Muitos de nós estão extremamente familiarizados com a cultura de importância da positividade. E após diversos estudos, pesquisas e experimentos, incontáveis cientistas e neurologistas conseguiram provar o papel fundamental que imaginar coisas positivas pode causar em nossa saúde física e até mesmo habilidades comportamentais.

 

Manter o posicionamento positivista em meio à um mundo onde a grande maioria perdeu a esperança é uma ação desafiadora, mas que com certeza vale a pena. E se você ainda é uma das pessoas que acredita que o poder da positividade é apenas para monges e adeptos de meditação, acompanhe este artigo e entenda exatamente o porquê disso NÃO ser verdade.

 

Positividade é a chave para uma vida mais feliz?

 

Um dos grandes motivos de muita gente desmerecer a importância da positividade, é que por vezes ela é colocada como a chave para ter uma vida mais feliz. E apesar dela realmente auxiliar na forma como recebemos as situações diárias, é complicado colocarmos isso como o verdadeiro segredo da felicidade. Isso porque além de felicidade ser um conceito abstrato, afirmar algo tão veemente causa, com razão, dúvida!

 

Seria errado pregarmos que pessoas positivas possuem uma vida completamente feliz, pois a felicidade varia de pessoa para pessoa e pode implicar uma série de conceitos, pessoas e situações diferentes para cada um de nós. Portanto, não, a chave da felicidade não é a positividade, e você não deve passar esse tipo de conceito a seus mentorados, mas sim que ela é um posicionamento fundamental para levar a vida de uma forma muito mais leve e sem estresse.

 

Se durante o processo de coaching for perceptível que você ou seu coachee possuem tendências de estresse constante, desgaste físico e mental e até mesmo pouco resultado no alcance de metas, é importante começar a praticar de forma correta o conceito de positividade.

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Qual o papel da positividade em nossa mente?

 

Não é simplesmente manter o sorriso no rosto em situações caóticas ou sempre ver o “copo meio cheio”, a importância da positividade vai muito além desse tipo de posicionamento. Ela possui um papel importante na forma como nosso cérebro desenvolve a cognição e que mais tarde transforma-se em habilidades motoras e não-motoras, como o funcionamento automático das células em nosso organismo.

 

Funciona mais ou menos assim, antes de realizar qualquer ação, você precisa imaginá-la sendo realizada. Por mais que seja por um milésimo de segundo, toda ação é processada pelo cérebro antes de ser desempenhada. Quando a imaginação e o desenvolvimento da ação – ainda antes de ser desempenhada – é voltada ao positivismo, estudos mostram que as chances de ser realizada com maior assertividade aumenta em grandes porcentagens.

 

Ao entender o poder de trazer um conceito abstrato, e que normalmente é desempenhado pelo inconsciente, ao consciente, você consegue utilizá-lo a seu favor em meio às situações cotidianas. Imagine o poder de trazer à mente palavras como “eu consigo fazer ___” ou “eu posso ser mais ____”. Ou indo mais além, imagine o poder de transformar o positivismo em um hábito! As possibilidades são imensas e o resultado é comumente satisfatório, resultando em uma vida mais plena, tranquila e com muito mais resultados!  


Não é possível alcançar tudo sozinho

Trazer todos estes conceitos ao seu processo de coaching não é simples no início. É importante entender que antes de seu coachee receber tais informações para colocá-las em prática, ele precisa presenciar resultados relevantes em seu exemplo! Um coach positivo, além de colher os resultados dessa boa prática, consegue mostrar em ação o poder de se manter aberto ao lado otimista da vida aos seus mentorados.

 

Sabendo disso, o investimento em crescimento pessoal e profissional se faz necessário, afinal, se você não se especializou em um curso que ensine como funcionam as práticas responsáveis pela transformação da mente inconsciente de seus coachees, é provável que você jamais alcance resultados tão relevantes. Assim como resultados pessoais!

 

Entenda como você pode dominar sua mente inconsciente e desenvolver hábitos positivos em sua vida pessoal e profissional, resultando consequentemente na conquista de resultados de seus coachees: http://www.actinstitute.org/curso-hipnose-ericksoniana/index.php

 

Grande abraço e até a próxima!
Equipe Act Institute