Muitas vezes, a primeira ideia que nos vem à cabeça ao pensar no crescimento de nossa clínica é a atração de novos pacientes. Mas quantos realmente retornam porque gostaram do seu trabalho? Uma estratégia importante que deve fazer parte de seu plano de carreira é a fidelização de pacientes.

O mercado está repleto de psicólogos, por isso é necessário oferecer algo diferente para que as pessoas façam questão de serem atendidas por você. Qual experiência você proporciona a elas desde a entrada em seu consultório? Já pensou nisso?

Neste artigo, vamos apresentar técnicas para fidelização de pacientes, que vão desde a pontualidade no atendimento até o uso dos recursos digitais para a comunicação eficiente. Acompanhe!

Ofereça um ambiente confortável

Como é a decoração da sua sala de espera? E do seu consultório? É preciso que sejam ambientes organizados, limpos e com cores suaves e agradáveis. Essa impressão é a que ficará, por isso invista no espaço, realizando reparos periodicamente.

Pense sempre no paciente: disponha de sofás, poltronas, cadeiras confortáveis e ar-condicionado. Deixe à disposição água, café, chá e balas, revistas novas de temas diversos e uma rede wi-fi, já que hoje as pessoas não vivem sem o smartphone.

Se possível, organize um cantinho para crianças com páginas para colorir e lápis de cor.

Para completar, coloque uma música de fundo suave no ambiente. Tudo isso faz diferença: traz um ar de tranquilidade e agrada aos pacientes e seus acompanhantes.

Facilidades

Se a sua clínica está localizada em um bairro muito cheio e movimentado, faça convênio com um estacionamento próximo.

Priorize o atendimento de excelência

Quando falamos de atendimento, não é só o modo como a sessão é realizada, e sim todo o processo desde o agendamento por telefone. Por isso, oriente a sua equipe a atender de forma agradável e respeitosa. É preciso ter paciência e calma para responder sobre todas as dúvidas de qualquer pessoa.

Em muitos casos, o indivíduo está fragilizado e não quer ter contato com pessoas indiferentes a ele.

Pontualidade

É importante também ser pontual, por isso reserve um tempo razoável entre seus atendimentos. Assim, você não corre o risco de deixar alguém esperando por muito tempo.

Para não atrasar a primeira consulta, chegue com antecedência ao consultório e deixe tudo organizado. Se ocorrer algum imprevisto, avise rapidamente à secretária, que repassará a informação ao paciente.

Atendimento humanizado

Vá até a sala de espera e chame a pessoa pelo nome; isso já demonstra uma proximidade com ela.

Na consulta, preze sempre pelo atendimento humanizado, ou seja, deixe seu paciente falar, escute-o atentamente, tire todas as suas dúvidas e não tenha pressa para atender ao próximo da agenda.

Estabeleça uma relação de confiança com o paciente, afinal ele vai expor sua vida para alguém que acabou de conhecer.

É importante também estar atualizado para conseguir tirar todas as dúvidas sobre diferentes problemas, por isso leia bastante, participe de eventos e faça cursos. Demonstre que você está sempre se aprimorando para melhorar o seu serviço.

Pós-atendimento

Atenção também ao pós-atendimento: mostre-se disponível para orientar ou mesmo realizar uma nova consulta, caso seja necessário. Pode ser até mesmo via telefone, por exemplo.

Se o paciente demorar a retornar para uma nova consulta, ou faltar sem avisar, faça contato telefônico para saber o que está ocorrendo. Dessa forma, você se mostra presente e preocupado com ele. Tudo isso conta pontos a seu favor.

Pessoas satisfeitas com o atendimento são também uma forma eficaz de propaganda, pois falam sobre sua clínica e de como foram bem atendidas para amigos e familiares a conhecida “propaganda boca a boca”.

Utilize a comunicação digital

Abuse dos recursos digitais na comunicação com seus pacientes. Hoje, é difícil alguém que não esteja conectado o tempo todo. Como fazer isso? Você pode, por exemplo, fazer a confirmação da consulta via WhatsApp, SMS ou e-mail; uma comodidade e tanto para muita gente. Sua clínica pode também disponibilizar o WhatsApp para o agendamento de consultas.

As pessoas estão cada vez mais atarefadas, e disponibilizar esses recursos facilita bastante.

E-mail marketing

Mantenha uma lista atualizada de contatos de seus pacientes e utilize o e-mail para disponibilizar informações sobre saúde, bem-estar e outros assuntos que se relacionam a seu atendimento. Atualmente, há softwares que automatizam esse envio.

Contudo, é preciso utilizar uma linguagem familiar, para que não soe como uma simples propaganda. Hoje, existem formas de personalizar essas mensagens. Para isso, leve em conta a idade, estilo de vida e outros aspectos, para que a comunicação seja realmente direcionada.

Aproveite o e-mail também para enviar felicitações de aniversário. São atitudes simples que demonstram carinho e preocupação com as pessoas.

E caso algum paciente demore muito a procurar atendimento novamente, você pode utilizar essa forma de comunicação digital para saber o que houve e tentar trazê-lo de volta à sua clínica.

Redes sociais

Profissionais de diversas áreas da saúde podem tirar muito proveito das redes sociais. Mantenha uma página atualizada com temas relativos à sua área de atuação e outros conteúdos interessantes (textos ou vídeos), sempre utilizando uma linguagem leve e próxima ao leitor.

Porém, não deixe de gerenciar essa página. Procure responder todas as dúvidas, comentários, elogios e também críticas, sempre de forma cordial.

É uma forma de mostrar a sua qualificação e ser lembrado.

Faça uma gestão eficiente

Sabemos que toda clínica é uma empresa e demanda tempo do profissional de saúde para lidar com toda a burocracia.

Porém, hoje existem vários softwares que ajudam na gestão de seu consultório, facilitando vários processos. Há tecnologias que agilizam o agendamento de consultas, que organizam o prontuário dos pacientes, dentre outras.

Pesquise e veja que você ganhará mais tempo para disponibilizar para o atendimento.

A fidelização de pacientes é uma estratégia importante para o sucesso da sua clínica, ainda mais em tempos de concorrência feroz. Oferecer uma experiência diferenciada, que preze pelo conforto e respeito, um atendimento de primeira e utilizar formas de comunicação digital são técnicas importantes para o seu crescimento profissional.

Agora que você já conhece algumas estratégias de fidelização, saiba também como atrair mais pacientes para sua clínica de psicologia!