Um medo paralisante que pode comprometer a vida social e profissional – assim é a fobia de avião ou aerofobia, que impede as pessoas de fazer viagens aéreas e, portanto, precisa de tratamento.

Mas como tratar? Abaixo, explicamos o que caracteriza a aerofobia e quais métodos de tratamento, com destaque para a Hipnose Ericksoniana. Acompanhe:

O que é fobia de avião?

A fobia é um medo irracional. Pessoas que sofrem de aerofobia podem ficar em pânico só de entrarem em um aeroporto.

São comuns sintomas como ansiedade, sudorese excessiva, náuseas, dificuldade para respirar, tremores, aumento do ritmo cardíaco, irritação, tontura, dentre outras manifestações físicas e emocionais.

Imagine como esse problema pode atrapalhar uma viagem de férias em família ou com amigos! Ou ainda a rotina do trabalho, que pode exigir uma viagem de avião para realizar um negócio ou um treinamento.

Como se vê, é necessário que a pessoa procure ajuda para entender de uma vez de onde vem esse medo.

Como tratar a aerofobia?

O medo de avião não é algo simples que possa ser tratado somente com calmantes. É algo persistente e, por isso, torna-se necessária a ajuda de um especialista, como um psiquiatra, psicólogo ou um hipnoterapeuta.

Sabemos que cada paciente é único e tem reações de intensidades diferentes para o medo de viajar de avião. Por isso, em determinadas situações, o melhor é a intervenção com medicamentos.

Porém, é essencial entender como a fobia “se instalou” no inconsciente da pessoa. Para isso, há tratamentos breves, sem o uso de remédios e que trazem qualidade de vida ao paciente, libertando-o desse sofrimento.

Veja abaixo os tratamentos para a fobia de avião:

Terapia cognitivo-comportamental

É um tratamento psicológico que pode ser realizado em sessões individuais ou em grupo. O objetivo é fazer o paciente entender as emoções, pensamentos e sentimentos que o levam a ter a fobia para que ele consiga mudar esse comportamento em relação a andar de avião.

Na terapia cognitivo-comportamental (TCC), o paciente vai refletir sobre suas experiências para entender a real causa do medo irracional de fazer viagens aéreas.

O terapeuta vai avaliar o paciente e verificar se a aerofobia não é decorrente de outra fobia, como a claustrofobia (medo de ficar em lugares fechados) ou acrofobia (medo de altura). É preciso saber se há outros problemas associados ao medo do avião que também precisam ser tratados.

Dessensibilização

A dessensibilização pode completar a terapia cognitivo-comportamental e é um método que coloca o paciente frente ao problema a ser enfrentado, tudo de forma controlada e supervisionada.

No caso do medo de avião, por exemplo, o paciente pode começar a frequentar o aeroporto, observar os passageiros chegando e saindo, aviões decolando, dentre outras situações. A dessensibilização é acompanhada pelo terapeuta.

O método pode ser feito em um voo simulado: a pessoa entra no avião, senta na poltrona e sente toda a movimentação comum da aeronave. É uma forma de ele enfrentar sua fobia, porém de maneira mais confortável e segura.

Com a dessensibilização, a pessoa vai aprendendo a lidar com suas reações, conseguindo superar, pouco a pouco, a fobia.

Hipnose Ericksoniana

Um tratamento eficaz para fobias que possui embasamento científico é a Hipnose Ericksoniana. Por meio dela, o paciente volta a atenção a si mesmo e consegue acessar os sentimentos, memórias e informações guardadas em seu inconsciente. A partir disso, está apto a descobrir “a raiz” desse medo de andar de avião.

Para a Hipnose Ericksoniana, o próprio paciente possui todos os recursos para a solução de seus traumas, fobias ou outros conflitos internos. O papel do hipnoterapeuta é, portanto, ser o intermediário entre o paciente e seu inconsciente.

O diferencial desse tratamento é que ele trata cada paciente de forma personalizada. Por isso, o hipnoterapeuta vai considerar as crenças, valores e até a linguagem do paciente para conduzir a hipnose, criando uma comunicação acessível ao inconsciente, seja com uma conversa ou até contando histórias. Com isso, o paciente fica calmo e bastante receptivo à hipnose.

A vantagem dessa forma de tratamento para pessoas que têm medo de avião é que é uma terapia breve, sem contraindicações e de efeitos duradouros e até definitivos. Isso porque a Hipnose Ericksoniana guia o paciente para que ele faça uma verdadeira varredura nas recordações negativas que ficam guardadas no cérebro que, em muitos casos, são a causa para traumas e fobias.

O paciente não cria uma relação de dependência com o terapeuta e não precisa fazer uso de medicamentos para se livrar da fobia. O resultado: ele consegue se libertar de um sofrimento, passa a se autoconhecer e a viver melhor.

Entretanto, é importante que a Hipnose Ericksoniana seja conduzida por terapeutas credenciados nesse método. 

Como amenizar a tensão de voar de avião?

Acompanhe, abaixo, algumas dicas práticas para quem está tratando o medo de andar de avião:

  • separe uma pasta somente para documentos de viagem para ficar fácil de pegar quando solicitados no aeroporto;
  • no dia anterior à viagem, tenha um dia calmo, sem muitos compromissos. Procure relaxar para que consiga ter uma boa noite de sono;
  • chegue com antecedência ao aeroporto para evitar contratempos com o voo;
  • evite tomar café, álcool ou outras bebidas estimulantes antes do voo. Dê preferência a bebidas que acalmam como suco de maracujá, chá de camomila ou melissa;
  • leve um livro, revista ou faça palavra cruzada para se distrair no avião;
  • esclareça todas as suas dúvidas com os comissários de bordo e informe sobre o seu medo de andar de avião;
  • escolha uma poltrona no corredor, assim você não fica nervoso ao olhar para a janela;
  • viaje com roupas e sapatos confortáveis.

É possível tratar a fobia de avião! As terapias, especialmente a Hipnose Ericksoniana, vão trazer à tona a causa do problema. Dessa forma, libertam o paciente do sofrimento e permitem que ele tenha uma vida normal, podendo viajar de avião tranquilamente a negócios ou de férias com a família.

Se você gostou deste post e quer saber mais sobre a Hipnose Ericksoniana, assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail outros conteúdos em primeira mão!