Por acaso você entende a diferença entre carreira e emprego? Vemos profissionais bem capacitados procurando emprego diariamente. Eles mandam currículos por e-mail, vão até a empresa ou, no caso dos psicólogos, procuram por clínicas. Mas preciso te dizer que isso não significa construir uma carreira.  Apesar do emprego fazer parte do processo, a gestão de carreira para psicólogos é muito mais abrangente e consegue levar bem mais longe. Afinal, cuidar da sua carreira exige cuidados especiais. Só quem consegue fazer isso de forma estratégica, consegue bons resultados.

Quer entender o que são esses passos para a construção de uma gestão de carreira em psicologia e como eles podem mudar sua vida profissional? Continue lendo este artigo! 

1. Foque na sua formação profissional

É normal que, ao terminar a graduação, que você se sinta pronto para conquistar o mundo profissional. Admita, sem medo, que você um dia pensou assim. Para um recém-formado, a graduação é o marco inicial de uma carreira, mas é preciso fazer muito mais para se sentir realizado. 

Em primeiro lugar, conhecimento nunca ocupa espaço demais e é o primeiro passo para a gestão de carreira para psicólogos. Mesmo depois de terminar o curso de psicologia é necessário continuar investindo em capacitações e especializações, seja por meio de técnicas novas ou de métodos complementares para sua prática. 

Quanto mais conhecimento um profissional adquirir, melhor preparado estará para atender os seus pacientes. Além disso, ele consegue oferecer diferenciais do restante do mercado, atraindo e fidelizando clientes, acostumados a ter acesso só aos serviços mais básicos. 

Outra vantagem de continuar sua formação é a especialização. Sabemos que existem diversas áreas opções como psicologia educacional, psicologia esportiva e psicologia hospitalar. Um profissional especializado em nichos específicos do mercado possui mais valor e consegue se destacar da concorrência. 

2. Invista em sua imagem pessoal 

A maior vitrine do seu trabalho é você mesmo. Quanto melhor for sua imagem pessoal, mais positiva será a impressão que passará para seus pacientes. Um bom profissional quer mostrar para o seu público que ele é capacitado e dedicado ao seu trabalho sem precisar explicar tudo isso. A aparência importa, mas não é o único fator que interfere na imagem. 

Um problema bastante frequente na construção de uma gestão de carreira para psicólogos é o uso das redes sociais. Elas servem para captar pacientes e fazer divulgação, mas também pode destruir a imagem de um profissional. Com seu imenso alcance, qualquer deslize pode se tornar um desastre. Por isso é importante utilizá-las para construir sua reputação como psicólogo, sem divulgar sua vida pessoal ou divulgá-la de maneira moderada. 

3. Acompanhe eventos da área de psicologia 

Está acontecendo um workshop relacionado a psicologia em uma cidade próxima? Não perca tempo, participe! Esses eventos são muito importantes para uma boa gestão de carreira para psicólogos. Além disso, servem como atualização profissional e networking. Se possível, tire algumas fotos e poste nas redes, é ótimo mostrar para seus pacientes seu empenho em aprender mais. 

Você também pode acompanhar todas as novidades da psicologia online. Existem diversos sites e páginas dedicados à notícias e estudos da área. Alguns exemplos são o site do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). 

4. Crie uma rede de networking com outros psicólogos

Networking é entrar em contato e criar relações profissionais com pessoas da mesma área. É comum psicólogos se isolarem em seus consultórios, mas isso não é positivo para a carreira. Por isso, sempre que possível, estabeleça contatos e esteja aberto para conhecer outras pessoas da sua área de atuação. 

Sem contar que conversar com outros profissionais é mais uma oportunidade de aprendizado. Trocas de experiências e conhecimentos acontecem o tempo todo ao interagir com outros psicólogos. Sem contar que esses eventos são perfeitos para divulgar seus serviços e diferenciais. 

5. Faça um plano de gestão de carreira para psicólogos

Além de investir de diversas maneiras na sua profissão é preciso realizar um plano de gestão de carreira para psicólogos. Ter um planejamento ajuda a não se perder nas suas tentativas de melhora e também a ter um feedback periódico sobre sua evolução. Um bom plano de carreira é objetivo e define exatamente quando, como e aonde o profissional deseja chegar. 

Para te ajudar ainda mais, vamos passar um método simples para preparar seu plano de carreira. Basta seguir o passo a passo a abaixo: 

Como fazer um plano de gestão de carreira para psicólogos? 

Comece definindo um objetivo. Mas lembre-se de que não deve ser algo muito abrangente. Seja específico. Outra dica valiosa é estabelecer metas possíveis de alcançar no tempo estabelecido por você. Por exemplo, você pode definir metas de como “ter sua própria clínica” ou “se especializar em alguma área nova”. 

Faça um checklist das suas especialidades

Depois de determinar seu objetivo, enumere tudo aquilo que já possui. Podem ser cursos de formação, investimentos ou até mesmo uma ideia inovadora. A intenção é que essa lista aumente conforme você chega mais perto do seu objetivo profissional. 

Crie uma lista do que você precisa fazer

Em seguida, enumere o que você precisa desenvolver para atingir sua meta. Inclua nessa lista habilidades técnicas, comportamentos e outros fatores que influenciarão no seu plano de carreira. Terminada essa fase, estabeleça prazos. Eles são importantes para manter o foco e o ideal é que os mesmos não sejam alterados durante o processo. 

Defina prazos

Os prazos podem ser divididos de 6 em 6 meses. Faça uma lista com o que você já deve ter completado ou adquirido nos primeiros 6 meses. Em seguida, anote o que deve ser feito entre os primeiros 6 e 12 meses e assim por diante. Pode ser que essa lista se altere durante o processo, mas isso é normal.   

Ainda assim, um planejamento de carreira não se limita apenas a isso. É necessário não perder o foco e colocar as ideias em ação. Além disso, o plano deve ser revisado e atualizado a cada seis meses. Desse modo, é possível determinar o que foi realizado, o que não foi e estabelecer novas metas.  

Avalie o seu plano de gestão de carreira para psicólogos 

Ao encerrar o prazo do plano, é preciso avaliar todas as metas estabelecidas, quais foram atingidas e quais não foram. Além disso, é preciso determinar como e quando as metas foram alcançadas. Caso o plano ainda não tenha sido finalizado, esses dados ajudarão em um novo planejamento de metas. 

Por que psicólogos precisam focar na gestão das suas carreiras? 

Qual é o primeiro passo para uma viagem segura e confortável? Saber aonde queremos chegar e qual é o melhor caminho. É exatamente isso que o profissional faz ao gerir sua carreira. Se ele sabe aonde quer chegar, fica mais fácil traçar o caminho para o sucesso. Isso é válido para qualquer profissão, seja na psicologia ou não. 

Gostou do nosso artigo sobre gestão de carreira para psicólogos? Quer estruturar o seu escritório de psicologia e não sabe por onde começar? Recomendamos a leitura do artigo “Descubra como montar o seu escritório de psicologia em 6 passos“. Esperamos que aproveite as nossas dicas!