ACT Institute | O ACT Institute Brasil é o Maior Instituto de Hipnose do mercado e referência internacional em Hipnose Ericksoniana. Dr Stephen Paul Adler, PhD, seu presidente-fundador, é discípulo de Milton Erickson, sendo o único trainer habilitado por ele em toda a América Latina.

Hipnose para concursos: como essa estratégia pode te ajudar?

Passar em um concurso público é o desejo de milhares de pessoas, afinal, trata-se da garantia de maior estabilidade no emprego. E para alguns, é a realização de uma meta profissional. Por isso, as provas costumam ser muito concorridas.

E para os concurseiros são meses de preparação que geram grande ansiedade, cansaço e estresse, que podem interferi nos estudos e também no desempenho. Mas existe uma estratégia que nem todos aplicam, mas que pode ajudar e muito: a hipnose para concursos.

Com essa técnica é possível ter um melhor desempenho durante o seu preparo para as provas, mantendo sua rotina equilibrada, e ainda alcançar ótimos resultados. Continue lendo este artigo e entenda como a hipnose pode lhe ajudar a passar em concursos públicos.

O que é a hipnose e como ela funciona?

A hipnose é uma técnica que possibilita manter a atenção concentrada, mudar hábitos, comportamentos e pensamentos. Por meio dela é possível acessar a mente inconsciente e descobrir em si mesmo habilidades e potenciais que estão escondidos ou adormecidos.

A hipnose ajuda as pessoas a conhecerem a si mesmas, seus pontos fortes e fracos, bem como suas dores, sentimentos e pensamentos. Quem se submete a essa técnica consegue descobrir em si aquilo que pode lhe ajudar a atingir seus objetivos, ao mesmo tempo em que reconhece o que poderia atrapalhá-lo, e possibilita o autocontrole e superação.

Por meio dela é possível enxergar própria realidade de uma forma diferente, mudar certos hábitos e comportamentos a partir da mente. Isso de modo que ela perceba o que precisa fazer para atingir as metas que traçou.

Uma pessoa que não consegue manter sua concentração, por exemplo, pode descobrir com a ajuda da hipnose o que faz com que ela perca o seu foco, quais fatores estão atuando como sabotadores, e assim, passa a ter um melhor desempenho, porque sabe como agir e lidar consigo mesma.

A hipnose, então, promove mudanças profundas, e permite que uma pessoa conheça melhor a si mesma. Por isso, é uma excelente estratégia utilizar a hipnose para concurso, afinal, durante o processo de preparo e no dia das provas, é preciso ter total concentração, controlar o nervosismo e acessar todo o conhecimento adquirido ao longo dos meses.

Quem pode aplicá-la e quem pode fazê-la?

A hipnose para concursos trata-se de uma técnica séria, cientificamente comprovada, estudada e aprimorada por diversos profissionais, como Milton Erickson , que desenvolveu e hipnose Ericksoniana, hoje muito utilizada como terapia e no meio corporativo.

Por se tratar de uma vertente da ciência, é fundamental que quem vai aplicar a técnica seja um hipnoterapeuta que possui formação e certificações na área. Geralmente os profissionais que costumam aplicar as técnicas de hipnose são médicos, psicólogos, terapeutas, psicanalistas e coachs.

Entretanto, qualquer pessoa pode fazer um curso de hipnose e tornar-se apta para aplicar a técnica, então, se você for se submeter a essa técnica, o que deve se informar é sobre o preparo específico do profissional em hipnose, para certificar-se de que ele possui conhecimentos e habilidades para lhe ajudar nesse processo.

Essa técnica não possui contraindicações, por isso, qualquer pessoa pode passar por sessões. Ela não traz efeitos colaterais e não envolve medicações, então, não oferece nenhum tipo de risco, e sendo assim, é totalmente segura.

Quais são as vantagens da hipnose para concursos?

Como você viu, a hipnose pode ser uma excelente estratégia para concursos, porque ela favorece o autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades importantes para os concurseiros.

Mas para que você entenda melhor como essa técnica pode ajudar, confira a seguir 6 vantagens da hipnose para concursos.

1. Melhora da concentração

Manter o foco nos estudos depois de um dia intenso de trabalho pode ser realmente muito difícil. A complexidade das matérias a serem estudadas também pode fazer a mente distrair-se em pensamentos mais agradáveis.

A hipnose ajuda a manter a concentração porque possibilita que a pessoa identifique aquilo que a faz perder o foco, e ainda a faz descobrir como controlar sua própria mente. Assim, ela consegue focar no que está fazendo para depois pensar em outras coisas.

2. Favorecimento do raciocínio

O raciocínio também é estimulado e aprimorado pela hipnose, que faz com que a pessoa enxergue os problemas sob um novo prisma e encontre caminhos alternativos para chegar a soluções ideais.

Isso se aplica também no aprendizado, e as conexões neurais são favorecidas pelos estímulos que a mente recebe, o que permite acessar as memórias e conhecimentos guardados de modo que contribuam para o bom desempenho.

3. Maior capacidade de organização

Manter a organização da rotina e das matérias a serem estudadas também é uma dificuldade para concurseiros, mas a hipnose para concursos ajuda nesse processo também. Com a mudança de hábitos e comportamentos é possível para a pessoa organizar-se melhor.

Ela conseguirá manter sua disciplina e foco para cumprir cada tarefa a seu tempo, mantendo tudo em dia para não deixar que as obrigações rotineiras e com os estudos se acumulem.

4. Combate ao estresse

A hipnose também ajuda a controlar os quadros de estresse, possibilitando que a mente relaxe e descanse para aliviar as tensões. Além de trazer uma sensação de bem-estar, como a pessoa descobre a melhor maneira de agir e como traçar estratégias inteligentes, isso também ajuda a reduzir o cansaço mental que leva ao estresse.

5. Controle da ansiedade

O desejo de passar em um concurso público pode acabar se tornando uma obrigação que a pessoa se impõe, e isso faz com que ela se sinta pressionada por se autocobrar um bom desempenho. O resultado é que a ansiedade se manifesta.

Além disso, o medo de não conseguir aprender tudo o que precisa, de “dar branco” na hora da prova, entre outros imprevistos, pode interferir no desempenho também. Mas a hipnose para concursos ajuda a controlar a ansiedade e o nervosismo, tão comuns ente concurseiros.

Ela possibilita trabalhar a confiança e a segurança, fatores importantes para que a pessoa tenha pensamentos positivos, acredite em si mesma e em seu potencial. Com isso ela se vê capaz e sabe que poderá fazer o seu melhor.

6. Superação de problemas de aprendizado

Algumas dificuldades de aprendizado podem se manifestar em todas as pessoas, e a sensação de que algo “não entra na cabeça” é frustrante e leva ao desânimo e baixa autoestima. Mas a hipnose possibilita à pessoa enxergar em si o que está interferindo em seu aprendizado.

Ela terá uma visão diferenciada, e sob um novo prisma, de si mesma e sua forma de raciocinar, então poderá criar um novo método para que aquilo que ele tem mais dificuldade possa ser aprendido de uma maneira mais tranquila e natural.

Por todos esses motivos é que a hipnose para concursos é uma estratégia inteligente e eficaz para quem deseja ter um bom desempenho. Ela pode ajudar em todos os processos, fazendo com que essa fase transcorra naturalmente e com total aproveitamento, sem que para isso o concurseiro vire noites em claro.

Assim como a hipnose pode ajudar a passar em um concurso público cela é eficaz em muitos outros aspectos. Assine nossa newsletter para receber conteúdo em primeira mão e continue aprendendo sobre essa técnica fabulosa.