A carreira de hipnoterapeuta não se limita apenas a psicólogos e a psiquiatras. Médicos de outras especialidades como: fisioterapeutas, terapeutas, pedagogos e outras profissões podem utilizá-la como uma ferramenta para tratamento e cura dos seus pacientes.

A hipnose vem sendo reconhecida como alternativa eficaz e segura no tratamento de vícios, fobias e outros problemas emocionais.

Algumas categorias que podem se beneficiar com a formação em hipnose são:

Psicólogos e psiquiatras

Eles podem aliar as técnicas de hipnose clínica com tratamentos que já utilizam nos seus consultórios. O uso da hipnose foi regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), basta que esses profissionais tenham a certificação em hipnose.

Terapeutas

Tantos os terapeutas considerados convencionais como os alternativos (holísticos) podem se tornar hipnoterapeutas. É necessário apenas que eles sejam sindicalizados e que obtenham formação em hipnose.

Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas e Odontologistas

Todos podem ajudar os seus pacientes por meio do transe hipnótico, uma vez que muitos problemas relacionados a essas áreas têm um fundo psicológico. Sendo assim, o certificado em hipnoterapia pode ser um diferencial para esses profissionais, principalmente quando as outras técnicas falham.

Os profissionais citados acima são apenas alguns que podem atuar como hipnoterapeutas certificados.

Lembrando que não é necessário ter formação superior para exercer a profissão e nem ser profissional da área de saúde. No entanto, é obrigatório fazer um curso de hipnose.

Quais são os passos para se tornar um hipnoterapeuta?

  1. Habilidades pessoais

A área pede profissionais que gostem de se comunicar e que tenham paciência para desmistificar mitos sobre a própria hipnoterapia. É preciso empatia, afinal, lidar com o ser humano exige se colocar no lugar do outro para entender as suas dores e, assim, oferecer o tratamento que ele precisa.

  1. Formação Profissional

Todas.

Apenas lembre-se que áreas que não possuam um conselho de classe, podem se sindicalizar em sindicatos de terapeutas para obter a carteira profissional e, junto com a certificação em hipnose, exercer regularmente a profissão. 

Como já foi dito, não é necessário ter uma formação superior para exercer a profissão.

  1. Capacitação em hipnose

A capacitação é fundamental para começar a atuar na área de hipnose clínica. Segundo a Associação Americana de Profissionais Hipnoterapeutas (AAPH), o curso deve ter carga horária mínima de 100 horas.

É importante escolher um curso sério e responsável. Nós do ACT Institute oferecemos uma formação completa (com +500h) e certificada em órgãos nacionais e internacionais, com excelente profissionais da área para mentoria.

Entre eles, podemos citar:

Formação internacional em Hipnose Ericksoniana: Iniciação e intermediário

Supervisão

Formação Internacional em Focalização

Tratamento de Traumas (estamos esperando você para formar a nova turma do curso! )

E se você nunca teve contato com a Hipnose Ericksoniana faça o nosso treinamento Hipnose Ericksoniana – O poder da cura através da mente inconsciente, as vagas são LIMITADAS!

Eles são de grande importância, pois oferecem uma boa base para o profissional, além de prepará-los para lidar com diversos conflitos e situações. Entre em nosso site e confira os outros cursos disponíveis.

Hipnoterapeuta

Esse profissional tem acesso a técnicas que levam o paciente gradativamente ao autoconhecimento, sendo uma espécie de guia para que ele consiga chegar às respostas que procura, ou seja, à cura.

O paciente é o principal responsável pela sua cura e o terapeuta é apenas um facilitador e nesse sentido a Hipnose Ericksoniana surge como um referencial que auxilia o processo aconteça de forma segura e com profundidade. 

O hipnoterapeuta não faz milagres, nem usa o sobrenatural para tratar os seus pacientes, mas aplica a metodologia que aprendeu para levar o paciente a seguir a rota mais rápida para chegar ao seu objetivo.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e conheça os nossos cursos! Dê o 1º passo e inicie sua carreira de hipnoterapeuta.