A inteligência emocional possibilita que o ser humano aprenda a lidar com as próprias emoções e usufruí-las em benefício próprio. Aprendendo, também, a compreender os sentimentos e comportamentos do outro.

Sua essência se dá quando conseguimos conciliar o lado emocional e racional do cérebro, neutralizando as emoções negativas, as quais produzem comportamentos destrutivos e, então, potencializa as emoções positivas para gerar os resultados desejados.

Goleman (um dos expoentes da inteligência emocional) diz que inteligência emocional nos auxilia, não a neutralizar, mas a habilidades internas que nos permitem desenvolver uma relação mais produtiva com as emoções (não negativas) mas de desempoderamento que, por não termos essas habilidades desenvolvidas, nos fazem realizar escolhas, através de comportamentos destrutivos, assim como essas habilidades nos auxiliam a reconhecer, compreender e  utilizar o potencial das emoções que nos empoderam.

A importância da inteligência emocional está na habilidade de reconhecer e administrar os elementos do mundo interior. Essa habilidade desenvolve o equilíbrio na relação consigo mesmo, o que significa que quando acessamos nosso mundo interior, não podemos virar as costas para esses elementos, nem nos afogar neles.

Pela mente consciente ser responsável por 98% por cento por todas os nossos pensamentos, emoções e comportamento, a aprendizagem de diálogo entre a “mente consciente e a mente inconsciente” promove maior condições de compreensão e administração de nossos elementos internos.

A Hipnose Ericksoniana gera possibilidades de aprendizados e reconhecimentos dos elementos do mundo interno, como também a desenvolver habilidades de acessá-los, dentro do que chamamos como zona de segurança. 

Outra contribuição que a Hipnose Ericksoniana traz para o equilíbrio e paz interior é o estreitamento da relação com aquilo que chamamos de resposta do inconsciente, conhecida também como sabedoria interior da mente inconsciente. Essa relação ajuda o paciente a estar cada vez mais alinhado com consigo mesmo, promovendo o desenvolvimento da autenticidade, reconhecendo suas necessidades, compreendendo qual é o caminho mais viável para que ele seja capaz de ir ao encontro de ser tudo aquilo que deseja ser. 

Toda essa conexão com a sua verdade interior, gera no paciente um estado de conforto, tranquilidade e realização, contribuindo muito para o sentimento de estar em paz consigo mesmo. 

A Hipnose Ericksoniana é eficaz na busca pela paz interior. Para entender melhor todos os benefícios que a Hipnose Ericksoniana pode te proporcionar, baixe nosso e-book clicando aqui.