A hipnose ericksoniana é um estado único de funcionamento mental em que a pessoa, quando está em transe, tem o campo de atenção estreito e intensificado à medida que ela se conecta à mente inconsciente e se distancia da mente consciente ou intelectual. Aproximadamente 95% de todas as mudanças comportamentais começam em sua mente inconsciente. As mentes inconscientes detêm o poder essencial para a mudança!

 

Hipnose Ericksoniana e a mente inconsciente

Milton H. Erickson desenvolveu uma linguagem que permite um diálogo diretamente com a mente inconsciente. E uma mente inconsciente mais informada pode apoiar e moldar melhor o comportamento e as transformações.

 

O atleta, por exemplo, é treinado para concentrar sua concentração de tal forma que não seja distraído por pensamentos negativos. Pelo contrário, apenas pensamentos e imagens positivas ocorrerão. Tanto o desempenho do atleta quanto o da equipe irão melhorar.

 

Hipnose e esporte

Pesquisas usando ressonância magnética funcional durante a hipnose descobriram que o cérebro realmente processa as informações de maneira diferente e usa capacidades que não estão disponíveis durante estados conscientes que podem melhorar muito o desempenho atlético. Dessa forma, a hipnose ericksoniana permite que o cérebro bloqueie qualquer entrada que não esteja diretamente relacionada à execução da tarefa em questão.

 

Um estudo com atletas de elite realizado em 2005 descobriu que os pensamentos e sentimentos associados a estar na Zona aumentam durante a hipnose e eles simplesmente jogam melhor. Um número de competidores de elite, incluindo Tiger Woods e Nick Dougherty (golfe), Andy Cole, Jerzy Dudek e Nathan Redmond (futebol) e Ben Cohen (união de rugby) relataram com sucesso o uso da hipnose para ajudar na preparação e no desempenho esportivo.



Na década de 1980, a pesquisa sobre Hipnose Esportiva com atletas mostrou consistentemente que é útil para aumentar a força e a resistência. Estudos mais recentes mostraram evidências claras de que a Hipnose Esportiva melhorou o desempenho atlético em uma ampla gama de esportes, incluindo beisebol, golfe, ciclismo, críquete e basquete. A lista de estudos mostrando que a Hipnose Esportiva é útil para melhorar o desempenho continua a crescer com a disponibilidade de tecnologia mais avançada para observar o funcionamento do cérebro em atletas durante o uso da hipnose.

 

Para entender mais sobre o pensamento de Erickson e a aplicação na hipnose, clique aqui e baixe gratuitamente o e-book “A Hipnose Ericksoniana – O Poder da Comunicação com o Inconsciente˜.

Grande abraço,

 

Dr. Stephen Paul Adler