O autoconhecimento se faz com qualquer prática que promova um mergulho no próprio universo interior. Esse mergulho vai ser feito com o objetivo de realizar um processo de autocompreensão e posteriormente de autotransformação do indivíduo. 

A autocompreensão é importantíssima porque leva o ser humano a ter mais clareza de suas necessidades, do ritmo do seu processo para se desenvolver,  aprender e sobre qual é a melhor direção para conseguir gerar a resolução de conflitos e desenvolvimento de novas habilidades. 

Já o processo da autotransformação se faz a partir do momento em que munido dessa autocompreensão, sobre o funcionamento interno, a pessoa utilize essas informações objetivando trabalhar os conflitos internos e como consequência ter clareza do que, como e quando trabalhar. 

Na medida em que a pessoa vai se tornando consciente da sua capacidade de se curar e aprender, ela efetiva esse movimento interno para fazer a resolução dos conflitos e integrar esses elementos que foram trabalhados com maior qualidade promovendo o desenvolvimento de novas habilidades internas. 

Dentro da Hipnose Ericksoniana esse processo é feito por meio dos estados de transe, onde o paciente emergindo no seu mundo interior, constrói uma melhor compreensão do seu funcionamento interno, da dinâmica das próprias emoções, do desempenho de crenças limitantes e dos recursos que ele vai angariando na relação consigo mesmo.   

A prática de internalização que a Hipnose Ericksoniana promove um aprofundamento da observação do cliente com seu mundo interior, permitindo que primeira fase do autocompreensão seja efetuada com bastante sucesso, por permitir uma profunda clareza a respeito do próprio funcionamento interior.

Como as sugestões indiretas promovem a resposta do inconsciente e a mesma disponibiliza recursos, informações emocionais, percepções mais amplas que auxiliam na resolução de conflitos e no seu desenvolvimento, a experiência de acessar a resposta da mente inconsciente agiliza para o segundo passo do processo de autoconhecimento que é a autotransformação. 

Viu como a Hipnose Ericksoniana pode ajudar no seu processo de autoconhecimento? Para entender melhor todos os benefícios que a Hipnose Ericksoniana por de proporcionar, baixe nosso e-book clicando aqui.