É com frequência que falamos a respeito de como a Hipnose Ericksoniana pode ser utilizada no mundo corporativo e é com frequência, também, que recebemos muitos comentários que pedem para explorarmos mais este assunto. Por isso, a modo de iniciarmos esta conversa, vamos relembrar algumas informações importantes sobre a mente inconsciente.

Há estudos científicos que comprovam que a mente inconsciente é responsável por 95% de nossas mudanças comportamentais duradouras. Ou seja, para quaisquer transformações de padrão ou para o sucesso de quaisquer objetivos traçados, faz-se necessário que a mente inconsciente se comprometa com o ideal a alcançar.

Lembre-se, também, que a mente inconsciente é não-linear por natureza. Enquanto a mente CONSCIENTE enxerga racionalmente um único trajeto entre A e B, a mente INCONSCIENTE traça inúmeros caminhos para realizar a mesma tarefa.

Ok, chegamos a um ponto que você deve estar com uma simples dúvida: por que a mente inconsciente é importante para o mundo corporativo? E por que estes dois dados são de grande valia para a vida profissional?

Imagine-se numa reunião com superiores, ou numa negociação ou numa conversa com um cliente estressado. Nestes casos, as chances de seu público não estar receptivo as suas sugestões são muito grandes, assim como é grande a probabilidade de falha no envio da mensagem desejada.

É comum que nestas situações a mente consciente seja a porta de entrada para qualquer interação com seu ouvinte e o seu sucesso dependerá do quanto ela captará de informação. Afinal, se ela não conseguir compreender a lógica e racionalidade daquilo que você transmite, nada do que falar será aceito. Você pode apresentar uma ideia perfeita e a explicação dela ser 10 vezes melhor, mesmo assim, o fracasso será quase certo.

O cenário para estas mesmas situações pode ser diferente quando se conversa com o nível mais profundo da mente. Aquela mesma informação que não tinha lógica alguma para a mente consciente de seus ouvintes, pode fazer todo o sentido para a mente inconsciente deles. Para esta, pode ser fácil encontrar a importância do dito, justamente por conta de sua não-linearidade.

Lembra-se que falamos anteriormente sobre o poder de mudança da mente inconsciente? É no momento de aceitação que a mente inconsciente de cada um trabalhará para conquistar aquilo que foi proposto, pois ela conseguiu identificar algo bom e positivo para si naquilo que foi dito.

Vale ressaltar que a mente inconsciente trabalha a favor do bem-estar de si e do corpo que rege. Qualquer sugestão diferente disso, ela automaticamente excluirá a informação e se fechará a quem sugeriu.

Você, provavelmente, já saiba destas informações, mas a questão é que o restante do texto possui outras informações que interessarão e poderão fazer a diferença na sua rotina profissional. Por isso, vamos continuar?

Notou algo diferente no parágrafo anterior? A Hipnose Ericksoniana foi utilizada sutilmente em você, sem ferir suas crenças pessoais ou sua integridade. Ao afirmar seu conhecimento sobre as informações tratadas até o momento, indicamos uma tarefa a sua mente CONSCIENTE (achar onde você leu a respeito do assunto), enquanto oferecemos um comando indireto a sua mente INCONSCIENTE (continue a leitura para conhecer mais pontos importantes sobre o tema).

Uma comunicação efetiva vai além de palavras. Ela trabalha com os diversos níveis de compreensão. Por isso, tenha sempre em vista que a mente inconsciente de seu público é o campo a ser trabalhado e a Hipnose Ericksoniana é a ferramenta certa e necessária para este serviço. Ao criar a técnica, Milton H. Erickson compreendia a força deste nível da mente e tinha em si que o trabalho e respeito para com ela era o melhor caminho para a conquista de objetivos e a mudança desejada em qualquer sentido.

A mente inconsciente pode até funcionar de maneiras que não conseguimos entender, porém seus resultados são tão palpáveis quanto os do plano mais lógico e racional que você traçará.