nenhum valor. Quando nos sentimos incompreendidos a relação para com os outros fica rompida.

COMO EVITAR SER MAL-ENTENDIDO

Quando somos vistos, ouvidos e valorizados, experimentamos estes 3 aspectos de forma que nos sentimos compreendidos. Embora possamos não ter experimentado ser compreendidos no início de nossa vida, há ações que podemos tomar para sermos compreendidos ou negligenciados e, mal interpretados.

COMO AUMENTAR SUA AUTO-ESTIMA E SE SENTIR VALORIZADO

A auto-estima positiva é um requisito primordial e básico para uma boa vida. Além das questões biológicas, a questão psicológica mais importante para cada um de nós é a auto-estima. Ansiedade, depressão, medo do sucesso, medo da intimidade, vícios, disfunções sexuais, tudo contribui para a baixa auto-estima.

A auto-estima tem dois componentes: Um senso de competência pessoal e Um sentimento de autovalorização. Para nossa voz crítica, lembre-se que ela nunca fornece novas informações, mas apenas as mesmas fitas antigas. Alguma vez você já ouviu ela sugerir algo novo ou de grande valor? Não confunda isto com a ainda pequena voz de espírito que está embutida em cada um de nós, isto não é espírito, mas uma ruminação crítica.

Quando o espírito fala dentro de você, o espírito inspira, abre novas possibilidades que ajudam a manifestar tudo o que é positivo para você. Seu crítico interior repete a tentativa de derrubá-lo no chão. Você já ouviu tudo isso antes, no que você vai prestar atenção também? Esta é a sua escolha.

A auto-estima está no âmago de nosso ser. É O QUE EU PENSO E É O QUE EU SINTO SOBRE EU MESMO. NÃO É O QUE ALGUÉM PENSA OU SENTE SOBRE MIM. SER VALORIZADO É ESCOLHA MINHA. 

A auto-estima positiva sustenta o sentimento de confiança, competência, dignidade e de realmente saber que você é amável do jeito que é perfeitamente imperfeito.

Alta-estima média

Uma das marcas da alta auto-estima é que VOCÊ NÃO ESTÁ NA GUERRA COM VOCÊ NEM ESTÁ NA GUERRA COM OS OUTROS.

Auto-estima média

É oscilar entre sentir-se apropriado e inapropriado, certo e depois errado, agir sabiamente e agir estupidamente, basicamente o quadro de incoerências no comportamento.

Baixa auto-estima

Resulta em um sentimento totalmente desajustado com a vida e simplesmente incorreto sobre quase tudo, enquanto pessoa. Mesmo que você consiga atingir o sucesso, a baixa auto-estima continua a insistir e apoiar o sentimento de que você é um impostor e é apenas uma questão de tempo até que você seja exposto.

“Diga-me no que você presta atenção e eu lhe direi quem você é”. José Ortega y Gasset

O “OU NÃO”!

Sete coisas negativas que as pessoas farão com você:

1. Destruir seu valor
2. Destruir sua imagem
3. Deixá-lo louco
4. Descartar seus sonhos
5. Desacreditar sua imaginação
6. Difamar suas habilidades
7. Desacreditar suas opiniões.

Lembre-se: Você é o único que pode decidir por quanto tempo vai andar no inferno. Todo ser humano anseia e merece simplesmente porque, sim, simplesmente porque existem, você merece ser visto, ouvido e valorizado. 

Expire certos sentimentos e vozes críticas

Você não come produtos com data de validade expiradas, certo? Então por que está alimentando pensamentos e sentimentos auto-contaminados? Eles podem ter surgido há muito tempo e já está na hora de se livrar deles, faça uma limpa na sua geladeira interna e se desfaça de tudo aquilo que não te valoriza.

Se você gostou deste artigo e quer ler mais sobre o mundo da Hipnose Ericksoniana, basta clicar aqui.