SOBRE O WORKSHOP “TRANSE CONVERSACIONAL”

Este treinamento foi gravado na integra dos treinamentos presenciais

O transe conversacional é uma das técnicas ericksonianas mais importantes a ser aprendida. Em sua última década de vida, Milton H. Erickson utilizou apenas o TRANSE CONVERSACIONAL em suas sessões com clientes. Betty Alice Erickson, sua filha, também é uma adepta da técnica, utilizando-a em “110%” de suas sessões com clientes, pelos últimos 20 anos.

Milton H. Erickson sabia que o Transe Conversacional era mais rápido, mais fácil e mais efetivo que o transe formal.

Neste workshop, inédito no Brasil, Betty Alice Erickson ensinará em detalhes o que é Transe Conversacional, como e quando utilizá-lo, e como incluir esta poderosa ferramenta em sessões, em grupos e na rotina diária, seja em conversas profissionais ou pessoais.

Como parte do aprendizado, Betty Alice Erickson conduzirá uma sessão completa utilizando somente o Transe conversacional.

SOBRE A TRAINER BETTY ALICE ERICKSON

Milton H. Erickson utilizou Betty Alice Erickson na primeira gravação demonstrativa da Hipnose Ericksoniana para John Glinder e Richard Bandler.

Um meio para a cura, para o aprendizado e para a conexão. Essa é uma das muitas características da Hipnose Ericksoniana que, até hoje, Betty Alice Erickson nunca se esquece de salientar. Ela aprendeu em uma tenra idade como a cura pode tomar as mais diversas formas.

Milton H. Erickson, seu pai e criador da Hipnose Ericksoniana, fazia questão de deixar a porta de seu consultório aberta aos clientes e aos seus filhos; àquela época, era comum ver na antessala crianças e adultos em conversas descontraídas, interagindo como velhos amigos, sem barreiras e sem medos. Ali, sem nenhuma das partes notarem, Erickson já estimulava as principais bases ericksonianas: a CONEXÃO e a VULNERABILIDADE.

E, foi ali, também, na sala de espera de seu pai, que Betty Alice Erickson fascinou-se pelo trabalho de seu pai e pela abordagem que ele desenvolveu.

E o fascínio tornou-se curiosidade; e a curiosidade tornou-se vontade de aprender. E, em sua adolescência, ela iniciou seu treinamento com Milton H. Erickson, tendo, muitas vezes, participado de demonstrações para estudantes e clientes, palestras e discursos. Nenhuma outra pessoa tem o histórico, a convivência e a experiência que ela teve com um dos maiores curadores do mundo.

Betty Alice Erickson participou das duas reuniões com Grindler e Bandler, quando eles entrevistaram Milton H. Erickson para criar a PNL.

A carreira de Betty Alice começou quando ela ainda era uma criança fascinada com o que acontecia ao seu redor e, hoje, ela acumula mais de 30 anos de experiência como psicoterapeuta; 25 anos como trainer de Hipnose Ericksoniana em cursos para o público em geral e, em especial, para alunos de PNL; e títulos importantes como o de consultora certificada pela Sociedade Americana de Hipnose Clínica (ASCH) e um dos noves títulos de Ph.D. cedidos pelo Ministério da Educação Nacional da Armênia. Ela, também, recebeu o Prêmio Franco Grannone, do Centro Italiano di Ipnosi Clinica Sperimentale.

Betty Alice é frequentemente convidada por institutos franceses e russos para ministrar cursos de
Hipnose Ericksoniana à estudantes de PNL.

Betty Alice Erickson é reconhecida mundialmente por seus diversos artigos e contribuições em livros publicados, e pela autoria das obras “Hope and Resiliency” e “American Healer” (“Esperança e Resiliência” e “Curador Americano”, em tradução livre).

Hope and Resiliency       American Healer

TRANSE CONVERSACIONAL OU NATURALISTA

Milton H. Erickson observou que os estados de transe hipnótico ocorrem em cada um de nós, de maneira espontânea, todos os dias de nossas vidas. E são nesses estados que conseguimos ativar os níveis mais profundos da aprendizagem inconsciente.

Todas as vezes que estamos em um estado altamente focado, estamos em transe.

Não há dúvidas que todos nós conseguimos entrar em transe. De fato, ao longo do dia, a cada 1 hora e meia a 2 horas vivenciamos um ciclo hipnótico, com duração de 10 a 20 minutos. Só resistimos ao transe quando somos abordados por um facilitador com sugestões autoritárias. Nestes casos, apenas 10% da população aceita ser induzida.

“Nossa mente inconsciente responde à autenticidade, à abertura, e à total aceitação de nós mesmos, com toda a nossa humanidade exatamente como somos, perfeitamente imperfeitos! Quando somos abordados a partir dessa posição e quando se utiliza a linguagem da nossa mente inconsciente, como metáforas, símbolos, sugestões indiretas, todos nós entramos em transe e nos beneficiamos enormemente com isso”, cita o Ph.D. Stephen Paul Adler.

E é neste contexto ericksoniano que o Transe Conversacional, ou Naturalista, foi desenvolvido. Ele consiste em incorporar várias estratégias ericksonianas durante uma simples conversa, a fim de promover e induzir o transe, a ajudar o ouvinte a conectar-se com seu inconsciente e sua sabedoria interior, em um nível profundo, e a desenvolver soluções novas e criativas às questões trabalhadas.

Este tipo de transe é uma ferramenta que permite que clientes nutram sua independência; eles expandem por si só temas, ideias, questões e recursos necessários para seu desenvolvimento e sua cura.

Para sua aplicação, o Transe Conversacional exige que o facilitador utilize um contexto ericksoniano e várias estratégias enquanto conduz o que parece ser uma conversa normal, com um cliente ou um grupo.

PÚBLICO ALVO

O workshop é destinado a hipnoterapeutas, psicólogos, terapeutas, praticantes e alunos de PNL, Coachs, empresários, lideres, profissionais da área de saúde e todos aqueles que desejam potencializar sua comunicação e atingir resultados mais efetivos e concretos.

CONFIRA COMO FOI O ÚLTIMO TREINAMENTO DE
BETTY ALICE ERICKSON NO BRASIL

Treinamento Online

© ACT Institute 2011-2017. Todos os direitos reservado

ACT INSTITUTE