Hoje vamos falar do 4º princípio da Hipnose Ericksoniana, nele o tempo não tem significado, a cada momento há um novo relacionamento sendo criado. 

Cada paciente é único, é responsabilidade do bom profissional saber quais as melhores opções para apresentar ao seu paciente. Dentro do tratamento existem etapas, porém não são objetivas, não há tempo, prazo para que aconteçam. Cada indivíduo é único e cada processo terá uma forma de caminhar e evoluir.

A cura é um processo relacional onde a pessoa adquire facilidade de construir respostas significativas para suas necessidades, na medida em que constrói um vínculo terapêutico de segurança, de aceitação e total liberdade para ser o seu mais autêntico e verdadeiro ser.

A Hipnose Ericksoniana defende a importância do terapeuta aprender a realizar uma conexão profunda no mundo interno do paciente. Dizemos que o processo terapêutico é único, pois ele se adapta às necessidades internas do indivíduo, seguindo um ritmo e uma forma específica respeitando a sua singularidade.

Nesse sentido o método é adaptado à personalidade dos indivíduos, respeitando as reações individuais nas situações de transe hipnótico. A técnica considera o paciente como principal responsável por reverter seus próprios conflitos internos. O papel do hipnoterapeuta, portanto, é apenas orientá-lo nessa autoavaliação, respeitando seus limites e tempo.

Como funciona

O hipnoterapeuta ericksoniano se aprofunda na linguagem de cada paciente e sintoniza com ela para acessar o seu inconsciente. Como respeita os valores, crenças e padrões individuais, consegue atuar sem causar possíveis resistências que impeçam uma avaliação aprofundada. 

Essa técnica permite que o próprio sujeito entre em estado de atenção voltado para si mesmo, obtendo o autoconhecimento necessário na busca pelas respostas que solucionem seus conflitos. 

Por meio das próprias vivências individuais, é possível elaborar estratégias de orientação exclusivas, porque são especificamente voltadas para aquele sujeito. Dessa forma, a hipnose Ericksoniana é eficaz no tratamento de problemas diversos, como ansiedade, medos, angústias, depressão, entre outros.

Quer saber qual é o 3º princípio? Clique aqui.