Como você já deve saber, a hipnose é uma alternativa eficaz para o tratamento de fobias, medos, traumas, bloqueios, entre outros problemas, distúrbios e desequilíbrios. Mas você sabia que essa técnica também pode ser empregada com o intuito de se obter uma vida mais saudável?

Por meio da hipnose, é possível modificar hábitos alimentares e a relação que uma pessoa tem com a comida. Ela também pode adotar uma postura mais saudável com a prática de exercícios, e isso ajuda no emagrecimento.

Vida saudável e hipnose caminham juntas, e neste artigo vamos falar sobre essa relação para que você entenda a contribuição dessa técnica para alcance do bem-estar e da qualidade de vida. Ficou curioso? Venha conosco!

A relação entre as pessoas e sua alimentação

A função específica da alimentação é oferecer ao organismo as substâncias que ele necessita para se manter saudável. Os alimentos, então, seriam o combustível de que o corpo precisa para desempenhar suas funções e possibilitar ações.

No entanto, a relação que as pessoas têm com a comida já não se limita à sobrevivência e manutenção da saúde. Para muitos, alimentar-se se transformou em um hábito, um hobby ou uma fuga. As pessoas têm delegado ao alimento um valor que vai além do nutricional, ou seja:

As pessoas comem porque querem comer

Não necessariamente porque estão com fome ou seu corpo precisa de um nutriente, mas alimentam-se porque sentem vontade, querem desfrutar da sensação de prazer que esse momento proporciona.

As pessoas comem porque estão reunidas

Comer também se tornou uma prática comum e essencial no convívio social. As pessoas comem porque estão junto aos amigos e para manter a conversa, simplesmente por comer. O momento é associado à descontração.

As pessoas comem porque se sentem mal

Comer também se tornou uma forma de buscar satisfação. Alimentar-se está associado ao prazer, e assim, quando alguém se sente triste, está depressivo, frustrado, chateado, ansioso, ou com alguma outra emoção negativa, acaba alimentando-se para esquecer os problemas.

É por essa razão que as pessoas acabam consumindo alimentos que podem fazer mal para sua saúde, e desenvolvem hábitos alimentares que levam à obesidade. Afinal, a sensação de prazer em comer muito de alimentos processados, gordurosos e excessivamente doces é maior, em função de algumas substâncias que contêm, e seu gosto mais agradável.

Isso ocorre também pelo fato de que quando comemos sem ter fome, o organismo acumula reservas de calorias em forma de gorduras, que vão provocar o aumento do peso corporal e podem causar complicações ao organismo.

Pode ser difícil abandonar o hábito de “comer por comer” para alimentar-se a fim de nutrir o corpo. Mas a hipnose pode ajudar nesse processo, porque possibilita modificar a relação com a comida, e também ajuda a cultivar hábitos saudáveis.

A relação entre vida saudável e hipnose

Comer além do que o corpo precisa e evitar o esforço físico é algo comum entre os humanos. Esses dois comportamentos, associados a hábitos prejudiciais, como o uso do tabaco, dormir pouco e sobrecarregar-se de trabalho, desequilibram o organismo e impactam a qualidade de vida.

Para reverter esse quadro, a hipnose é muito eficaz, porque a mudança que ela promove não é apenas superficial. Hábitos e costumes estão arraigados no indivíduo e sua mente e, para modificá-los, a intervenção precisa ser profunda.

Hipnose e vida saudável estão relacionadas, uma vez que essa técnica ajuda a pessoa a identificar os pontos negativos de sua relação com a comida, para que possa adotar uma nova postura. Além disso, também é possível transformar, por meio da hipnose, a forma como a essa pessoa encara a atividade física.

Muitas vezes ela está associada a experiências ruins, talvez pela frustração de um dia ter se esforçado e não alcançado o resultado esperado, ou por outras razões negativas que agora a mente atribui ao exercício.

A hipnose permite que a pessoa acesse essas memórias e outras informações registradas no inconsciente. Ela passa a conhecer-se melhor e tem uma visão diferenciada da sua própria condição e da realidade que vive.

Assim, ela pode analisar a si mesma, suas emoções e experiências, com um novo olhar, mais amplo. Dessa forma, também tem a oportunidade de adotar uma postura diferente. A mudança de comportamento acontece, e os hábitos se tornam mais saudáveis porque o indivíduo compreende melhor o que está acontecendo com ele.

A hipnose ajuda a manter uma vida mais saudável e possibilita à pessoa emagrecer porque:

Controla a ansiedade

A técnica ajuda a alcançar o relaxamento mental e físico, e isso reduz a ansiedade, que também é um dos fatores que levam a relações destrutivas com a alimentação. O controle da ansiedade também permite que a pessoa se sinta menos pressionada e, com isso, consegue ser mais paciente e equilibrada para atingir os resultados que busca.

Reduz a compulsão alimentar

Comer por compulsão está relacionado com a ansiedade e também à associação de momentos de prazer e alegria com a comida. A hipnose faz com que o cérebro não mais associe o alimentar-se com bem-estar, e assim, a pessoa deixa de comer quando está sem fome.

Possibilita novas relações com os alimentos

A pessoa passa a ver o alimento novamente como fonte de nutrição para seu organismo. Ela desfaz as associações que foram formadas entre a comida e sensações positivas. Assim, não sente mais que precisa comer para estar bem emocionalmente.

Estimula o autocontrole

Conhecer a si mesmo, suas limitações e suas qualidades ajuda a desenvolver a inteligência emocional e o autocontrole. Com isso, o indivíduo deixa de sabotar a si mesmo e consegue manter uma dieta saudável e a prática de exercícios, sem se deixar convencer de que tudo pode ficar para amanhã.

Reduz o estresse

O estresse também provoca alterações no apetite, tanto em razão das variações de humor, como por interferir na qualidade do sono. Como é nesse período que o corpo regula os níveis de leptina, o hormônio da fome, se o estresse impedir a pessoa de dormir, ela pode comer mais em função desse hormônio.

Favorece a associação do positivo com elementos da vida saudável

Uma pessoa pode cultivar associações negativas com as dietas ou a prática de exercícios. Vida saudável e hipnose são aliadas, porque a segunda ajuda a modificar essas associações, para que a pessoa compreenda que tudo isso é positivo e pode lhe proporcionar bem-estar, saúde e qualidade de vida.

Trabalha a autoestima

A insatisfação com a própria imagem, ou a descrença em suas qualidades, faz com que uma pessoa não tenha força de vontade suficiente para modificar aquilo que lhe desagrada. A hipnose permite que ela veja os seus pontos fortes e sinta-se motivada para mudar o que não lhe satisfaz, aumentando sua autoestima.

Favorece a disciplina

Há quem não consiga emagrecer, manter uma dieta ou praticar atividades físicas porque sente dificuldade em manter uma rotina. A hipnose também ajuda nesse quesito, auxiliando na gestão de tempo e organização.

Por tudo isso é que a hipnose é uma maneira eficaz de promover a mudança de hábitos alimentares, e também na prática de exercícios físicos, visando saúde e bem-estar.

Vida saudável e hipnose se relacionam de forma direta, já que por meio desse tratamento é possível fortalecer os pontos fortes, qualidades e potencial de uma pessoa. Ao mesmo tempo, ela conhece melhor a si mesma e consegue adotar uma nova postura diante das dificuldades e limitações.

Você pode conhecer outras aplicações da hipnose e também manter-se informado sobre temas interessantes como este. Para isso, basta assinar nossa newsletter!